Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Protocolo de remoção do amianto: PSD quer conhecer documento assinado entre Governo e Municípios
Os parlamentares apresentaram um requerimento aos ministros da Educação e da Coesão para terem acesso ao documento.

Os deputados do PSD querem conhecer o protocolo para a remoção do amianto assinado entre a Associação Municipal de Municípios Portugueses (ANMP) e os Ministérios da Educação e da Coesão Territorial. Os parlamentares apresentaram um requerimento aos dois membros do Governo para terem acesso ao documento, depois de o Primeiro-Ministro ter anunciado, esta terça-feira, na Escola Secundária da Ramada, em Odivelas, “a assinatura de um protocolo no valor de 60 milhões de euros para a remoção do amianto, assinado por Manuel Machado, presidente da Associação Municipal de Municípios Portugueses, por Tiago Brandão Rodrigues, o ministro da Educação, e por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão”.

No texto, os deputados lembram que “após mais de cinco anos de pedidos não respondidos para que desse a conhecer a lista de edifícios, instalações e equipamentos públicos com amianto, o Governo, através do Art.º 184 do Orçamento de Estado para 2020, transferiu para as entidades a responsabilidade de se candidatarem se pretenderem ser consideradas no Programa de Remoção do Amianto, destinando para o orçamento um valor total de 20 milhões de euros, apesar da estimativa de 2107 considerar um valor inicial necessário de 422 milhões de euros”.

Não obstante, em 22 de maio, o Primeiro-ministro ter prometido “um ‘Simplex SOS’ que auxilie os processos de investimento e de resposta às necessidades desta crise”, o PSD assim como as associações ambientais continuam a desconhecer “a listagem dos edifícios a intervencionar e a sua caracterização relativamente à prioridade da sua perigosidade”.

“Assim, ao abrigo do disposto na alínea e) do artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e da alínea e) do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, vem o signatário, por intermédio de Vossa Excelência, nos termos e fundamentos que antecedem, solicitar ao Ministério da Coesão Territorial o seguinte documento: Protocolo para a remoção do amianto, assinado pela Associação Municipal de Municípios Portugueses, pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Coesão Territorial”, lê-se no requerimento dos deputados social-democratas que deu entrada no Parlamento.

24-06-2020 Partilhar Recomendar
03-12-2010
Luís Menezes criticou inoperância do Ministério do Ambiente
    O deputado afirmou que o Governo e o PS limitam-se a ir “a reboque” do PSD.
03-12-2010
José Eduardo Martins apresentou projecto do PSD para a Revisão da Lei de Bases do Ambiente
    O social-democrata lembrou que “este é um dos momentos mais marcantes e de maior responsabilidade nesta Sessão Legislativa”.
30-11-2010
Sociais-democratas questionaram Ministro da Administração Interna sobre a temática dos incêndios
    Os deputados do PSD enalteceram o desempenho de todas as entidades mas questionaram a actuação do Governo.
10-11-2010
Ministra do Ambiente questionada por deputados do PSD
    O Orçamento do Estado para o Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território esteve na origem de várias questões dos sociais-democratas à Governante.
04-10-2010
Paulo Batista pretende fazer um balanço dos custos do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais
    A terminar que está o período critico dos Fogos Florestais, o social-democrata pediu informações aos Ministros da Agricultura, Defesa e Ambiente e ao Secretário de Estado da Protecção Civil.
28-09-2010
Directores das áreas protegidas no parlamento a pedido do PSD
    Os Deputados do PSD pretendem ver clarificadas questões tão importantes como os incêndios nas áreas protegidas e a falta de vigilantes da natureza.
24-09-2010
Envie os seus contributos para o Projecto de Lei de Bases do Ambiente do PSD
    Sociais-democratas querem acolher os contributos dos portugueses para esta revisão.
28-06-2010
Resíduos perigosos em S. Pedro da Cova preocupam deputados do PSD
    Sociais-democratas questionam Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre esta situação de “saúde pública”.
18-06-2010
PSD defende alteração dos traçados das linhas de muito alta tensão em Silves e Almada
    Luís Rodrigues salientou o desajustamento destes traçados e desafiou o PS a aprovar o Projecto de Lei do PSD que aumenta significativamente as garantias de protecção dos cidadãos contra a exposição aos campos electromagnéticos.
16-06-2010
PSD solicita esclarecimento cabal à Ministra do Ambiente sobre o nível químico e biológico do rio Lis e da Ribeira dos Milagres
    Face a notícias recentes que confirmam a manutenção das descargas de águas residuais das suiniculturas da região de Leiria, quer na nascente e foz do Rio Lis, quer na Ribeira dos Milagres, deputados do PSD exigem informação urgente sobre os resultados das mais recentes análises bacteriológicas realizadas nos leitos dos rios e ribeiras da bacia hidrográfica do Lis, assim como dos aquíferos da mesma região.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas