Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD propõe a criação de uma Comissão para preparar o Futuro
Margarida Mano lembrou que os deputados estão no Parlamento “para servir o Presente e preparar o Futuro”.
Numa Declaração Política com os olhos postos no Futuro, Margarida Mano afirmou que o Parlamento tem a obrigação de prestar atenção para além do seu mandato, de “unir os pontos” no presente, de olhar “para trás”, ao mesmo tempo que olha “para a frente”, assegurando a necessária solidariedade geracional em que assenta a identidade de um povo e a sua sobrevivência.
De acordo com a Vice-Presidente da bancada do PSD, a escolha deste tema para a realização de uma declaração política a título individua, assenta essencialmente por três motivos: “porque esta é uma preocupação que me acompanha há muitos anos, porque este é um tema ausente na atividade regular do nosso parlamento (apesar de um grande número de decisões presentes gera efeitos sobre as gerações seguintes) e, terceira e última razão, porque fora do Parlamento ouvem-se gritos por todos os lados”. A este propósito, recorda a parlamentar, o alerta da jovem Greta Thunberg, que “viu aquilo que nós não queremos ver”, e com a força da convicção, gritou aos líderes internacionais em Davos: «a nossa casa está a arder. Estou aqui para vos dizer que a nossa casa está a arder».
Para Margarida Mano, não podemos ficar indiferentes, pois “estamos neste Parlamento para servir o Presente e preparar o Futuro. Isto implica reflexão, analisar riscos, pensar políticas públicas, construir plataformas de consenso. Ainda que ajamos a pensar no Futuro, as preocupações e os desafios deste são muitas vezes esquecidos”. Para contrariar essa realidade, a parlamentar garantiu que “o PSD irá propor uma Comissão para o Futuro na Assembleia da República Portuguesa para a próxima legislatura, conforme anunciado pelo Presidente do Grupo Parlamentar recentemente”. “A análise prospetiva deve ter caráter transversal, abrangendo todas as áreas da governação: requer um espaço próprio e consequente no Parlamento. Entendemos que o debate sobre os grandes temas do Futuro – do clima à Inteligência Artificial, passando pelos desafios demográficos que enfrentamos – reclama o envolvimento e participação continuada de todos os partidos políticos desta Câmara. Não pretendemos, com isto, condicionar quem vem a seguir a nós, mas sentimos que temos a responsabilidade de criar um espaço, tanto formal como real, para reflexão. Um santuário onde se olhe para lá da tática e da agenda eleitoral, onde se avalie o que foi feito no passado e se identifiquem os desafios que se adivinham no horizonte”.
A terminar, Margarida Mano enfatizou que “estamos neste Parlamento para servir o Presente e preparar o Futuro. Isto implica construir plataformas de consenso num espaço próprio que poderá ser, e espero que venha a ser, a Comissão para o Futuro”.
02-07-2019 Partilhar Recomendar
06-11-2019
Governo agravou os problemas do setor da Educação
    Germana Rocha refere que o governo se limitou a enganar alunos, pais, professores, diretores, funcionários e toda a comunidade educativa”.
05-07-2019
Duarte Marques: “os estudantes de Fátima não têm culpa da vossa cegueira ideológica”
    Para o deputado, seja público ou privado, o que importa é que os jovens tenham acesso uma escola de qualidade.
02-07-2019
Gratuitidade dos manuais escolares: PSD alertou que a medida estava mal desenhada e ia ser mal implementada
    Ana Sofia Bettencourt enfatiza que o tempo veio dar razão às preocupações manifestadas pelos sociais-democratas.
21-06-2019
Governo prometeu 1000 novos assistentes operacionais nas escolas. Não colocou nenhum.
    Pedro Pimpão questionou ao executivo quando é que cumpre a sua palavra e dota as escolas de meios técnicos e humanos.
12-06-2019
“O PSD é a favor do empréstimo de manuais escolares aos alunos do ensino obrigatório”
    Ana Sofia Bettencourt reiterou a posição dos sociais-democratas, mas apontou algumas das reservas relativamente à forma e modo da sua implementação.
14-05-2019
Voto aos 16 anos: proposta é ineficaz e não passa de uma mera ação populista do PAN
    Laura Magalhães entende que “lançar uma revisão constitucional a menos de 5 meses das eleições legislativas não é a forma séria de debater este problema”.
14-05-2019
Joana Barata Lopes acusa o PAN de “instrumentalizar os jovens”
    A deputada considerou “uma farsa política” a iniciativa do PAN para alterar a idade mínima de voto para os 16 anos.
10-05-2019
António Costa revelou a sua falta de sentido de Estado e de responsabilidade
    Fernando Negrão sustentou ainda que “confiar ao PS a garantia das boas contas é como confiar à raposa a guarda do galinheiro”.
10-05-2019
Professores: proposta do PSD traduzia um firme compromisso de responsabilidade e de confiança do país para com a educação
    Em sentido contrário, lamenta Margarida Mano, temos um PS que considera “ludibriar as pessoas um talento digno de elogio”.
08-05-2019
Pedro Pimpão: “estamos perante uma crise encenada, uma farsa”
    O deputado acusou o governo de ter instrumentalizado os professores por mero “tacticismo político”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas