Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“As alterações climáticas constituem um dos maiores desafios que a humanidade tem pela frente”
O parlamentar sublinhou que o PSD sempre colocou na sua agenda e na sua ação política o ambiente e o clima.
“Todos sabemos que as alterações climáticas constituem um dos maiores desafios que a humanidade tem pela frente. Todos sabemos que estamos num contrarrelógio para garantir o sucesso das nossas intenções e que dentro de poucos anos o que podemos fazer será irrelevante para o resultado final desta batalha. Todos sabemos também que Portugal é dos países mais sujeitos aos impactos das Alterações Climáticas e às suas consequências devastadoras. Esta realidade sempre foi muito clara para o PSD, que sempre colocou na sua agenda e na sua ação política, o ambiente e o clima”. Foi com estas palavras que Bruno Coimbra iniciou a sua intervenção, esta terça-feira, no debate do Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a criação de um fundo de emergência para as alterações climáticas.
De seguida, o social-democrata recordou que na anterior legislatura, sob a governação do PSD, Portugal assumiu um papel liderante a nível internacional, unindo numa única estratégia de crescimento: a economia, o ambiente e a política climática. “Foi nesse contexto que colaborámos na preparação do Acordo de Paris. Foi assim que revimos o Programa Nacional para as Alterações Climáticas. Que revimos a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas. Que definimos o Quadro Estratégico para a Política Climática. Foi com o Governo do PSD que Portugal ascendeu em todos os rankings internacionais em matéria de política climática, entrando mesmo no TOP3 mundial”.
No que respeita à iniciativa em debate, o parlamentar afirmou que esta retoma de uma já feita pelo CDS aquando da discussão do Orçamento para este ano. Uma proposta que tem alguma pertinência, mas que colheu à época a abstenção do PSD. “O PSD absteve-se, numa lógica de não sobrecarga das contas públicas, por entender que o próprio fundo ambiental já tem mecanismos e formas de atender a esta prioridade. Fizemo-lo nessa altura, como fazemos hoje. Fizemos propostas, apontámos à implementação de medidas de combate às alterações climáticas e exigimos que a gestão e distribuição do Fundo Ambiental fosse mais transparente. Fizemo-lo nessa altura, como fazemos hoje”.
De acordo com Bruno Coimbra, cabe ao Ministro do Ambiente e da Transição Energética a gestão, aplicação e direcionamento do Fundo Ambiental. “O Ministro do Ambiente deve assumir essa responsabilidade de forma clara. O Fundo Ambiental, que já financia diversos projetos nesta área, pode e deve estar disponível para reforços e alocações extraordinárias em situações urgentes ou de força maior. “E deve, assim, atender às situações de maior urgência também no quadro das alterações climáticas”, concluiu o parlamentar.
16-04-2019 Partilhar Recomendar
24-03-2010
Conceição Pereira alerta para a possibilidade de um “desastre ecológico” na Lagoa de Óbidos
    Deputada do PSD pediu a intervenção da Ministra do Ambiente nesta situação
09-03-2010
Danos Ambientais no aterro Sanitário do Sotavento do Algarve por resolver
    Mendes Bota pede respostas ao Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
05-03-2010
População de Bragança continua à espera de apoios do Governo
    Adão Silva alerta para necessidade de intervir na aldeia de Portelo, após inundações provocadas pelo mau tempo
04-03-2010
Mercês Borges alerta para necessidade de limpeza da Ribeira da Funcheira
    Deputada questiona Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território
25-02-2010
Miguel Macedo alerta para impacto ambiental no complexo das Sete Fontes de Braga
    Viaduto de acesso ao novo hospital de Braga põe o monumento em risco
22-02-2010
PSD questiona orçamento para a área do Ambiente e do Ordenamento do Território
    Deputados do PSD discutiram na especialidade o Orçamento do Estado para as políticas de ambiente, da conservação da natureza, da biodiversidade, do ordenamento, equilíbrio e coesão do território, da habitação, das cidades e do planeamento
19-02-2010
António Leitão Amaro e Nuno Reis pedem esclarecimentos sobre alteração do Regime Jurídico das Urbanizações e Edificações
    Deputados alertam para efeito de “bomba-relógio” da nova legislação
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas