Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O Planeta dispensa socialismo mascarado de Zorro Verde ou de Super-Homem Ecológico”
Isabel Meirelles confrontou o Primeiro-ministro com “a contradição clamorosa” entre a propaganda socialista e a pior posição de sempre do nosso país no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas.
Isabel Meirelles considera que o próximo Conselho Europeu estará centrado em temas decisivos para a Europa nos próximos anos e décadas. No debate preparatório, esta terça-feira, a deputada recordou que a luta contra as alterações climáticas é um dos tópicos considerados prioritários pela nova Presidente da Comissão Europeia. Dirigindo-se ao Primeiro-Ministro, a parlamentar questionou de que forma o Governo português pretende travar a batalha da defesa desta causa, quando os sinais internos são absolutamente contraditórios. “É que foi conhecido esta manhã o Índice de Desempenho das Alterações Climáticas e Portugal obtém a pior posição de sempre, com o desempenho do nosso País a descer em quase todas as categorias. O nosso País desce 8 lugares, ocupando agora a 25.ª posição entre 57 países. Que medidas têm tomado o governo para mitigar o impacto da seca e dos incêndios florestais, áreas onde o anterior Governo socialista deixou um rasto de má memória e uma crise de autoridade interna sem precedentes? Esta é uma contradição clamorosa. Este é um péssimo sinal que o Governo português dá. O Planeta dispensa socialismo mascarado de Zorro Verde ou de Super-Homem Ecológico, que vem salvar a humanidade, porque na prática faz o oposto.”
O Quadro Financeiro Plurianual será outro tema a ser discutido no Conselho Europeu. Frisando que a proposta da Presidência finlandesa não tem o nosso apoio, Isabel Meirelles quis saber que argumentos fará valer o Governo para que se encontre uma solução mais vantajosa para Portugal.
Já quanto aos fundos de coesão, a parlamentar recordou a António Costa que desde o início deste ano que o PSD lhe dirigiu esta simples pergunta: que negociação de fundos é esta quando, ao que tudo indica, a política de coesão irá beneficiar os países mais ricos e penalizará Portugal? “Também o PSD defende que não haja cortes na PAC, sendo que o II Pilar do Desenvolvimento Rural tem uma proposta de corte de mais de 25%, o que é inaceitável. Pode dizer-nos como pretende impedir este corte? Ou será que o poder de negociação do senhor Primeiro-Ministro está à altura da taxa de execução dos fundos europeus?!
A taxa de execução dos fundos situa-se atualmente na ordem dos 40%. Ou seja, 60% dos 25,9 mil milhões de euros de fundos europeus do Portugal 2020 estão por usar. Como podemos pretender obter mais fundos se não conseguimos gastar o que temos?”
A terminar, Isabel Meirelles questionou se o Governo e o Primeiro-Ministro estão em condições de assegurar que Portugal não sofrerá cortes nos fundos de coesão na ordem dos 7%.
10-12-2019 Partilhar Recomendar
29-04-2020
Isabel Meirelles defende que a resposta europeia a esta crise deve passar o menos possível pelo recurso a empréstimos
    A deputada mostrou-se “relativamente otimista” em relação ao resultado do Conselho Europeu do dia 23 de abril.
22-04-2020
Isabel Meirelles: o próximo Conselho Europeu “é decisivo para o futuro da União Europeia”
    No entender da Vice-Presidente do PSD, mais do que nunca, “na resposta a esta crise joga-se o futuro desta nossa Europa.”
21-04-2020
Conselho da Europa deve continuar a apoiar moral e financeiramente a OMS
    O apelo é deixado por Luís Leite Ramos, deputado do PSD, que é também presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE).
09-04-2020
Covid-19: Apoios ao setor vitivinícola podem não ser suficientes
    Numa pergunta dirigida à Ministra da Agricultura, os social-democratas consideram que a fileira do vinho deve ter um acompanhamento profundo, ativo e inovador por partes das políticas públicas.
03-04-2020
PSD pede explicações ao Governo sobre setor agroalimentar e dissolução da direção do IFAP
    Os deputados do PSD questionaram a ministra da Agricultura sobre medidas a implementar, de forma rápida e eficaz, para apoiar os agricultores e produtores nacionais.
13-03-2020
O PSD tem lutado, muitas vezes quase sozinho, contra os ataques ao mundo rural
    Emília Cerqueira garante que os sociais-democratas pretendem evitar propostas que são “ataques e atentados” à produção nacional.
11-03-2020
Alertas do Fórum da Competitividade demonstram fracasso das políticas socialistas
    Isabel Meirelles recorda que o Fórum prevê que em 2024 Portugal passe a ser um dos 4 países mais pobres da União.
05-03-2020
Governo “foi displicente e falhou rotundamente” na proteção dos animais errantes
    António Lima Costa considera que a inação do governo resultou numa “situação totalmente caótica e fora de controle”.
28-02-2020
PSD quer explicações sobre apoios do PDR2020
    Um dos casos mais preocupantes é o da Quinta das Amoras em Idanha-a-Nova, afetada por uma intempérie em dezembro de 2017, mas que até agora não recebeu qualquer apoio para compensar os prejuízos de 800 mil euros. Os proprietários esbarram na burocracia do Estado, que ameaça o futuro da exploração agrícola.
26-02-2020
PSD acusa o Governo de errar na estratégia europeia
    Duarte Marques frisa que Portugal não pode aceitar as negociações sobre o Quadro Financeiro para 2021-27.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
14-07-2020 Comissões parlamentares
15-07-2020 Comissões parlamentares
16-07-2020 Comissões parlamentares
17-07-2020 Comissões parlamentares
22-07-2020 Sessão Plenária
23-07-2020 Sessão Plenária
24-07-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas