Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD pretende reverter encerramento do serviço de consulta aberta do Hospital de Cantanhede

Os deputados do PSD, entre os quais os eleitos por Coimbra, Mónica Quintela, António Maló de Abreu e Paulo Leitão, contestam o encerramento do serviço de consulta aberta do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, unidade que serve uma população de 60 mil habitantes, principalmente residente nas regiões do Baixo Mondego e do Baixo Vouga.

“Concorda o Governo com essa decisão violadora do acordo celebrado entre o Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Centro, I.P., e a autarquia de Cantanhede”, questionam os deputados, numa pergunta à ministra da Saúde.

Os deputados do PSD lembram que os utentes servidos pelo HAJC “foram recentemente surpreendidos com o encerramento da consulta aberta existente no referido hospital, a qual era assegurada há mais de uma década pelos médicos do Centro de Saúde de Cantanhede, nos termos do acordo celebrado pelo Ministério da Saúde (MS), pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, I.P., e pela Câmara Municipal de Cantanhede”.

Para o PSD, a “consternação da população é ainda maior quando se recorda que a consulta aberta foi instituída por um Governo do Partido Socialista, em 2007, como contrapartida pelo encerramento do então serviço de urgência do HAJC, e que esse executivo se comprometera com a existência e manutenção de uma resposta minimamente satisfatória para atendimento das situações de enfermidade urgentes e emergentes, o que manifestamente deixou de suceder naquela unidade hospitalar do SNS”.

Os deputados consideram inaceitável pretender-se fazer crer que o serviço “continua a funcionar no Centro de Saúde quando, na verdade, como bem o denunciou a autarquia de Cantanhede, só há atendimento por marcação aos fins de semana e feriados, das 10h00 às 18h00, em qualquer caso, sem os serviços de análises clínicas e de eletrocardiografia, absolutamente indispensáveis para o diagnóstico em situações agudas”.

O PSD pretende, assim, reverter o encerramento do serviço de consulta aberta no HAJC, assim como valorizar as condições de prestação de cuidados de saúde naquele hospital e melhorar a acessibilidade aos mesmos por parte dos utentes do SNS e reforçar as condições de funcionamento dos serviços de medicina de reabilitação na região de saúde do Centro.

O PSD pergunta:

  1. Tem o Governo conhecimento da decisão de encerramento da consulta aberta no Hospital do Arcebispo João Crisóstomo?
  2. Concorda o Governo com essa decisão violadora do acordo celebrado entre o Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Centro, I.P., e a autarquia de Cantanhede?
  3. Vai o Governo reverter a decisão de encerramento da consulta aberta no Hospital do Arcebispo João Crisóstomo e, nesse caso, a partir de que data?
  4. Que reforços de profissionais, especialmente de pessoal médico e de enfermagem, estão ou vão ser previstos para o Hospital do Arcebispo João Crisóstomo, bem como para as Unidades de Saúde Familiar e Extensões de Saúde do Baixo Mondego e do Baixo Vouga?
  5. Que mecanismos de referenciação de doentes vão ser criados com vista a otimizar a ocupação de camas de cuidados continuados e paliativos?
  6. Que medidas de rentabilização das valências e dos recursos do Centro de Medicina de Reabilitação da região de saúde do Centro – Rovisco Pais, estão previstas, especialmente ao nível da reabilitação geral em lesões vertebro-medulares e doenças do foro neurológico?
17-09-2020 Partilhar Recomendar
17-09-2020
PS chumba criação de uma subcomissão parlamentar para acompanhar a situação nos lares. PSD salienta que são necessárias novas soluções
   
10-09-2020
“Está ao nosso alcance manter o país aberto e a economia a funcionar”
   
24-07-2020
Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso/Trofa estão sem diretor executivo e sem presidente do conselho clínico
    Os parlamentares do PSD pretendem saber os motivos desta situação que afeta 115 mil utentes.
07-07-2020
Requalificação do “Pavilhão 5” do hospital da Guarda “é absolutamente crucial” para instalar o Departamento da Saúde da Criança e da Mulher
    O PSD considera “inaceitável que, quase cinco anos depois de o PS ter assumido responsabilidades governativas”, esta requalificação continue por concretizar.
02-07-2020
Deputados do PSD contestam “degradação do serviço de urgência do Hospital de Braga”
    Os sociais-democratas sublinham que “a ausência do serviço noturno de ultrassonografia é de extrema gravidade e mesmo perigosa.
26-06-2020
O acesso dos portugueses à saúde é uma “Via Sacra”
    António Maló de Abreu recordou que os atrasos no setor já se vinham a agravar antes da pandemia.
24-06-2020
Covid-19: diabéticos e hipertensos com direito a faltas justificadas, Parlamento aprova proposta do PSD
    Esta é uma medida que visa proteger dois grupos de risco no contexto de pandemia sanitária.
18-06-2020
Governo não reúne com os sindicados dos enfermeiros desde novembro
    Jorge Paulo Oliveira frisa que está na hora do Governo corrigir as injustiças que criou.
18-06-2020
PSD dirige uma palavra de enorme apreço e gratidão a todos os enfermeiros portugueses
    Carla Barros recorda que o PSD recomendou ao Governo que tome medidas de reconhecimento a todos os profissionais do SNS envolvidos no combate à pandemia.
18-06-2020
Novo Centro de Saúde do Feijó só não avança por falta vontade política do governo
    Fernanda Velez lembra que após 5 Orçamentos, o Governo continua sem responder às necessidades da população.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas