Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Facilitismo é a palavra-chave da política educativa deste governo”
Emídio Guerreiro acusou o executivo de querer “uma escola onde se faz de conta que todos sabem e todos passam”.
Emídio Guerreiro considera que o “facilitismo é a palavra-chave da política educativa deste governo”. Numa Declaração Política em nome do PSD, o social-democrata acusou o executivo de querer “uma escola onde se faz de conta que todos sabem e todos passam, uma escola onde impere o facilitismo e não o trabalho e o empenho”.
De acordo com o deputado, olhando para o que se fez nas escolas nos últimos 4 anos é fácil entender que não estamos perante uma decisão meramente pedagógica, bem pelo contrário. “Esta decisão política mais não resulta que da conjugação de duas coisas: poupar dinheiro e atingir de forma artificial números de excelente desempenho escolar. É o próprio governo que quantifica em 250 milhões de euros por ano a poupança com o fim das retenções. Agora já não se trata apenas de cativar, vai-se mais longe e entra-se em poupanças sem atender às consequências”.
De seguida, o social-democrata recordou que num mundo perfeito todos os estudantes apreendem tudo e adquirem os conhecimentos necessários. “Mas infelizmente não vivemos num mundo perfeito. Os nossos alunos vêm de diferentes contextos familiares, de múltiplas condições sociais e esta sistemática tentativa da esquerda em tratar por igual aquilo que não o é, reduz as possibilidades dos mais desfavorecidos. Quando um estudante, porque a escola que temos e a sua família não lhe deram as condições necessárias, não apreendeu, não sabe as matérias e passa de ano, o Estado não está a cumprir o seu papel de potenciar a igualdade de oportunidades e está a roubar-lhe o futuro. É disto que se trata com o primado do facilitismo.”
Frisando que não se trata aqui de tornar o “chumbo” o alfa e ómega do sistema educativo, Emídio Guerreiro sublinhou que a “escola pública é uma ferramenta indispensável para a igualdade de oportunidades. Uma escola onde se pretende que as retenções diminuam e que até desapareçam por os alunos saberem. Por adquirirem conhecimento e competências. E nunca por decreto. A escola pública tem de ser um local onde se ensina e apreende. As matérias curriculares e as não curriculares. Onde os funcionários e os professores sejam respeitados e valorizados por todos”.
A terminar, o parlamentar alertou que o governo, mais uma vez, “põe em causa todo o trabalho e empenho de milhares de profissionais que tentam todos os dias dar conhecimentos e competências a jovens para que estes possam ter um futuro melhor. Não é isto que queremos. Não é disto que as famílias e os jovens portugueses precisam e merecem. Merecem uma escola que os prepare para um mundo em permanente mutação onde o conhecimento será cada vez mais fundamental para cumprir uma vida digna.”
20-11-2019 Partilhar Recomendar
26-06-2020
Educação: “as vulnerabilidades económicas não devem ser motivo de exclusão”
    De acordo com Isabel Lopes, o PSD preconiza um Programa de bolsas sociais para evitar o abandono escolar.
24-06-2020
Governo não deu às escolas orientações para a preparação do próximo ano letivo
    O PSD avisa que os Agrupamentos de escolas não sabem qual o calendário escolar, nem quais as normas para a constituição de turmas.
24-06-2020
Educação: Governo continua a hipotecar o futuro dos nossos jovens e a comprometer o futuro de Portugal
    O PSD lamenta que o governo seja mais célere a anunciar a realização da Liga dos Campeões em Portugal, do que a anunciar um plano de recuperação para milhares de alunos portugueses.
16-06-2020
Governo deve adotar medidas extraordinárias para as Instituições de Ensino Superior
    O PSD alerta para a necessidade de, no orçamento suplementar, se “responder a esta crise económica e social com mais apoios aos estudantes”, impedindo o abandono escolar.
04-06-2020
Covid-19: PSD defende testes de rastreio aos profissionais dos jardins de infância
    Os deputados do PSD recordam que foi a deteção precoce de “casos positivos de covid-19 entre os profissionais das creches que permitiu travar uma eventual disseminação do vírus”.
18-05-2020
Acesso universal às plataformas digitais no ensino já no próximo ano letivo
   
14-05-2020
Alunos do 11.º e 12.º anos podem ficar sem transporte no regresso às escolas
    Os social-democratas recordam os alertas de entidades, operadoras e municípios de todo o país que “afirmam não ter uma resposta capaz para os estudantes”.
06-05-2020
Escolas devem ter todas as condições sanitárias necessárias para a reabertura
    O PSD questionou o Governo sobre que medidas estão a ser tomadas para a nova realidade das escolas.
06-05-2020
Direitos dos alunos não podem ser colocados em causa
    António Cunha deixou uma palavra de apreço para com as escolas, os seus diretores e corpo docente, pois estes têm sido inteligentes e diligentes na resolução dos problemas das escolas.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas