Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Ulisses Pereira: “tenho muito orgulho nestes dez anos que servi Portugal como deputado”
Num balanço em jeito de despedida, o social-democrata afirmou ter sido uma honra e um privilégio ter servido o país no “nervo central da soberania”.
Numa declaração política a título individual, Ulisses Pereira reiterou que no final desta Legislatura conclui um percurso de 10 anos como deputado à Assembleia da República. Ao contrário daquilo que é a espuma dos dias e dos tempos, adianta o deputado, “tenho orgulho deste tempo, da função que desempenho, daquilo que foi possível construir ou tentar construir, elogiar, propor ou denunciar, mesmo que a esfera de intervenção de cada um de nós esteja excessivamente condicionada por espartilhos regimentais e de disciplina partidária, que urge aligeirar para reforço da imagem da instituição parlamentar. Todos nós temos a obrigação de não nos acantonarmos na trincheira do temor mediático ou do politicamente correto, que muito tem contribuído para a descredibilização da classe política”.
De seguida, o parlamentar reconheceu que nos temos aproximado do abismo de um populismo crescente, à esquerda e à direita, que só pode ser enfrentado com argumentos, com razão, com visão de futuro, mas também com a coragem de defender aquilo que são os nossos princípios e valores, sejam eles quais forem. “É na indecisão e nos falsos consensos, que se cultivam os caminhos dos indesejáveis caudilhismos. E, infelizmente, não temos sido demasiadamente fortes nesse sentido. Esta tem que ser a casa do debate político por excelência, do confronto das alternativas ideológicas que democraticamente nos separam, mas também da procura dos máximos denominadores comuns que sirvam a nossa sociedade, e o propósito de construir um futuro melhor para as gerações vindouras. Para que tudo isto se consiga, é também necessário reformar as regras de funcionamento da Assembleia da República, e deixar bem claro que os Deputados são representantes dos eleitores, da sociedade portuguesa, e assim devem ser vistos, defendidos e valorizados. Não como meros funcionários, cuja obrigação é estarem sentados numa sessão plenária, mesmo que o resultado dessa presença seja marginal ou nulo”.
Nesse sentido, refere o social-democrata, é necessário dizer não às propostas que visam a nossa funcionalização e a todas aquelas que pretendem responder passivamente, acefalamente, à visão demagógica dos que constroem a imagem dos benefícios excessivos da classe política. “Para isso é necessário reduzir o número de plenários, e dar-lhes o conteúdo dos grandes debates políticos e das iniciativas legislativas estruturantes, não o inundando de discussões técnicas. É necessário reforçar o trabalho nas Comissões Parlamentares Especializadas, conferir-lhes mais visibilidade e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
É necessário reformular os processos de votação, ponderando quais devem ser efetuados em sessão plenária e aqueles que poderão ser concretizados noutra sede”.
A terminar, Ulisses Pereira admitiu que terá “saudades do trabalho parlamentar e das amizades que aqui também se conseguem construir” e enfatizou ter “muito orgulho nestes dez anos que servi Portugal como Deputado à Assembleia da República”. “A Assembleia da República é a casa dos sonhos de abril. Aqui se cumprem, e têm de cumprir, a cada dia, as expetativas dos que acreditam que a democracia representativa é a garantia de uma sociedade justa, solidária e inovadora. Uma sociedade que alia a iniciativa privada com a justa redistribuição da riqueza produzida na comunidade. Uma sociedade que assegura que ninguém fica para trás, no trabalho ou na doença, por porvir de um meio desfavorecido. Uma sociedade que está aberta aos desafios sociais, científicos e tecnológicos, próprios do nosso tempo. Se a Democracia se afirma, proclamando-se como fator apriorístico e essencial do desenvolvimento, a sua defesa faz-se com legislação e políticas que, postas em prática, dignifiquem a vida real das pessoas concretas. Foi, e é, essa a nossa responsabilidade, a de transformar a realidade para melhorar a vida dos nossos concidadãos, a de abrir janelas de esperança e ver o céu de abril. Que se cumpra o mar, que se cumpra abril, continuamos a querer cumprir Portugal, país tão breve em território, mas tão vasto na história, na cultura, no imaginário. Foi uma honra, um privilégio, ter servido o país no nervo central da soberania, na Assembleia da República, e ter trabalhado, lado a lado, com tantos colegas parlamentares, para o futuro de Portugal”.
08-05-2019 Partilhar Recomendar
15-04-2010
Couto dos Santos indigitado presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Rússia
    O grupo está vocacionados para o diálogo e a cooperação com os parlamentos dos dois países
30-03-2010
Amadeu Albergaria exige avaliação de necessidades antes de entregar escolas às autarquias
    Audição com a ministra da Educação
30-03-2010
Deputados do PSD querem novo hospital de Aveiro com valências que sirvam curso de Medicina
    Deputados eleitos pelo círculo de Aveiro visitaram a Universidade
10-03-2010
Ensino superior privado quer aproximar modelo de financiamento ao do público
    Visita dos deputados do PSD do Distrito de Aveiro
05-03-2010
PSD obtém garantia de construção do Centro e Saúde de Oliveira do Bairro
    A garantia foi transmitida na sequência do envio de perguntas ao Governo, após visita dos parlamentares social-democratas a Oliveira do Bairro
03-03-2010
Deputados do PSD exigem que Governo saia do gabinete e confirme degradação do quartel
    Ministro da Administração Interna acaba de considerar como não necessária a construção de um novo quartel da GNR em Oliveira do Bairro. É a resposta a uma Pergunta dirigida pelos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro, após visita realizada àquele Concelho e, concretamente, às instalações daquela força de segurança
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas