Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Governo agravou os problemas do setor da Educação
Germana Rocha refere que o governo se limitou a enganar alunos, pais, professores, diretores, funcionários e toda a comunidade educativa”.
No debate sobre o caos que se vive atualmente no setor da Educação, Germana Rocha recordou que “todos os dias assistimos a greves e protestos nas Escolas por falta de funcionários, como é o caso da EB 1 da Vilarinha no Porto, da escola do Monte da Caparica, ou da escola Manuel Teixeira Gomes em Portimão, entre muitas outras”.
Alerta a deputada que o ano letivo iniciou a 13 de setembro, estamos em novembro, e a cada dia que passa temos mais escolas a encerrar. “Isto porque o governo, na anterior legislatura, e em quatro Orçamentos do Estado aprovados pela geringonça, para além de não ter sido capaz de resolver o problema, ainda o agravou, e o resultado que temos hoje é: alunos sem aulas, pais que diariamente temem pela segurança dos seus filhos, alunos com Necessidades Educativas Especiais sem transporte adequado, que esperam meses a fio pela autorização do Ministério da Educação. Temos ainda Escolas com Professores e Técnicos por colocar, e até Professores que têm que levar aquecedores e mantas para se aquecerem. Temos escolas sem o mínimo de condições de higiene, porque as obras não avançaram, sendo que em muitas, nem o amianto retiraram”.
Tendo em conta este histórico, Germana Rocha concluiu a sua intervenção frisando que “estamos perante uma legislatura perdida no que aos Serviços Públicos diz respeito e mais concretamente ao setor da Educação e da Escola Pública, com o mais baixo Investimento de que há memória, em que o governo se limitou a enganar com promessas e mais promessas: Alunos, Pais, Professores, Diretores, Funcionários e toda a Comunidade Educativa”.
06-11-2019 Partilhar Recomendar
26-06-2020
Educação: “as vulnerabilidades económicas não devem ser motivo de exclusão”
    De acordo com Isabel Lopes, o PSD preconiza um Programa de bolsas sociais para evitar o abandono escolar.
24-06-2020
Governo não deu às escolas orientações para a preparação do próximo ano letivo
    O PSD avisa que os Agrupamentos de escolas não sabem qual o calendário escolar, nem quais as normas para a constituição de turmas.
24-06-2020
Educação: Governo continua a hipotecar o futuro dos nossos jovens e a comprometer o futuro de Portugal
    O PSD lamenta que o governo seja mais célere a anunciar a realização da Liga dos Campeões em Portugal, do que a anunciar um plano de recuperação para milhares de alunos portugueses.
16-06-2020
Governo deve adotar medidas extraordinárias para as Instituições de Ensino Superior
    O PSD alerta para a necessidade de, no orçamento suplementar, se “responder a esta crise económica e social com mais apoios aos estudantes”, impedindo o abandono escolar.
04-06-2020
Covid-19: PSD defende testes de rastreio aos profissionais dos jardins de infância
    Os deputados do PSD recordam que foi a deteção precoce de “casos positivos de covid-19 entre os profissionais das creches que permitiu travar uma eventual disseminação do vírus”.
18-05-2020
Acesso universal às plataformas digitais no ensino já no próximo ano letivo
   
14-05-2020
Alunos do 11.º e 12.º anos podem ficar sem transporte no regresso às escolas
    Os social-democratas recordam os alertas de entidades, operadoras e municípios de todo o país que “afirmam não ter uma resposta capaz para os estudantes”.
06-05-2020
Escolas devem ter todas as condições sanitárias necessárias para a reabertura
    O PSD questionou o Governo sobre que medidas estão a ser tomadas para a nova realidade das escolas.
06-05-2020
Direitos dos alunos não podem ser colocados em causa
    António Cunha deixou uma palavra de apreço para com as escolas, os seus diretores e corpo docente, pois estes têm sido inteligentes e diligentes na resolução dos problemas das escolas.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas