Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Rui Rio: Governo é “o mais caro e o maior da história de Portugal”
O líder do PSD enfatizou que este é um Governo que “custa mais dinheiro e que é pior”.
No debate do programa do Governo, esta quarta-feira, Rui Rio começou por criticar a dimensão da composição do Executivo, que será o “mais caro e o maior da história de Portugal”. O Presidente do PSD lamentou a multiplicação dos ministros e secretários de Estado. “O seu Governo custa mais dinheiro e é pior. Eu estimo que este alargamento custe mais de 50 milhões de euros aos contribuintes. (…) Multiplicam-se os ministros e multiplicam-se os secretários de Estado. O senhor pode fazer o Governo que quer, agora fica com o recorde de ter o Governo mais caro da história de Portugal”, disse.
Para Rui Rio, o Governo “quase precisava de um roteiro para a gestão do Governo, tantas são as pessoas que vai ter de gerir”, como acontece na coesão territorial”, onde o Executivo “tem uma secretaria de Estado para cada coisa”.
Rui Rio falou sobre a despromoção de Mário Centeno, exibido como o “Ronaldo das Finanças”, e por essa razão, questionou o Primeiro-Ministro sobre se o ministro das Finanças irá permanecer no Executivo. “Perante isto, Vossa Excelência pode garantir que o ministro Mário Centeno não vai deixar o Governo, designadamente quando terminar a presidência do Eurogrupo e terminar o mandato do Governador do Banco de Portugal? Pode reafirmar que o senhor ministro das Finanças está de pedra e cal e não é um ministro a prazo?”, questionou.
Rui Rio referiu-se, por sua vez, à “promoção” de João Galamba, secretário de Estado Adjunto e da Energia, depois de se conhecer toda a trapalhada na concessão do lítio em Montalegre. “Todos vimos as notícias sobre a exploração de lítio no Norte de Portugal e a concessão a uma empresa que tinha três dias, tinha sede numa freguesia do PS, constituída com 50 mil euros para um negócio de 350 milhões de euros, e concessionou sem estudo de impacto ambiental. A minha questão em relação a esta promoção de João Galamba é se está em condições de dizer a esta Câmara e ao País, que no plano legal político e ético o Secretário de Estado agiu bem? Sem qualquer mácula?”, perguntou.
No final da primeira intervenção, o líder social-democrata censurou as opções do Governo na saúde. “Qual a razão pela qual escreve no seu programa que jamais fará uma PPP durante esta legislatura? Agrada à esquerda, desagradará ao senhor Presidente da República e aos setores mais moderados da sociedade portuguesa, mas se aparecer um privado que lhe diga que faz a gestão de forma mais barata e com mais qualidade, diz que não quer?”, interpelou. “Eu não entendo a razão, se não for por tabu ideológico, para ter esta posição, que não é racional”, expressou.
Rui Rio lamentou a “ilusão” da construção da ala pediátrica do hospital de São João, isto depois do lançamento da primeira pedra. “Depois de sucessivos adiamentos da construção da ala pediátrica do hospital de São João, soubemos que António Costa lançou a primeira pedra a escassos dias das eleições, o que já era de lamentar, mas agora sabemos que a obra nem começou, era apenas uma ilusão. Quando vai efetivamente lá lançar a segunda pedra, ou seja, quando é que as obras vão efetivamente começar?”, interrogou.
O Primeiro-Ministro não respondeu de forma concreta a nenhuma das questões colocadas pelo Presidente do PSD.

30-10-2019 Partilhar Recomendar
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
14-11-2019
Gravidez: Lei garante o direito da mulher a ser tratada com dignidade, respeito e estar livre de qualquer forma de violência
    No debate de uma Petição sobre esta matéria, Cláudia Bento recordou que esta Lei reforça os direitos da mulher na gravidez e no parto.
07-11-2019
PSD assume a presidência de cinco comissões parlamentares permanentes
    Luís Marques Guedes, António Topa, Firmino Marques, Pedro Roque e Fernando Ruas são os nomes indicados pelos sociais-democratas.
06-11-2019
Contrato de exploração de lítio em Montalegre “cheira a esturro”
    Carlos Peixoto alertou que “regressaram as incertezas, as inquietações e os enigmas dos grandes negócios dos governos socialistas”.
30-10-2019
Emídio Guerreiro acusa o governo de se comportar como as lojas que aumentam os preços antes dos saldos
    Na base da acusação está a mudança das datas de encerramento das Centrais do Pego e de Sines.
30-10-2019
Adão Silva: com o governo de António Costa “os serviços públicos falharam clamorosamente aos cidadãos”
    O Vice-Presidente da bancada do PSD alertou que o SNS ficou muito degradado e não responde aos cidadãos.
11-09-2019
“Fracasso, ilusão e desorganização é a trilogia triste que caracteriza a forma como António Costa governou”
    Adão Silva declarou que “nunca um governo cobrou tanto dinheiro em impostos e nunca um governo deixou degradar tanto os serviços públicos que deviam servir os cidadãos”.
19-07-2019
Nova Lei de Bases da Saúde não vai melhorar o acesso à saúde dos portugueses
    Ricardo Baptista Leite criticou os socialistas por se terem “encostado à esquerda radical”.
19-07-2019
“Esquerdas-unidas demonstraram o seu total desprezo pelos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica”
    Na base da acusação de José António Silva está o chumbo da iniciativa do PSD.
19-07-2019
“Vivemos a fase mais negra da história do SNS”
    Ricardo Baptista Leite fala em degradação do acesso dos utentes, numa crescente tensão social dos profissionais e numa desumanização do SNS.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas