Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Interior: “é urgente inverter esta dinâmica de esvaziamento e de morte lenta”
Isaura Morais afirmou que o PSD tudo fará para que “passemos das palavras aos atos”.
O Parlamento apreciou, esta quarta-feira, uma Petição e um conjunto de iniciativas que defendem a adoção de medidas de combate à desertificação do interior do país. Em nome do PSD, Isaura Morais começou por declarar que os sociais-democratas convergem na preocupação essencial em debate: o combate à desertificação do interior do país e correção das assimetrias regionais.
De acordo com a deputada, o nível dos desequilíbrios regionais que Portugal apresenta não é próprio de um País desenvolvido, mas sim de um País atrasado. “Quando em 2/3 do território vive apenas 13,5% da sua população, com tendência para decrescer, algo está muito mal. Quando não há nenhum sobressalto cívico ou político perante este estado de coisas, ninguém se poderá queixar do envelhecimento acentuado das populações do interior, da subutilização das suas infraestruturas, do seu fraco dinamismo empresarial e do abandono dos seus solos e florestas. É urgente inverter esta dinâmica de esvaziamento e de morte lenta. É obrigatório implementarmos medidas drásticas e não apenas receitas que o passado já comprovou serem incapazes de resolver seja o que for. Se quiser ter algum sucesso, o Governo está condenado a atrair mais investimento, mais empresas e mais postos de trabalho para esses territórios.”
Apesar deste diagnóstico, Isaura Morais lamenta que, no discurso e nas palavras do governo, o interior seja uma prioridade, mas nas políticas desenvolvidas, o Interior continua esquecido. “O PS (e a esquerda parlamentar) fala, mas não faz, e a melhor prova é que ainda na passada semana chumbou todas as propostas apresentadas pelo PSD que promoviam a sério a coesão territorial e a valorização dos territórios no interior, inclusive a que sugeriu que os futuros serviços públicos fossem lá preferencialmente instalados.
A terminar, a social-democrata reafirmou que o PSD entende que “o desequilíbrio do país é um dos maiores insucessos da nossa Democracia. Precisamos todos de interromper o círculo vicioso que faz com que, em muitos territórios, as pessoas saiam porque não há oportunidades e é porque saem que as oportunidades ainda se reduzem mais para os que ficam”.
“O PSD tudo fará para que agora, e de uma vez por todas, passemos das palavras aos atos”, rematou.
13-02-2020 Partilhar Recomendar
13-02-2015
Descentralização é uma oportunidade para o interior do país
    Duarte Marques recordou que este é um processo que foi negociado com as autarquias.
24-09-2014
PSD defende aposta no desenvolvimento equilibrado do território e numa efetiva igualdade de oportunidades
    Luís Leite Ramos refere que só assim conseguimos afastar do horizonte um país com um interior abandonado e um litoral congestionado.
29-01-2014
Carlos Peixoto: combate ao declínio demográfico deve ser um desígnio nacional
    O deputado assumiu que para o PSD esta é uma matéria crucial.
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
31-03-2020 Comissões parlamentares
02-04-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas