Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Proibição da venda de frutas e legumes acondicionados em cuvetes que contenham plástico ou poliestireno trará custos para os produtores agrícolas
António Lima Costa manifestou a preocupação dos sociais-democratas com esta situação.
António Lima Costa sintetizou a iniciativa do PEV a duas medidas muito concretas: por um lado, a proibição da disponibilização pelos comerciantes, de embalagens primárias de plástico ultraleve para pão, frutas e legumes acompanhada, em simultâneo, da obrigação de disponibilização de embalagens alternativas; por outro lado, a proibição da venda de frutas e legumes acondicionados em cuvetes que contenham plástico ou poliestireno.
Tendo em conta estes propósitos, o social-democrata considera que na análise deste Projeto deve-se fazer um exercício cuidado, de avaliação dos efeitos positivos, claro, mas também dos efeitos negativos e do balanço geral concluiremos da sua bondade. “Numa ótica de proteção ambiental, os aspetos positivos são óbvios e escuso-me de os repetir. Mas o PSD quer olhar para este projeto introduzindo um elemento ainda aqui não referido. A ótica dos produtores de pão, frutas e legumes: proíbem-se embalagens primárias em plástico e exigem-se alternativas para o pão, frutas e legumes, que serão mais caras. Proíbe-se a venda em cuvetes de plástico ou poliestireno impondo-se aos produtores agrícolas em geral e, em especial, aos de pequenos frutos como o mirtilo, a framboesa, a amora, o morango - produtos de difícil venda a granel, a sua substituição por materiais biodegradáveis, mas que serão mais caros”.
Segundo António Lima Costa, esse acréscimo de custos será empurrado e pago pelo elo mais fraco da cadeia de valor, neste caso, os agricultores, e isso não é aceitável. “Por outro lado, entendemos que este tipo de medidas deve ser de aplicação gradual e não radical. Num ritmo adequado às possibilidades técnicas e financeiras dos produtores agrícolas, que têm feito investimentos dispendiosos em equipamentos de embalamento. Num ritmo que não coloque em causa a higiene e segurança alimentar do pão, frutas e legumes, que as tais embalagens alternativas podem não garantir. Num ritmo que não configure um entrave à grande capacidade de inovação do nosso setor hortofrutícola, que em 2018 exportou 1.500 milhões de euros”.
Assim, conclui o social-democrata, “a este projeto dizemos sim, mas. Sim pelos aspetos positivos já muito falados. Mas porque entendemos que os interesses dos nossos produtores hortofrutícolas não foram devidamente acautelados”.

11-04-2019 Partilhar Recomendar
16-07-2010
PSD alarmado com incapacidade do FOR-MAR
    Sociais-democratas questionaram o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e a Ministra do Trabalho e Solidariedade Social sobre esta matéria.
15-07-2010
Deputados do PSD recomendam medidas que protejam a pesca artesanal no Sudoeste Alentejano
    Sociais-democratas querem que o Governo tome medidas que protejam a pesca artesanal costeira, do cerco e palangre de fundo.
14-07-2010
Ulisses Pereira contesta taxa de execução do PROMAR
    Segundo o social-democrata o Governo está a falhar nesta área.
14-07-2010
O FOR-MAR está a criar impasses na Formação dos Homens do Mar
    Sociais-democratas exigem intervenção do Governo.
08-07-2010
Números do Governo confirmam as preocupações do PSD e exigem urgente reprogramação do PRODER
    A agricultura portuguesa está em risco de perder fundos comunitários.
07-07-2010
Pedro Lynce alerta para as dificuldades que os agricultores estão a sentir
    Social-democrata acusou o Governo de não utilizar os mecanismos ao seu alcance
28-06-2010
Resíduos perigosos em S. Pedro da Cova preocupam deputados do PSD
    Sociais-democratas questionam Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre esta situação de “saúde pública”.
23-06-2010
PSD defende apoio aos agricultores da Moimenta da Beira
    Sociais-democratas visitaram as explorações atingidas pela intempérie e querem que o Governo apoie os agricultores afectados.
21-06-2010
PSD insiste em conhecer as taxas de execução do PRODER
    Os deputados do PSD admitem ter uma atitude de protesto na Comissão Comissão de Agricultura se Governo insistir em não disponibilizar os dados requeridos pelos deputados
21-06-2010
Mendes Bota defende o reconhecimento do cão do Barrocal Algarvio
    Social-democrata quer que o Ministro da Agricultura adopte as medidas necessárias para o reconhecimento desta espécie.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas