Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD pede explicações ao Governo sobre setor agroalimentar e dissolução da direção do IFAP
Os deputados do PSD questionaram a ministra da Agricultura sobre medidas a implementar, de forma rápida e eficaz, para apoiar os agricultores e produtores nacionais.
A crise sanitária, provocada pela pandemia de Covid-19, obrigou a alterações repentinas no setor agrícola, que se depara com dificuldades de escoamento da produção. O PSD acaba de entregar, no Parlamento, três perguntas à ministra da Agricultura sobre medidas a implementar, de forma rápida e eficaz, para apoiar os agricultores e produtores nacionais.

Os deputados do PSD alertam para a escassez de mão-de-obra e o acesso a fatores de produção importados, que poderão “colocar em risco a produção agrícola nacional”. Está em causa, por exemplo, a exportação de tomate e de vinho.

O PSD, através de uma segunda pergunta, interroga também o Ministério da Agricultura sobre a exportação intra e extracomunitária de produtos hortícolas e frutícolas frescos para mercados que tradicionalmente absorviam essas produções e que, devido à crise global, impuseram “medidas restritivas de circulação”. “Quais os mecanismos planeados pelo Governo que permitam a continuação dos níveis de exportação existentes nos produtos hortícolas e frutícolas frescos, para os mercados já estabelecidos? Qual o acompanhamento que o Ministério da Agricultura tem previsto para o escoamento de produtos agroalimentares frescos produzidos nas explorações agrícolas exportadoras?”, interroga o PSD.

Finalmente, o grupo parlamentar do PSD manifesta preocupação com a dissolução do conselho diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), o organismo público responsável pelo funcionamento dos sistemas de apoio e de ajudas diretas nacionais e comunitárias e a aplicação, a nível nacional, das regras no âmbito da política agrícola comum (PAC). O PSD pede explicações sobre a “oportunidade da alteração ao conselho diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas ocorrer em pleno estado de emergência” e até que ponto essa decisão terá consequências na gestão dos atuais fundos comunitários para a agricultura, desenvolvimento rural e pescas.

As perguntas dos deputados do PSD sobre a dissolução do conselho diretivo do IFAP:

Qual a oportunidade da alteração ao Conselho Diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP, I.P.) ocorrer em pleno Estado de Emergência?
O novo Conselho Diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP, I.P.) imprimirá impactos na alteração da gestão dos atuais fundos comunitários, face às consequências do COVID-19 no sector agroalimentar? Quais? Qual o montante de verbas, correspondente a candidaturas do PDR2020, que o IFAP irá proceder ao pagamento imediato? Qual o montante a proceder ao pagamento imediato relativo a outros programas comunitários?
Está o Governo, apoiado pelo novo Conselho Diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP, I.P.), disponível para defender uma antecipação das ajudas comunitárias, nomeadamente ao nível do 1º pilar da PAC (Pagamento Único) superior à ocorrida em anos anteriores, seja em valor (maior percentagem), seja na data (antes do Outono de 2020), seja ao nível da flexibilização dos controlos?


03-04-2020 Partilhar Recomendar
08-07-2020
O Governo não tem uma estratégia para a agricultura nacional
    Os deputados do PSD consideram que os discursos da Ministra revelam uma "desorientação preocupante".
07-07-2020
“A tauromaquia constitui uma atividade de especial relevância histórica, cultural e socioeconómica”
    Fernanda Velez revelou que uma sondagem apurou que 86,7% dos portugueses não são contra as touradas.
30-06-2020
PSD quer ouvir gestora do PDR2020 que o Governo quer afastar
    Os sociais-democratas consideram que a decisão do Executivo suscita “dúvidas quanto à oportunidade”.
09-06-2020
Partidos da esquerda querem “colocar agricultores contra agricultores”
    Emília Cerqueira criticou o comportamento destes partidos, sobretudo quando o INE revela que as exportações de bens de consumo caíram 40% em abril.
09-06-2020
Agricultura: PSD enaltece trabalho dos produtores que não baixaram os braços durante a pandemia
    Os sociais-democratas lembram que mesmo durante o estado de emergência os produtores continuaram a investir nas suas produções.
27-05-2020
Covid-19: Ministério da Agricultura não injetou um único euro de novas verbas no setor
    Um dia após a audição da Ministra no Parlamento, Emília Cerqueira afirmou que o executivo se limitou a apresentar linhas de crédito e adiantamentos da PAC.
13-05-2020
Covid-19: Setor agrícola não está a receber os apoios necessários
    Emília Cerqueira lamenta que o governo não esteja a apoiar devidamente o setor agrícola.
09-04-2020
Covid-19: Apoios ao setor vitivinícola podem não ser suficientes
    Numa pergunta dirigida à Ministra da Agricultura, os social-democratas consideram que a fileira do vinho deve ter um acompanhamento profundo, ativo e inovador por partes das políticas públicas.
13-03-2020
O PSD tem lutado, muitas vezes quase sozinho, contra os ataques ao mundo rural
    Emília Cerqueira garante que os sociais-democratas pretendem evitar propostas que são “ataques e atentados” à produção nacional.
05-03-2020
Governo “foi displicente e falhou rotundamente” na proteção dos animais errantes
    António Lima Costa considera que a inação do governo resultou numa “situação totalmente caótica e fora de controle”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
14-07-2020 Comissões parlamentares
15-07-2020 Comissões parlamentares
16-07-2020 Comissões parlamentares
17-07-2020 Comissões parlamentares
22-07-2020 Sessão Plenária
23-07-2020 Sessão Plenária
24-07-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas