Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Cláudia André: PSD apela à celeridade na aplicação da sesta no Pré-escolar
A parlamentar considera que é urgente encontrar uma solução para uma matéria que atinge cerca de 130 000 crianças.
O Plenário da Assembleia de República apreciou, esta quinta-feira, uma Petição que solicita a adoção de medidas com vista à “obrigatoriedade de disponibilização de condições para as sestas, para crianças até à entrada na primária”.
Intervindo em nome dos sociais-democratas, Cláudia André recordou que atualmente a quase totalidade dos estabelecimentos públicos de ensino pré-escolar não pratica a sesta a nenhuma criança com 3 ou mais anos de idade. “Segundo os valores resultantes do mais recente apuramento realizado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, publicado em setembro, este facto atinge cerca de 130 000 crianças”.
De seguida, a deputada lembrou que os argumentos que têm sustentado a carência desta prática se prendem com questões do foro material e organizacional, que correspondem a obstáculos ultrapassáveis. “A prática da sesta nos estabelecimentos de ensino pré-escolar é recomendada pela Sociedade Portuguesa de Pediatria por considerar que as repercussões da privação do sono na criança poderão causar graves danos no seu desenvolvimento, levando-nos, assim, a questionar ou duvidar do cumprimento do nº 1 do 29º artigo da Convenção sobre os Direitos Da Criança que defende a promoção do «desenvolvimento da personalidade da criança, dos seus dons e aptidões mentais e físicos na medida das suas potencialidades(…)»”
Dada a gravidade das comprovadas consequências da privação do sono nas crianças, a parlamentar afirmou que “espanta-nos que a resposta do senhor Ministro da Educação à presente petição se foque em constrangimentos de espaços e recursos humanos e assuma que não tem um levantamento que permita proceder a um cálculo de custos em termos de investimento em salas de jardins de infância e se centre nestas limitações para não aceder ao solicitado”. Contrariamente à que defende o Ministro, Cláudia André enfatizou que “o PSD reconhece que é urgente encontrar uma resolução do problema que poderá não carecer de grande investimento, nem em edifícios nem em pessoal. Isto porque, relativamente aos espaços para a sesta, a generalidade dos estabelecimentos existentes dispõe de várias salas para colocação de camas desmontáveis, sejam as salas de acolhimento, salas de atividades ou outras salas polivalentes prontamente adaptáveis a esse fim. Igualmente, a vigilância por um adulto pode ser efetuada pelas mesmas auxiliares educativas que já permanecem junto das crianças estando ou não a dormir”.
A terminar, a deputada apelou ao “sentido prático e à celeridade” da aplicação urgente de medidas que, acautelem a obrigatoriedade de adesão da totalidade dos estabelecimentos pré-escolares às medidas propostas, de forma a que a possibilidade de praticar a sesta a todas as crianças que dela necessitem se aplique, estando assim, completamente disponível para efetivar as iniciativas legislativas necessárias à implementação urgente da prática da sesta no pré-escolar.
14-11-2019 Partilhar Recomendar
26-06-2020
Educação: “as vulnerabilidades económicas não devem ser motivo de exclusão”
    De acordo com Isabel Lopes, o PSD preconiza um Programa de bolsas sociais para evitar o abandono escolar.
24-06-2020
Governo não deu às escolas orientações para a preparação do próximo ano letivo
    O PSD avisa que os Agrupamentos de escolas não sabem qual o calendário escolar, nem quais as normas para a constituição de turmas.
24-06-2020
Educação: Governo continua a hipotecar o futuro dos nossos jovens e a comprometer o futuro de Portugal
    O PSD lamenta que o governo seja mais célere a anunciar a realização da Liga dos Campeões em Portugal, do que a anunciar um plano de recuperação para milhares de alunos portugueses.
16-06-2020
Governo deve adotar medidas extraordinárias para as Instituições de Ensino Superior
    O PSD alerta para a necessidade de, no orçamento suplementar, se “responder a esta crise económica e social com mais apoios aos estudantes”, impedindo o abandono escolar.
04-06-2020
Covid-19: PSD defende testes de rastreio aos profissionais dos jardins de infância
    Os deputados do PSD recordam que foi a deteção precoce de “casos positivos de covid-19 entre os profissionais das creches que permitiu travar uma eventual disseminação do vírus”.
18-05-2020
Acesso universal às plataformas digitais no ensino já no próximo ano letivo
   
14-05-2020
Alunos do 11.º e 12.º anos podem ficar sem transporte no regresso às escolas
    Os social-democratas recordam os alertas de entidades, operadoras e municípios de todo o país que “afirmam não ter uma resposta capaz para os estudantes”.
06-05-2020
Escolas devem ter todas as condições sanitárias necessárias para a reabertura
    O PSD questionou o Governo sobre que medidas estão a ser tomadas para a nova realidade das escolas.
06-05-2020
Direitos dos alunos não podem ser colocados em causa
    António Cunha deixou uma palavra de apreço para com as escolas, os seus diretores e corpo docente, pois estes têm sido inteligentes e diligentes na resolução dos problemas das escolas.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas