Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Este governo é o campeão da destruição dos serviços públicos”
Clara Marques Mendes afirmou que “o Governo fala dos pobres, mas desfavorece-os; prega a solidariedade, mas não a pratica”.
“As greves dos médicos e enfermeiros que hoje têm lugar em Portugal são um dos exemplos mais marcantes do estado em que estão hoje os serviços de saúde em Portugal. Há greve dos médicos e enfermeiros porque o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está num caos. E o SNS está num caos porque o Governo o deixou degradar a um ritmo nunca antes visto no nosso país. Pela mão de um Governo de esquerda, com o apoio das várias esquerdas, o SNS atingiu o ponto mais baixo de sempre. A conclusão é só uma: por ação e por omissão, este Governo é uma espécie de «coveiro» do SNS”. Foram estas as palavras iniciais de Clara Marques Mendes, esta terça-feira, numa declaração política em nome do PSD.
De seguida, a parlamentar referiu que esta “desqualificação” é extensível a mais serviços públicos em Portugal. “Um pouco por todo o lado, o que se vê é degradação e maus serviços prestados à população: as filas de espera para o cartão do cidadão proliferam a um ritmo impressionante, os serviços de transportes rompem pelas costuras, os comboios são poucos e de má qualidade”.
Perante tal cenário, Clara Marques Mendes foi perentória a afirmar que “o governo é o campeão da destruição dos serviços públicos. E não tem desculpa nem perdão um Governo que governou com condições económicas excecionais e mesmo assim deixou chegar os serviços públicos a este estado absolutamente lastimável. Os portugueses, em especial os mais vulneráveis, pagam a fatura de uma governação que é o exemplo mais acabado de publicidade enganosa: dizem que acabaram com a austeridade quando ela infelizmente está à vista de todos em qualquer serviço público em Portugal. Este é o cúmulo da falta de palavra e da ausência de vergonha”.
De seguida, a parlamentar focou-se na atuação do Ministro do Trabalho e da Segurança Social, o governante que não teve a capacidade de resolver o problema sério e inadmissível dos atrasos na atribuição das pensões de reforma em Portugal. “Esta é uma nódoa muito negra no curriculum deste Ministro e no balanço deste Governo. O Ministro Vieira da Silva, que tem anos e anos de governação neste sector, devia ser o primeiro a ter um mínimo de sensibilidade para perceber o problema e uma pequena réstia de capacidade para o saber resolver. É assim o Governo. É assim na concessão de pensões, como é assim também no comportamento injusto que tem com as Misericórdias e demais instituições de solidariedade social. Também aqui, na economia social, o Governo é injusto e falta à palavra”.
A terminar, Clara Marques Mendes sintetizou os 4 anos de uma governação que, apesar de condições económicas excecionais, desperdiçou uma grande oportunidade: “o Governo fala dos pobres, mas desfavorece-os; o Governo prega a solidariedade, mas não a pratica”.

02-07-2019 Partilhar Recomendar
19-07-2019
A legislação laboral em vigor tem permitido um aumento do emprego e uma diminuição do desemprego
    Susana Lamas frisou que este não era o momento para alterar a Lei.
19-07-2019
Nova Lei de Bases da Saúde não vai melhorar o acesso à saúde dos portugueses
    Ricardo Baptista Leite criticou os socialistas por se terem “encostado à esquerda radical”.
19-07-2019
“A legislação laborar em vigor tem manifestado sinais positivos”
    Clara Marques Mendes afirmou eu o PSD sempre disse que este não seria o momento para fazer alteações ao código do trabalho.
19-07-2019
“Esquerdas-unidas demonstraram o seu total desprezo pelos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica”
    Na base da acusação de José António Silva está o chumbo da iniciativa do PSD.
19-07-2019
“Vivemos a fase mais negra da história do SNS”
    Ricardo Baptista Leite fala em degradação do acesso dos utentes, numa crescente tensão social dos profissionais e numa desumanização do SNS.
10-07-2019
“O Primeiro-Ministro falhou na proteção da saúde dos portugueses”
    Ricardo Baptista Leite enumerou um conjunto de promessas que António Costa fez e não cumpriu.
05-07-2019
Parlamento fez história com o reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal
    Helga Correia enfatizou que se inicia um caminho “para dar dignidade e valor a quem cuida de forma voluntária, benévola e com amor”.
05-07-2019
Cristóvão Crespo preocupado com os atrasos na atribuição de pensões
    O deputado alertou o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre os fortes constrangimentos à vida destes cidadãos.
05-07-2019
PSD defende a inclusão nos currículos escolares do ensino de suporte básico de vida e desfibrilhação
    Simão Ribeiro enfatiza que “a literacia em saúde é fundamental” e ajuda a salvar vidas.
04-07-2019
PSD disponível para contribuir para uma boa lei sobre ensaios clínicos de medicamentos para uso humano
    Sublinhando a inegável complexidade da matéria, Isaura Pedro sinalizou matérias que merecem uma ponderação cuidada.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas