Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Brexit: Projeto de Resolução do PS “é uma crítica clara ao Governo”
Carlos Gonçalves considera que o PS não está confortável com o trabalho que o Governo desenvolveu nesta matéria.
O Parlamento apreciou, esta terça-feira, o Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que promova a proteção recíproca dos direitos dos cidadãos portugueses no reino unido e dos cidadãos britânicos em Portugal no quadro da relação bilateral futura. Em nome do PSD, Carlos Gonçalves começou por recordar que este debate é realizado poucos dias depois de ter sido aprovada, também na Assembleia da República, uma proposta de Lei do Governo que aprova um conjunto de medidas de contingência a aplicar na eventualidade da saída do Reino Unido da UE sem acordo.
Nessa altura, adianta o parlamentar, os sociais-democratas “tiveram a oportunidade de referir que a proposta de lei do Governo não foi apresentada de forma atempada, impedindo a preparação adequada para dar resposta a uma situação excecional, como em devido tempo alertámos. Lembrámos ainda que estavam em causa os direitos dos cidadãos britânicos a residir em Portugal e, sobretudo, o futuro da comunidade portuguesa que reside no Reino Unido. Sublinhámos também que o Governo, apesar de conhecer a data prevista para a concretização do Brexit, não tomou as medidas necessárias para que a rede consular estivesse minimamente capacitada para dar resposta às necessidades dos portugueses que residem naquele país.
Referimos ainda, nesse debate e no projeto de resolução que apresentámos no ano passado, que a saída do Reino Unido da UE pode vir a provocar um enorme impacto na nossa economia, na nossa agricultura, no nosso turismo”.
Foi também claro, acrescenta Carlos Gonçalves, que chegados a abril de 2019 não existe qualquer estudo oficial que nos permita fazer uma avaliação correta e concreta do impacto do Brexit para Portugal e para os portugueses.
Tendo em conta este historial, Carlos Gonçalves enfatizou que esta iniciativa “vem dar razão ao PSD na análise que fizemos do trabalho, ou da falta dele, do Governo na preparação do Brexit e, no fundo, a única interpretação que podemos ter ao ler o seu conteúdo é que o GP do PS não está confortável com o trabalho que o Governo desenvolveu nesta matéria. Assim, este projeto de resolução é uma crítica clara ao Governo, ao seu Primeiro-Ministro, ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, mas também ao próprio Grupo Parlamentar do PS que, em sede de discussão deste dossier nunca acompanhou as posições do PSD, votando mesmo contra o nosso Projeto de resolução que fazia o mesmo tipo de recomendações”.
A terminar, Carlos Gonçalves assinalou que “num momento em que os portugueses que residem no Reino Unido e os britânicos residentes em Portugal precisavam de ter garantias, percebemos hoje que o plano de contingência preparado pelo Governo não consegue sequer ter a plena concordância do Partido Socialista”.

16-04-2019 Partilhar Recomendar
27-03-2019
Brexit: governo português não atuou de forma atempada
    Carlos Gonçalves lembra que, entre outros aspetos, estão em causa cerca de 400 mil cidadãos portugueses que residem em território britânico.
27-03-2019
Ensino Superior: PSD quer que o governo crie um regime de incentivos para os estudantes lusodescendentes e portugueses emigrados
    José Cesário lamenta que das 3500 vagas, apenas 247 tenham sido ocupadas no último concurso.
15-03-2019
Deputados do PSD estão apreensivos com o futuro do Ensino de Português em França
    Os sociais-democratas querem explicações do Ministro dos Negócios Estrangeiros.
27-02-2019
PSD questiona governo sobre integração dos professores do Ensino Português no Estrangeiro nos concursos do ensino básico e secundário
    José Cesário, Carlos Gonçalves e Carlos Páscoa querem explicações do Executivo.
15-02-2019
Venezuela: “Maduro já não tem condições para continuar no poder”
    Fernando Negrão reiterou o apoio do PSD a Juan Gaidó.
06-02-2019
“Aguardar 1000 dias por uma consulta é fortalecer o SNS?”
    No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Fernando Negrão lamentou que António Costa não “sinta vergonha de ter feito parte do governo que deixou o país em bancarrota”.
01-02-2019
António Ventura exige solidariedade da França para as Políticas Comuns
   
17-01-2019
Brexit: impreparação do governo fragiliza cidadãos e empresas
    Inês Domingos considera “lamentável” e “inadmissível” a inoperância do governo.
17-01-2019
Brexit: PSD recomenda a implementação de um Plano de Ação de Contingência
    Rubina Berardo considera que o governo tem de “acelerar o passo” e acautelar os diferentes cenários.
16-01-2019
Brexit: temos de nos preparar para o pior, mas esperar o melhor
    Rubina Berardo destacou a importância da existência de um plano de contingência.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas