Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Este governo é o campeão da destruição dos serviços públicos”
Clara Marques Mendes afirmou que “o Governo fala dos pobres, mas desfavorece-os; prega a solidariedade, mas não a pratica”.
“As greves dos médicos e enfermeiros que hoje têm lugar em Portugal são um dos exemplos mais marcantes do estado em que estão hoje os serviços de saúde em Portugal. Há greve dos médicos e enfermeiros porque o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está num caos. E o SNS está num caos porque o Governo o deixou degradar a um ritmo nunca antes visto no nosso país. Pela mão de um Governo de esquerda, com o apoio das várias esquerdas, o SNS atingiu o ponto mais baixo de sempre. A conclusão é só uma: por ação e por omissão, este Governo é uma espécie de «coveiro» do SNS”. Foram estas as palavras iniciais de Clara Marques Mendes, esta terça-feira, numa declaração política em nome do PSD.
De seguida, a parlamentar referiu que esta “desqualificação” é extensível a mais serviços públicos em Portugal. “Um pouco por todo o lado, o que se vê é degradação e maus serviços prestados à população: as filas de espera para o cartão do cidadão proliferam a um ritmo impressionante, os serviços de transportes rompem pelas costuras, os comboios são poucos e de má qualidade”.
Perante tal cenário, Clara Marques Mendes foi perentória a afirmar que “o governo é o campeão da destruição dos serviços públicos. E não tem desculpa nem perdão um Governo que governou com condições económicas excecionais e mesmo assim deixou chegar os serviços públicos a este estado absolutamente lastimável. Os portugueses, em especial os mais vulneráveis, pagam a fatura de uma governação que é o exemplo mais acabado de publicidade enganosa: dizem que acabaram com a austeridade quando ela infelizmente está à vista de todos em qualquer serviço público em Portugal. Este é o cúmulo da falta de palavra e da ausência de vergonha”.
De seguida, a parlamentar focou-se na atuação do Ministro do Trabalho e da Segurança Social, o governante que não teve a capacidade de resolver o problema sério e inadmissível dos atrasos na atribuição das pensões de reforma em Portugal. “Esta é uma nódoa muito negra no curriculum deste Ministro e no balanço deste Governo. O Ministro Vieira da Silva, que tem anos e anos de governação neste sector, devia ser o primeiro a ter um mínimo de sensibilidade para perceber o problema e uma pequena réstia de capacidade para o saber resolver. É assim o Governo. É assim na concessão de pensões, como é assim também no comportamento injusto que tem com as Misericórdias e demais instituições de solidariedade social. Também aqui, na economia social, o Governo é injusto e falta à palavra”.
A terminar, Clara Marques Mendes sintetizou os 4 anos de uma governação que, apesar de condições económicas excecionais, desperdiçou uma grande oportunidade: “o Governo fala dos pobres, mas desfavorece-os; o Governo prega a solidariedade, mas não a pratica”.

02-07-2019 Partilhar Recomendar
10-07-2020
Direitos e garantais de maior dignidade no trabalho exercido nas embarcações de pesca devem ser reforçados
    A posição do PSD foi expressa por Sandra Pereira.
07-07-2020
Compete ao Governo valorizar a Carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica
    Carla Borges declarou que “está nas mãos do Governo a resolução desta matéria”.
07-07-2020
Requalificação do “Pavilhão 5” do hospital da Guarda “é absolutamente crucial” para instalar o Departamento da Saúde da Criança e da Mulher
    O PSD considera “inaceitável que, quase cinco anos depois de o PS ter assumido responsabilidades governativas”, esta requalificação continue por concretizar.
03-07-2020
Alterações ao teletrabalho devem ser feitas em diálogo com os parceiros socais
    O PSD entende que as alterações em matéria de teletrabalho devem ser feitas “com passos seguros em diálogo com os parceiros socais”.
03-07-2020
Legislação do teletrabalho deve conciliar direitos laborais e interesses empresariais
    Pedro Roque afirma que é neste equilíbrio entre as partes que a relação laboral se deve sempre edificar.
03-07-2020
“O que aconteceu não foi teletrabalho, foi trabalho em casa”
    As deputadas do PSD recordam que o teletrabalho, conforme a lei prevê, é muito mais do que o que se verificou durante esta crise pandémica.
02-07-2020
Deputados do PSD contestam “degradação do serviço de urgência do Hospital de Braga”
    Os sociais-democratas sublinham que “a ausência do serviço noturno de ultrassonografia é de extrema gravidade e mesmo perigosa.
26-06-2020
O acesso dos portugueses à saúde é uma “Via Sacra”
    António Maló de Abreu recordou que os atrasos no setor já se vinham a agravar antes da pandemia.
24-06-2020
Covid-19: diabéticos e hipertensos com direito a faltas justificadas, Parlamento aprova proposta do PSD
    Esta é uma medida que visa proteger dois grupos de risco no contexto de pandemia sanitária.
23-06-2020
PSD apresenta soluções para regularizar lares ilegais em Portugal
    Os sociais-democratas recomendam que o governo “estude, identifique e defina os critérios que possibilitem a adoção de um período excecional para que os proprietários possam adequar as suas instalações às exigências regulamentares da segurança social”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
14-07-2020 Comissões parlamentares
15-07-2020 Comissões parlamentares
16-07-2020 Comissões parlamentares
17-07-2020 Comissões parlamentares
22-07-2020 Sessão Plenária
23-07-2020 Sessão Plenária
24-07-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas