Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Atraso na remodelação do bloco operatório do Hospital de Chaves é “inadmissível”

Luís Leite Ramos, Cláudia Bento e Artur Andrade, deputados do PSD eleitos pelo círculo de Vila Real, voltam a questionar a ministra da Saúde sobre o “atraso inadmissível” na remodelação do hospital de Chaves. “Há mais de 30 anos que o bloco operatório da Unidade de Chaves não sofre qualquer intervenção. Deste modo, torna-se prioritária a sua remodelação e a aquisição de equipamento tecnológico mais recente, de forma a permitir uma melhor prestação de cuidados de saúde em segurança e qualidade e proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde”, afirmam.

Numa pergunta à tutela, os deputados lamentam que “passados 1341 dias – quase quatro anos – desde o anúncio deste investimento” e nem sequer há “previsão do início da sua execução”. “O respeito pelos compromissos estabelecidos deveriam ser uma prioridade do Governo, mas relativamente a esta temática estamos a falar de um procedimento concursal sem fim à vista”, acusam.,

Os três deputados do PSD têm sistematicamente questionado a ministra, como aconteceu durante o debate do Orçamento de Estado de 2020, bem como através de várias audições com Marta Temido e “as respostas obtidas são escassas e usualmente o teor da resposta é vago remetendo para” a expressão “encontra-se em procedimento concursal”.

“No dia 14 de janeiro de 2017 foi anunciado um investimento no valor de 1,8 milhões de euros na remodelação do bloco operatório desta unidade e citando o Secretário de Estado da Saúde da altura, Manuel Delgado, “a obra arrancará ainda este ano”. Em 2018, foi autorizada, pelos Ministérios das Finanças e da Saúde, a realização do investimento para a requalificação e beneficiação do bloco operatório da Unidade Hospitalar de Chaves no valor de 1,2 milhões de euros (acresce IVA), sendo parte deste valor objeto de comparticipação comunitária pelo programa Norte 2020 no valor de 977.500 euros.

Desde essa data, foram anunciados dois concursos. Um primeiro anúncio, publicado no Diário da República, em 16 de janeiro de 2019 (anúncio de procedimento nº. 373/2019 CP Nº148/2019 com a designação: Remodelação e Beneficiação do Bloco Operatório de apoio à Urgência do Hospital de Chaves, CHTMAD EPE, no valor de 931.216.30 euros; e um segundo, publicado no “Diário da República, em 23 de agosto de 2019, anúncio de procedimento nº. 9033/2019 CP Nº2934/2019 com a designação: Remodelação e Beneficiação do Bloco Operatório de apoio à Urgência do Hospital de Chaves, CHTMAD EPE, no valor de 931.216.30 euros”.

“Em que data se iniciarão as obras e para quando está prevista a sua conclusão”, insistem os deputados.

O PSD pergunta:

  1. Em que fase se encontra o concurso público no que toca à Remodelação e Beneficiação do Bloco Operatório de apoio à Urgência do Hospital de Chaves?  Foi impugnado? Qual o motivo?
  2. O financiamento viabilizado pelo programa Norte 2020 para a remodelação em causa poderá, não ser usado em tempo útil com consequente perda. Nesta situação, o Ministério da Saúde garantirá este investimento com recurso a verbas próprias? ou pelo contrário, na ausência de verbas o projeto não será executado?
  3. Em que data se iniciarão as obras e para quando está prevista a sua conclusão?
18-09-2020 Partilhar Recomendar
06-06-2020
Nota de pesar pelo falecimento de Luís Pedro Pimentel
   
08-05-2020
Unidade de Hemodiálise de Chaves necessita de obras de remodelação
    O PSD pretende explicações da ministra da Saúde sobre a Unidade de Hemodiálise do Hospital de Chaves, que está a necessitar de obras de remodelação e que são tão urgentes no atual contexto de pandemia.
16-04-2020
Pandemia afetará o rendimento dos vitivinicultores da Região Demarcada do Douro
    Os deputados do PSD eleitos por Trás-os-Montes alertam o Governo que os apoios até agora definidos são insuficientes para acomodar os impactos profundos que o sector está a enfrentar.
16-04-2020
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro tem falta de ventiladores
    Os deputados do PSD eleitos por Vila Real pedem esclarecimentos ao Governo sobre a distribuição de ventiladores.
27-03-2020
Covid-19: Luís Leite Ramos pede esclarecimentos à ARS-Norte sobre medidas para lares
   
05-02-2020
Receitas da venda de barragens devem ficar em Bragança e Vila Real, defende o PSD
    Os sociais-democratas eleitos por Bragança e Vila Real apresentaram uma Projeto de Resolução nesse sentido.
19-12-2019
PSD questiona ministra da Saúde por falta de mamógrafo no Hospital de Chaves
    Os parlamentares consideram que a proximidade e humanização dos serviços encontra-se cada vez mais distante das localidades de baixa densidade territorial.
28-11-2019
PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre pediatria do Hospital de Chaves
    Os sociais-democratas estão “preocupados com a situação em que se encontra” o serviço de pediatria de Chaves.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
07-12-2018
Manuela Tender acusa o governo de falta de transparência e informação no processo de exploração de lítio no Barroso
    A deputada alerta ainda para o impressionante grau de devastação paisagística e ambiental provocado pelos trabalhos de prospeção em curso.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas