Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Cativações e cortes no investimento. “Chama a isto boa gestão das contas públicas?”
Fernando Negrão acusou António Costa de fazer um “brilharete nas contas” à custa de corte no investimento.
O líder parlamentar do PSD acusou o governo de fazer “brilharetes nas contas públicas” à custa de cativações e de “um travão” ao investimento nas funções essenciais do Estado, questionando a António Costa se é isto “uma boa gestão”.
“É à custa de cativações e de um travão ao investimento público nas funções essenciais que o seu governo faz brilharetes nas contas públicas”, afirmou Fernando Negrão, no debate quinzenal com o Primeiro-Ministro na Assembleia da República.
Questionando António Costa se “chama a isso boa gestão das contas públicas”, o líder do Grupo Parlamentar do PSD recordou que na semana passada, nas previsões da Primavera da Comissão Europeia, se confirmou que Portugal foi dos países que mais cortou em investimento público, registando “a terceira maior queda”.
Fernando Negrão confrontou depois o Primeiro-Ministro com diversas situações em que o Estado estará em dívida para com fornecedores, nomeadamente no Serviço Nacional de Saúde, ou com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e os politécnicos, assim como com a falta de investimento da ferrovia. E, no final de cada interpelação, o líder da bancada social-democrata deixou sempre a mesma pergunta: “senhor Primeiro-Ministro, é a isto que chama boa gestão das contas públicas?”.
“Em fevereiro, a Liga dos Bombeiros Portugueses disse que a dívida do Ministério da Saúde aos bombeiros ultrapassa os 35 milhões de euros. A Liga afirmou ainda que as Associações e Corpos de Bombeiros estão à beira da rutura, existindo dívidas que estão há mais de um ano por pagar. Será que já pagou aos bombeiros? E já agora, chama a isto boa gestão das contas públicas? Segundo a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, o governo deve milhões de euros às IPSS. Em causa estão os atrasos no reembolso do IVA, em muitos casos por pagar há mais de um ano. Senhor Primeiro-Ministro, já libertou a verba destinada às IPSS? E já agora, chama a isto boa gestão das contas públicas?”
Depois de se referir às cativações na ADSE, das dívidas ao SIRESP, das dívidas aos fornecedores do SNS e das dívidas aos politécnicos, Fernando Negrão referiu-se ainda ao desinvestimento na CP e aos prejuízos da TAP. “Em janeiro de 2019 dos 20 projetos do plano da Ferrovia 2020, apresentado em 2016 pelo Ministro Pedro Marques, apenas 6 estavam em obra. A promessa de um investimento na rede ferroviária de 2,7 mil milhões de euros não passa disso mesmo. As consequências na CP são gritantes e bem conhecidas: atrasos constantes, mais de 12 mil supressões de comboios, 5 comboios imobilizados por dia, o maior número de reclamações de que há memória. É este o estado da nossa ferrovia. Senhor Primeiro-Ministro, chama a isto boa gestão das contas públicas? A TAP passou de lucros de 100 milhões de euros para prejuízos de 118 milhões em 2018. Fica à vista que foi para assumir esse prejuízo que o governo reverteu o processo de privatização. Agora o país é dono de metade do prejuízo da TAP. Senhor Primeiro-Ministro, chama a isto boa gestão das contas públicas?”

13-05-2019 Partilhar Recomendar
26-06-2019
PS devia ter “pudor e vergonha” de falar em cortes nas pensões
    Joana Barata Lopes lembrou que foram os socialistas que negociaram e comprometeram o país aos cortes previstos no memorando de entendimento com a troika.
26-06-2019
Clara Marques Mendes: “governo andou 4 anos a governar à vista”
    A deputada recordou que os sociais-democratas foram alertando para a falta de prudência e de sensatez com que estavam a ser adotadas determinadas políticas.
21-06-2019
Não é aceitável que em pleno século XXI os utentes do Hospital de Évora não tenham acesso a água quente
    Miguel Santos enfatiza que isto “não é aceitável” e desafiou o Secretário de Estado a ir ver o que se passa.
21-06-2019
Carlos Silva traça cenário caótico nos transportes públicos
    O social-democrata recorda que “nunca os utentes tiveram tantos horários suprimidos”.
19-06-2019
Financiamento do novo Hospital da Madeira “não ata nem desata”
    Sara Madruga da Costa e Paulo Neves acusam o governo de continuar a querer "fazer contas com o património alheio".
18-06-2019
Fernando Negrão acusa António Costa de “não ser um Primeiro-Ministro para o povo”
    O líder parlamentar do PSD destacou ainda a “falta de transparência” do governo no processo de reconstrução das casas atingidas pelos incêndios.
14-06-2019
O SNS encontra-se num real “ponto de rotura”
    Ana Oliveira fala numa “guerra de ideologias” para ver quem tem mais dividendos políticos, “ignorando e desrespeitando os portugueses”.
14-06-2019
“O Serviço Nacional de Saúde está doente”
    José de Matos Rosa falou em “quatro anos de degradação, de desinvestimento e de falta de acesso dos utentes”.
14-06-2019
Luís Vales desafia o PS “a preocupar-se com as pessoas e concentrar-se nos gravíssimos problemas do SNS”
    O social-democrata considera que é altura de acabar com o “sectarismo ideológico da extrema-esquerda”.
14-06-2019
Populismo leva o BE a apresentar uma iniciativa já aprovada
    Simão Ribeiro recordou que o fim da cobrança de taxa moderadora nos cuidados de saúde primários já foi aprovado no Grupo de Trabalho da Lei de Bases da Saúde.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas