Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Margarida Balseiro Lopes: PSD quer o Governo a cumprir os critérios de silvicultura no âmbito do Plano de Recuperação da Mata Nacional de Leiria
Projeto de Resolução apresentado pelo PSD.
“Assinalam-se hoje dois anos e um mês que um incêndio como não há memória devastou mais de 9 mil hectares de Mata da região centro e ceifou mais de 7 séculos de história do Pinhal de Leiria, reduzindo-o praticamente a cinzas. A conclusão dos peritos de que será necessário mais do que um século para voltarmos a ter o Pinhal do Rei como existia antes do dia 15 de outubro de 2017 aumentou o sentimento de perda daquela que é a maior mata nacional, uma das mais antigas do mundo”. Foram estas as palavras iniciais de Margarida Balseiro Lopes no debate da Petição que defende a adoção de medidas para defesa do Pinhal do Rei e do Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo o cumprimento de critérios de silvicultura no âmbito do Plano de Recuperação da Mata Nacional de Leiria.
De seguida, a social-democrata declarou que “é evidente que ninguém podia ou pode exigir que dois anos depois estivesse tudo resolvido. Mas seja pelas fotografias, seja pelas visitas ao Pinhal de Leiria há uma conclusão que todos podemos subscrever: dois anos depois, o Pinhal está praticamente como o fogo o deixou. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis nas árvores que continuam por cortar. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis na propagação de espécies invasoras. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis nas estradas da Mata que continuam conforme foram deixadas pelo fogo, cortadas, e nas casas abandonadas e destruídas dos guardas florestais. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis na falta de operacionais e técnicos superiores, como reconheceu o ICNF. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis na falta de calendarização concreta nas ações de recuperação da Mata”.
No entender da deputada, apenas «salva a honra do convento» os vários casos de iniciativas de responsabilidade social que foram já contribuindo para a reflorestação. “Iniciativas de grupos mais ou menos organizados de pessoas, de empresas, de Municípios, que se associaram a esta causa. Mas estas ações, infelizmente, são uma gota no oceano, se olharmos para os 11 mil hectares que compõem a nossa Mata”.
A terminar, Margarida Balseiro Lopes frisou que se o Governo tem falhado no seu papel, hoje, com a aprovação das várias iniciativas aqui apresentadas, o Parlamento poderá cumprir o seu. “Um Parlamento que exige que o Plano de Recuperação seja efetivamente cumprido. Um Parlamento que exige o reforço de meios para a recuperação e preservação do Pinhal do Rei. Um Parlamento que exige um plano calendarizado de ações concretas de recuperação florestal na totalidade da Mata Nacional de Leiria”, rematou a deputada.
15-11-2019 Partilhar Recomendar
13-03-2020
O PSD tem lutado, muitas vezes quase sozinho, contra os ataques ao mundo rural
    Emília Cerqueira garante que os sociais-democratas pretendem evitar propostas que são “ataques e atentados” à produção nacional.
06-03-2020
O PSD tem um vasto legado histórico na implementação e defesa de políticas defensoras do ambiente
    Paulo Leitão refere que, em matéria ambiental, os sociais-democratas defendem o princípio da responsabilização e do reconhecimento.
05-03-2020
Governo “foi displicente e falhou rotundamente” na proteção dos animais errantes
    António Lima Costa considera que a inação do governo resultou numa “situação totalmente caótica e fora de controle”.
04-03-2020
Deputados do PSD insistem na revisão da Convenção de Albufeira
    Os deputados do PSD defendem a revisão do acordo assinado entre Portugal e Espanha, com o objetivo de harmonizar o uso e aproveitamento dos recursos e rios transfronteiriços em benefício dos dois países. Em 2019, foi aprovada uma resolução pelo Parlamento que recomenda a atualização do compromisso.
28-02-2020
PSD quer explicações sobre apoios do PDR2020
    Um dos casos mais preocupantes é o da Quinta das Amoras em Idanha-a-Nova, afetada por uma intempérie em dezembro de 2017, mas que até agora não recebeu qualquer apoio para compensar os prejuízos de 800 mil euros. Os proprietários esbarram na burocracia do Estado, que ameaça o futuro da exploração agrícola.
27-02-2020
Pedrógão Grande: PSD defende Comissão de Inquérito Parlamentar para apreciar atribuição de apoios
   
13-02-2020
António Ventura: “é preciso não humanizar os animais e desumanizar as pessoas”
    O social-democrata fala numa hierarquização de prioridades em que não se podem colocar os animais primeiro que as pessoas.
12-02-2020
Hugo Oliveira manifesta preocupação do PSD com a contaminação dos solos
    O deputado levantou algumas questões sobre as condições do terreno que irá acolher as Jornadas Mundiais da Juventude em 2022.
04-02-2020
PSD defende o apoio a empresas agrícolas afetadas por fenómenos climáticos
    Emília Cerqueira enfatizou que o PSD pretende assim dar um maior apoio ao mundo rural tão esquecido por este governo.
03-02-2020
“A aposta nas compras públicas ecológicas tem de ser priorizada”
    Bruno Coimbra defende a incorporação de critérios ambientais específicos que motivem mudanças nas opções de quem adquire e fornece bens e serviços.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
31-03-2020 Comissões parlamentares
02-04-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas