Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Secretária de Estado das Comunidades anuncia programas de apoio numa iniciativa partidária
O PSD requereu a audição parlamentar da secretária de Estado das Comunidades Portuguesa.
O PSD requereu a audição parlamentar da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, estranhando que tenha anunciado vários programas de apoio aos emigrantes portugueses numa iniciativa partidária promovida pelo PS.

De acordo com o requerimento dos deputados social-democratas, entregue esta terça-feira, no Parlamento, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas anunciou, durante a sua intervenção na iniciativa do PS “Diálogos Digitais com as Comunidades Portuguesas Fora da Europa”, que se realizou no domingo, “vários programas para ajudar as comunidades portuguesas no estrangeiro a superar as dificuldades provocadas pela pandemia da covid-19”.

“Tendo em conta a importância destas matérias, o grupo parlamentar do PSD não pode deixar de estranhar o anúncio de tais medidas de apoio às comunidades numa iniciativa partidária”, referem, justificando o pedido de audição parlamentar para que “sejam prestados todos os esclarecimentos necessários sobre os programas agora anunciados”.

Também o PSD entregou na Assembleia da República uma pergunta sobre a situação da comunidade portuguesa residente na Venezuela, dirigida ao ministro dos Negócios Estrageiros. O PSD entende que a pandemia de covid-19 veio agravar a situação dos que “já antes desta crise sanitária, apresentavam sinais de maiores vulnerabilidades sociais e económicas”.

“Em recente audição ao ministro dos Negócios Estrangeiros, o grupo parlamentar do PSD sugeriu a utilização de verbas orçamentadas no Fundo para as Relações Internacionais para o apoio a instituições sem fins lucrativos das nossas comunidades de forma a dar-lhes os meios para apoiar mais aqueles que a elas recorrem a pedir ajuda”, assinalam.

No caso concreto da comunidade portuguesa residente na Venezuela, os deputados do PSD consideram que “uma das maiores preocupações tem a ver com a distribuição de medicamentos a todos aqueles que têm outro tipo de doenças que obrigam à toma de medicação de forma constante e sistemática”.

“Outra situação tem a ver com o apoio consular que está a ser prestado a esta vasta comunidade tendo em conta os constrangimentos impostos pelo Governo venezuelano à circulação e atividade das pessoas no país”, dizem os deputados, recordando ainda que “está a terminar o prazo de 90 dias da suspensão dos voos da TAP para a Venezuela não havendo, para já, sinais das autoridades venezuelanas sobre o fim ou não da suspensão”.

Nas perguntas dirigidas ao ministro dos Negócios Estrangeiros, PSD questiona o Governo se tem conhecimento de dificuldades dos portugueses residentes na Venezuela no acesso aos medicamentos e que medidas foram tomadas pelo executivo para o facilitar.

O PSD pergunta:

    Tem o Governo conhecimento de dificuldades dos portugueses residentes na Venezuela no acesso aos medicamentos? O normal abastecimento dos mesmos foi interrompido em algum momento? Que medidas tomou o Governo para garantir que os medicamentos chegavam a todos aqueles que deles necessitavam?
    Tem o Governo alguma indicação por parte das autoridades venezuelanas quanto à decisão de manter a suspensão da atividade da TAP?
    Está o Governo a ponderar a reformulação dos programas ASIC e ASEC para permitir uma resposta mais rápida e eficaz a todos os casos de carência económica entre os portugueses residentes na Venezuela e noutras comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo?


20-05-2020 Partilhar Recomendar
27-05-2020
Covid-19: 430 portugueses aguardam por intervenção do MNE para regressarem a Portugal
    Os deputados do PSD querem saber que “ações concretas estão a ser tomadas pelo Governo para garantir o regresso desses cidadãos a Portugal”.
20-03-2020
Covid-19: PSD quer explicações do MNE sobre portugueses retidos no estrangeiro
   
05-02-2020
PSD questiona Governo sobre apoio a portugueses com problemas sociais na África do Sul
    José Cesário e Carlos Gonçalves consideram que é “inaceitável” que os serviços consulares estejam “quase completamente desprovidos de quadros qualificados para acompanhar as situações mais difíceis”.
22-01-2020
Deputados do PSD reúnem com o Secretário Executivo da CPLP
    O encontro inseriu-se no Ciclo de Almoços sobre a Política Externa Portuguesa.
20-12-2019
PSD denuncia indústria de intermediários graças a dificuldades nos consulados no Brasil
    Os sociais-democratas alertam que o acesso ao sistema de agendamento de atos de registo civil e de nacionalidades é praticamente impossível.
19-12-2019
PSD questiona Governo sobre o apoio à comunidade portuguesa na Venezuela
    Os sociais-democratas querem saber se o Governo Português está a equacionar o alargamento dos apoios sociais a esta comunidade.
12-12-2019
PSD questiona Governo sobre demora em revisão de apoio a emigrantes idosos
    Os deputados alertam para “casos dramáticos” de emigrantes em países como a Venezuela ou Brasil.
12-12-2019
Deputados do PSD reúnem com o Embaixador da Israel
    O encontro inseriu-se no Ciclo de Almoços sobre a Política Externa Portuguesa.
05-12-2019
Deputados do PSD reúnem com o Embaixador da Alemanha
    O encontro esteve relacionado com o Ciclo de Almoços sobre a Política Externa Portuguesa.
28-11-2019
PSD questiona Governo sobre atendimento consular e pensões dos emigrantes no Luxemburgo
    O deputado questionou os ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e dos Negócios Estrangeiros.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas