Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Sara Madruga da Costa lembra vitória no apoio às artes e aos artistas madeirenses
A parlamentar, juntamente com Rubina Berardo, reuniram com candidatos os madeirenses ao Programa Nacional de Apoio Sustentado 2020-2021.
Sara Madruga da Costa e Rubina Berardo reuniram no Funchal com candidatos madeirenses ao Programa Nacional de Apoio Sustentado 2020-2021. Uma possibilidade que só é possível na sequência do trabalho desenvolvido pelo PSD, conforme salientou a deputada Sara Madruga da Costa.
"É bom relembrar que os artistas madeirenses só conseguem candidatar-se, a partir de 2017, graças à intervenção do PSD na Assembleia da República", afirmou.
"Felizmente, conseguimos uma grande vitória e pela primeira vez os artistas madeirenses foram abrangidos nestes apoios nacionais e na internacionalização, disse. "Nós, durante dois anos, andámos a fazer um trabalho de pressão junto da Ministra da Cultura para fazer perceber que o país é um todo e as duas regiões autónomas não poderiam ficar de fora
destas candidaturas. Conseguimos essa importante vitória."
Ainda assim, apesar deste grande passo, a deputada salienta que "há ainda um longo caminho a percorrer", nomeadamente no reforço de verbas. "O que ficámos a saber nesta reunião com dois candidatos ao programa de Apoio Sustentado para 2020-2021 foi que, infelizmente, as verbas que são atribuídas à Madeira ainda são insuficientes", salientou.
Segundo a deputada, está atribuída à Madeira apenas 40 mil euros neste programa (2020/2021), quando, por exemplo, para o Algarve foi atribuído 150 mil euros. Uma questão que o PSD vai levar à Ministra da Cultura, no sentido de se perceber qual é o critério utilizado que justifica a disparidade de verbas nas diversas zonas do país.
"É bom relembrar que estamos a falar de apoios nacionais para um conjunto grande de modalidades, que vão desde as artes visuais, ao teatro, ao cinema, e também de um apoio muito importante à internacionalização", sublinhou Sara Madruga da Costa, lembrando o investimento que tem sido feito na Região nesta área e a grande qualidade da produção cultural regional.
Além disso, o processo de candidatura, através da plataforma, "continua a ser muito burocrático", com muitas dificuldades sentidas pelos artistas em adicionar os documentos exigidos.
No ano passado, foram três os contemplados neste programa: A associação Dançando com a Diferença, que recebeu 120 mil euros, o Madeira Dig, que recebeu 40 mil euros e a Porta 33, que recebeu cerca de 140 mil euros.


27-06-2019 Partilhar Recomendar
11-03-2010
Assembleia da República aprova voto de pesar pela catástrofe na Madeira
    Guilherme Silva elogiou a reacção do povo madeirense e agradeceu o apoio e solidariedade de todos os portugueses
23-02-2010
PSD questiona Ministro sobre orçamento para a Defesa
    Deputados do PSD levantam dúvida sobre alguns aspectos do Orçamento para o Ministério da Defesa
22-02-2010
Aguiar-Branco: Situação na Madeira é de “catástrofe”
    O líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, apelidou de "catástrofe" o temporal que afectou a ilha da Madeira, numa altura em que estava confirmado o falecimento de 32 pessoas
17-02-2010
Hugo Velosa questiona disparidades das verbas do PIDDAC entre Açores e Madeira
    O deputado denuncia a existência de uma grande diferença entre as verbas definidas para as duas Regiões Autónomas sem que existam motivos que o justifiquem
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas