Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“As escolas estão em situação de extrema carência de funcionários”
António Cunha acusou o PS de não estar interessado em resolver este problema.
O Parlamento apreciou, esta quinta-feira, um conjunto de iniciativas que defendem a contratação de auxiliares de ação educativa. Em nome do PSD, António Cunha começou por recordar que o primeiro período deste ano letivo tem sido marcado por uma intensa contestação: escolas encerradas laboratórios encerrados, pavilhões gimnodesportivos encerrados. Contudo, refere o deputado, o Ministro da Educação, mais uma vez, “continua a negar a realidade e incompreensivelmente atira culpas para as escolas e para suas direções”.
De seguida, o parlamentar afirmou que para o PSD “os assistentes desempenham um papel fundamental no apoio e no acompanhamento dos alunos. Aliás, é de justiça que se diga que em plena crise económica e financeira, com o governo PSD – CDS, logo em 2012, contratou, por tempo indeterminado, 632 trabalhadores não docentes e em 2015, para o 1.º ciclo passou da referência de um funcionário por 48 alunos, para um por 21 alunos. O governo PSD-CDS, numa época de enormes dificuldades financeiras procedeu a um efetivo reforço de mais de 2500 assistentes, que vieram a integrar os quadros em 2016, como previsto em 2015, numa altura em que o horário de trabalho era de 40h”.
Depois de lembrar que durante os últimos 4 anos a ação do governo da geringonça não deu seguimento a esse trabalho, António Cunha considera “espantoso que os Projetos em apreço venham dos partidos que votaram favoravelmente 4 Orçamentos do Estado, apoiaram o governo e este ministro durante 4 anos e que agora refiram a necessidade de dotar as escolas de funcionários”.
A terminar, António Cunha acusou o PS de não estar interessado em resolver o problema. “As escolas estão em situação de extrema carência de funcionários. No final da legislatura passada continuávamos abaixo do nível de resposta funcional de assistentes operacionais de 2015 e o que este Governo tem dado às escolas desde essa altura não passam de paliativos para alguém que se encontra em morte lenta e dolorosa”.
12-12-2019 Partilhar Recomendar
26-06-2020
Educação: “as vulnerabilidades económicas não devem ser motivo de exclusão”
    De acordo com Isabel Lopes, o PSD preconiza um Programa de bolsas sociais para evitar o abandono escolar.
24-06-2020
Governo não deu às escolas orientações para a preparação do próximo ano letivo
    O PSD avisa que os Agrupamentos de escolas não sabem qual o calendário escolar, nem quais as normas para a constituição de turmas.
24-06-2020
Educação: Governo continua a hipotecar o futuro dos nossos jovens e a comprometer o futuro de Portugal
    O PSD lamenta que o governo seja mais célere a anunciar a realização da Liga dos Campeões em Portugal, do que a anunciar um plano de recuperação para milhares de alunos portugueses.
16-06-2020
Governo deve adotar medidas extraordinárias para as Instituições de Ensino Superior
    O PSD alerta para a necessidade de, no orçamento suplementar, se “responder a esta crise económica e social com mais apoios aos estudantes”, impedindo o abandono escolar.
04-06-2020
Covid-19: PSD defende testes de rastreio aos profissionais dos jardins de infância
    Os deputados do PSD recordam que foi a deteção precoce de “casos positivos de covid-19 entre os profissionais das creches que permitiu travar uma eventual disseminação do vírus”.
18-05-2020
Acesso universal às plataformas digitais no ensino já no próximo ano letivo
   
14-05-2020
Alunos do 11.º e 12.º anos podem ficar sem transporte no regresso às escolas
    Os social-democratas recordam os alertas de entidades, operadoras e municípios de todo o país que “afirmam não ter uma resposta capaz para os estudantes”.
06-05-2020
Escolas devem ter todas as condições sanitárias necessárias para a reabertura
    O PSD questionou o Governo sobre que medidas estão a ser tomadas para a nova realidade das escolas.
06-05-2020
Direitos dos alunos não podem ser colocados em causa
    António Cunha deixou uma palavra de apreço para com as escolas, os seus diretores e corpo docente, pois estes têm sido inteligentes e diligentes na resolução dos problemas das escolas.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas