Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Negociações Europeias: “António Costa deve ter em primeira linha o interesse nacional”
Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a participar neste debate tendo em primeira linha o “interesse nacional” e não a família política a que pertence.
“Ontem os chefes de Estado e de governo da União Europeia encontraram-se em Bruxelas para dar o tiro de partida para as discussões oficiais sobre a liderança do poder institucional na União. O objetivo destas negociações sobre a arquitetura institucional da União só pode ser um: garantir a estabilidade e a visão para o futuro da Europa. Esse objetivo tem que ser partilhado por todos, pois encontramo-nos numa altura crítica em que a ordem de trabalhos da União é imperativa. Os ponteiros do relógio avançam rapidamente e exige-se dos líderes europeus sentido de Estado, visão e ambição”. Foram estas as palavras iniciais de Rubina Berardo numa Declaração Política em nome do PSD.
De seguida, a Vice-Presidente da bancada do PSD recordou que se iniciam agora as consultas do presidente do Conselho Europeu com o Parlamento Europeu e, junto dos membros do Conselho Europeu, sobre o próximo presidente da Comissão Europeia, próximo Presidente do Conselho Europeu, próximo Alto Representante para a Política Externa e próximo presidente do Banco Central Europeu. Neste momento tão delicado para o futuro da Europa, Rubina Berardo considera que “as negociações em torno das funções europeias não se podem resumir a uma guerra das cadeiras. Todos têm que sair das trincheiras. Por isso, o PSD lança hoje um apelo ao governo português, ao Dr. António Costa, que participa nas negociações porque é chefe de governo e não porque somente pertence à família socialista”. Assim, adianta a social-democrata, o Primeiro-Ministro “deve ter em primeira linha o interesse nacional na forma como conduz estas negociações. É esse o nosso apelo, porque ao mesmo tempo que o Dr. António Costa ontem disse que não se discutiram nomes, «apenas perfis» para os cargos de topo, também deu uma entrevista muito estranha em que referiu precisamente nomes, fazendo aquilo que os comentadores internacionais apelidam de «ataque ad hominem» ao spitzenkandidat do PPE. Ou seja, não há coerência entre as duas declarações”.
De seguida, a deputada defendeu que a perspetiva negocial do governo português sobre os perfis para liderar os destinos da União deve-se reger pela importância concedida às seguintes matérias: o próximo quadro financeiro plurianual; que defendam uma política de pescas comum dinâmica para o setor marítimo; política Externa da União; que solidifiquem da União a nível das relações internacionais, como pivot do multilateralismo num mundo em que cresce o isolacionismo; que contribuam proactivamente para a resposta europeia à urgência climática que assola o nosso planeta; e que saibam defender os interesses dos cidadãos na conclusão do processo do Brexit. É esse que deve ser o interesse primordial do governo português, não as contabilidades partidárias, nem sensibilidades das famílias partidárias europeias”.
A terminar, Rubina Berardo afirmou que este é o caderno de encargos que o chefe de governo português carrega para estas negociações que começaram ontem.

29-05-2019 Partilhar Recomendar
22-07-2020
PSD defende reprogramação dos fundos comunitários
    O grupo parlamentar do PSD considera que a pandemia obriga ao “relançamento da economia nacional”, objetivo que implica o recurso a fundos do Portugal 2020.
21-07-2020
Duarte Marques: “acordo é bom para Portugal”, verbas europeias devem “servir para ajudar as pessoas e as empresas”
    O deputado entende que essas verbas devem ainda servir para “corrigir as assimetrias entre regiões”.
16-07-2020
PSD apela à UE para encontrar “solução urgente” para Cabo Delgado
    Os deputados do PSD esperam que seja encontrada “uma solução internacional que permita a Moçambique enfrentar os ataques terroristas em Cabo Delgado”.
09-07-2020
PSD pretende conhecer a visão estratégica do Governo para a aplicação dos Fundos Europeus
    Isabel Meirelles alerta que “Portugal terá que duplicar a sua capacidade de execução de fundos”.
18-06-2020
Isabel Meirelles teme atrasos na aprovação do Fundo de Recuperação da União Europeia
    No debate preparatório do Conselho Europeu, a deputada mostrou-se preocupada com um possível arrastamento da negociação europeia sobre o Fundo de Recuperação.
08-06-2020
Portugal precisa de uma Europa unida
    Isabel Meirelles critica os comunistas por quererem “sol na eira e chuva no nabal”.
29-04-2020
Isabel Meirelles defende que a resposta europeia a esta crise deve passar o menos possível pelo recurso a empréstimos
    A deputada mostrou-se “relativamente otimista” em relação ao resultado do Conselho Europeu do dia 23 de abril.
22-04-2020
Isabel Meirelles: o próximo Conselho Europeu “é decisivo para o futuro da União Europeia”
    No entender da Vice-Presidente do PSD, mais do que nunca, “na resposta a esta crise joga-se o futuro desta nossa Europa.”
21-04-2020
Conselho da Europa deve continuar a apoiar moral e financeiramente a OMS
    O apelo é deixado por Luís Leite Ramos, deputado do PSD, que é também presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE).
11-03-2020
Alertas do Fórum da Competitividade demonstram fracasso das políticas socialistas
    Isabel Meirelles recorda que o Fórum prevê que em 2024 Portugal passe a ser um dos 4 países mais pobres da União.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas