Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Acesso universal às plataformas digitais no ensino já no próximo ano letivo
O PSD quer que o Governo dê garantias de que alunos e professores tenham acesso universal às plataformas digitais já no próximo ano letivo. Num requerimento entregue esta sexta-feira, na Assembleia da República, os deputados do PSD referem que, no debate quinzenal de 22 de abril, o Primeiro-Ministro afirmou que no próximo ano letivo vai estar “assegurada a universalidade do acesso às plataformas digitais para todos os alunos do ensino básico e secundário”.

Nesse sentido, os deputados do PSD pedem ao Governo que disponibilize, através da informação apurada através do inquérito lançado às escolas, qual o número de equipamentos necessários por tipo e nível de ensino e qual o número de equipamentos distribuídos, com a identificação da entidade que os forneceu.

Os parlamentares social-democratas querem ainda acesso às datas em que estarão concluídos os procedimentos concursais para aquisição dos equipamentos informáticos e de “software” e a partir da qual vai ser assegurada a conectividade móvel gratuita para alunos e docentes.

O PSD quer ainda conhecer o calendário para as ações de formação de professores e apoio aos alunos na utilização das plataformas disponíveis para o ensino à distância. “Várias autarquias, face à inação do Ministério da Educação nesta matéria, mobilizaram-se para fornecer equipamento informático e de acesso à Internet”, alerta o PSD, estimando que, desde o encerramento das escolas, cerca de 32.000 equipamentos, entre computadores portáteis e “tablets” com ligação à internet foram emprestados por 105 municípios aos seus residentes em idade escolar. “Senhor Ministro da Educação vai continuar a fazer um “compasso de espera” enquanto os municípios, associações e organizações da sociedade civil andam a tentar suprir as lacunas da inação do Governo nesta matéria”, interroga o PSD.

Os deputados do PSD defendem ainda que o Ministério da Educação deverá garantir as ferramentas de trabalho e os meios necessários para que os professores possam trabalhar com os alunos, não devendo ser esta classe profissional “a suportar as despesas de conectividade para lecionar”.

“Não pode o Ministério da Educação continuar apenas a ‘encolher os ombros’ perante as diferenças abissais entre alunos que, se não forem atalhadas, ainda cavarão mais as assimetrias no processo de ensino aprendizagem. Não podem os alunos ficar condicionados pelo lugar onde nasceram ou pelas possibilidades financeiras e logísticas dos municípios onde frequentam a escola ou do sentido de responsabilidade social do tecido empresarial da sua região”, apelam.
O PSD requer:

    A informação apurada através do inquérito lançado às escolas, nomeadamente os dados recolhidos ao nível de cada concelho por agrupamento de escola e escola não agrupada discriminada quanto:
    a) N.º de equipamentos necessários (computadores e tablets; routers e hotspots) por tipo e nível de ensino;
    b) N.º de equipamentos distribuídos (computadores e tablets; routers e hotspots) por tipo e nível de ensino com a identificação da entidade que os forneceu (particulares individuais, empresas, instituições, autarquia, Ministério da Educação, etc.)
    Data em que estão concluídos os procedimentos concursais para aquisição dos equipamentos informáticos, software que garantam no próximo ano letivo a universalidade de acesso às plataformas digitais conforme assegurou o Senhor Primeiro Ministro.
    Data a partir da qual vai ser assegurada a conectividade móvel gratuita para alunos e docentes proporcionando um acesso de qualidade à Internet em qualquer lugar.
    O calendário para as ações de formação de professores e apoio aos alunos na utilização das plataformas disponíveis para o ensino à distância.


18-05-2020 Partilhar Recomendar
14-05-2020
Alunos do 11.º e 12.º anos podem ficar sem transporte no regresso às escolas
    Os social-democratas recordam os alertas de entidades, operadoras e municípios de todo o país que “afirmam não ter uma resposta capaz para os estudantes”.
06-05-2020
Escolas devem ter todas as condições sanitárias necessárias para a reabertura
    O PSD questionou o Governo sobre que medidas estão a ser tomadas para a nova realidade das escolas.
06-05-2020
Direitos dos alunos não podem ser colocados em causa
    António Cunha deixou uma palavra de apreço para com as escolas, os seus diretores e corpo docente, pois estes têm sido inteligentes e diligentes na resolução dos problemas das escolas.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
21-04-2020
Telescola deixa de fora alunos com necessidades específicas
    O PSD questionou o ministro da Educação sobre os apoios que estão a ser prestados no ensino à distância para alunos com necessidades específicas.
11-03-2020
Educação: governo deve avaliar a criação de um grupo de recrutamento da Intervenção Precoce
    Carla Madureira lembra que é ao governo que compete organizar os concursos de docentes.
05-03-2020
Grupo de Recrutamento nas áreas da Expressão Dramática e do Teatro não é prioritário para o Governo
    Gabriela Fonseca refere que esta postura do governo origina várias situações de precariedade.
28-02-2020
“O défice de qualificações da população é um problema que continua bem presente”
    Para Ofélia Ramos este é talvez o desafio mais estruturante e estratégico para o futuro do país.
14-02-2020
Carla Madureira: é preciso garantir mais justiça e equidade aos docentes contratados com horários incompletos
    A deputada entende que “é tempo de o governo assumir o compromisso de garantir um tratamento justo destes profissionais”.
13-02-2020
Regime de autonomia e gestão das escolas permitiu dar “um salto qualitativo do sistema educativo”
    António Cunha manifestou a oposição do PSD a um regresso a modelos de gestão e administração do século passado.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas