Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD chama Ministro do Ensino Superior para explicar tratamento discriminatório dado à Universidade dos Açores em detrimento da Madeira
O PSD quer ouvir o Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior sobre o anúncio de reforço do financiamento da Universidade dos Açores e eventual discriminação política em relação à Universidade da Madeira.
O Grupo Parlamentar do PSD apresentou um requerimento para ouvir «com caráter de urgência» o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior bem como o Reitor da Universidade da Madeira a propósito do reforço do financiamento da Universidade dos açores.
“Esta diferença de tratamento entre a Universidade dos Açores e a Universidade da Madeira é injustificável e inqualificável”, referiu a deputada social-democrata madeirense Sara Madruga da Costa, acrescentando que “pode inclusivamente ser qualificada como uma inaceitável discriminação política que urge clarificar e sobretudo corrigir”.
Os sociais-democratas querem assim ouvir o ministro e o Reitor da Universidade da Madeira, para obter todos os esclarecimentos necessários e obrigar o Governo da República a efetuar o reforço do financiamento da Universidade da Madeira, num montante, no mínimo idêntico ao efetuado à Universidade dos Açores, “uma vez que a Universidade da Madeira ainda se encontra mais subfinanciada do que a sua congénere insular”, referiu Sara Madruga da Costa.
No requerimento entregue, os sociais democratas referem ainda que “na mesma semana em que o grupo parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República chumbou uma proposta de alteração ao Orçamento de Estado, apresentada pelo PSD/Madeira, que visava atribuir uma majoração do financiamento a estas duas universidades insulares e que ía ao encontro das legítimas e justas reivindicações tanto da Universidade dos Açores como da Universidade da Madeira, o Governo assinava à porta fechada e apenas com a Universidade do Açores um reforço financeiro de 1,2 milhões de euros anuais até 2023.”
Para o PSD “sendo certo que as verbas agora atribuídas pelo Governo à Universidade do Açores são necessárias e devidas, não é menos verdadeira a situação de subfinanciamento da Universidade da Madeira”.
Os sociais-democratas referem ainda que “o acordo alcançado em reunião entre o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Reitor da Universidade dos Açores e o presidente do Governo Regional dos Açores, que permitirá que a universidade assine o contrato de legislatura, é positivo para aquela Instituição. Mas o facto do Governo ter optado por uma atribuição selectiva de verbas em detrimento de uma outra Instituição de Ensino Superior insular, enquanto dava orientações ao grupo parlamentar socialista para chumbar uma proposta que em sede de orçamento de Estado tratava de forma justa e equitativa ambas as instituições, revela, por um lado, a sistemática opção do governo socialista em manter um sistema de financiamento do ensino superior assente na chantagem e nos favores – como bem demonstra todo o processo de assinatura dos contratos de legislatura -, mas por outro lado, e mais grave, poderá afigurar-se como um caso de discriminação política para com a região autónoma da Madeira, inaceitável num estado democrático e de direito”.
Dada a gravidade da situação torna-se necessário e urgente para o PSD que o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior preste os devidos esclarecimentos e que o Reitor da Universidade da Madeira possa apresentar a situação daquela Instituição de Ensino Superior e as razões pelas quais um acordo idêntico ao agora assinado entre o Governo e a Universidade dos Açores deva também se extensível à Universidade da Madeira.

13-02-2020 Partilhar Recomendar
03-02-2020
Paulo Neves desafia o Primeiro-Ministro a cumprir a palavra dada
    Em causa os apoios prometidos à mobilidade dos madeirenses.
03-02-2020
Sara Madruga da Costa desafia deputados do PS eleitos pela Madeira a não votarem contra a Região
    A deputada considera que o Orçamento é uma oportunidade única de resolver muitos dos problemas que preocupam os madeirenses e porto-santenses.
12-12-2019
PSD pede explicações sobre atrasos na atribuição de vistos a estudantes internacionais
    Os sociais-democratas querem explicações do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
29-11-2019
“Novo Hospital da Madeira: será que é neste Orçamento?”
    Sara Madruga da Costa afirmou esperar que no próximo Orçamento os 50% prometidos pelo Governo estejam devidamente clarificados para que a Madeira possa avançar com o novo Hospital.
29-11-2019
Deputados da Madeira reúnem com delegação regional da ASPP/PSP
    O subsídio de insularidade e a dificuldade destes profissionais em aceder a cuidados de saúde foram os principais temas abordados no encontro.
21-11-2019
Portugal tem que assumir como uma grande prioridade a aposta no desenvolvimento tecnológico e digital
    Afonso Oliveira entende que “temos que ter a ambição de lutar para que Portugal seja reconhecido como um dos principais motores de desenvolvimento de tecnologias digitais da Europa”.
21-11-2019
PSD quer que o Governo clarifique financiamento do novo Hospital da Madeira
    Os sociais-democratas pretendem igualmente a eliminação da cláusula que determina a dedução de 50% da avaliação global de duas unidades hospitalares da região para efeito do cálculo do montante de apoio.
21-11-2019
Governo esteve “offline” do debate sobre a Transição Digital
    Hugo Carvalho lamentou a ausência do executivo no debate.
21-11-2019
Isabel Lopes defende que a transformação digital pode reduzir as assimetrias do território
    A deputada considera que esta “é uma oportunidade que tem de ser aproveitada para servir o País e as suas populações”.
18-11-2019
PSD entrega Projeto de Resolução para pressionar António Costa a regulamentar a lei da mobilidade aérea
    Os deputados do PSD eleitos pela Madeira exigem ao Primeiro-Ministro que “cumpra com a sua palavra”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas