Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Proibição da venda de frutas e legumes acondicionados em cuvetes que contenham plástico ou poliestireno trará custos para os produtores agrícolas
António Lima Costa manifestou a preocupação dos sociais-democratas com esta situação.
António Lima Costa sintetizou a iniciativa do PEV a duas medidas muito concretas: por um lado, a proibição da disponibilização pelos comerciantes, de embalagens primárias de plástico ultraleve para pão, frutas e legumes acompanhada, em simultâneo, da obrigação de disponibilização de embalagens alternativas; por outro lado, a proibição da venda de frutas e legumes acondicionados em cuvetes que contenham plástico ou poliestireno.
Tendo em conta estes propósitos, o social-democrata considera que na análise deste Projeto deve-se fazer um exercício cuidado, de avaliação dos efeitos positivos, claro, mas também dos efeitos negativos e do balanço geral concluiremos da sua bondade. “Numa ótica de proteção ambiental, os aspetos positivos são óbvios e escuso-me de os repetir. Mas o PSD quer olhar para este projeto introduzindo um elemento ainda aqui não referido. A ótica dos produtores de pão, frutas e legumes: proíbem-se embalagens primárias em plástico e exigem-se alternativas para o pão, frutas e legumes, que serão mais caras. Proíbe-se a venda em cuvetes de plástico ou poliestireno impondo-se aos produtores agrícolas em geral e, em especial, aos de pequenos frutos como o mirtilo, a framboesa, a amora, o morango - produtos de difícil venda a granel, a sua substituição por materiais biodegradáveis, mas que serão mais caros”.
Segundo António Lima Costa, esse acréscimo de custos será empurrado e pago pelo elo mais fraco da cadeia de valor, neste caso, os agricultores, e isso não é aceitável. “Por outro lado, entendemos que este tipo de medidas deve ser de aplicação gradual e não radical. Num ritmo adequado às possibilidades técnicas e financeiras dos produtores agrícolas, que têm feito investimentos dispendiosos em equipamentos de embalamento. Num ritmo que não coloque em causa a higiene e segurança alimentar do pão, frutas e legumes, que as tais embalagens alternativas podem não garantir. Num ritmo que não configure um entrave à grande capacidade de inovação do nosso setor hortofrutícola, que em 2018 exportou 1.500 milhões de euros”.
Assim, conclui o social-democrata, “a este projeto dizemos sim, mas. Sim pelos aspetos positivos já muito falados. Mas porque entendemos que os interesses dos nossos produtores hortofrutícolas não foram devidamente acautelados”.

11-04-2019 Partilhar Recomendar
13-03-2020
O PSD tem lutado, muitas vezes quase sozinho, contra os ataques ao mundo rural
    Emília Cerqueira garante que os sociais-democratas pretendem evitar propostas que são “ataques e atentados” à produção nacional.
06-03-2020
O PSD tem um vasto legado histórico na implementação e defesa de políticas defensoras do ambiente
    Paulo Leitão refere que, em matéria ambiental, os sociais-democratas defendem o princípio da responsabilização e do reconhecimento.
05-03-2020
Governo “foi displicente e falhou rotundamente” na proteção dos animais errantes
    António Lima Costa considera que a inação do governo resultou numa “situação totalmente caótica e fora de controle”.
04-03-2020
Deputados do PSD insistem na revisão da Convenção de Albufeira
    Os deputados do PSD defendem a revisão do acordo assinado entre Portugal e Espanha, com o objetivo de harmonizar o uso e aproveitamento dos recursos e rios transfronteiriços em benefício dos dois países. Em 2019, foi aprovada uma resolução pelo Parlamento que recomenda a atualização do compromisso.
28-02-2020
PSD quer explicações sobre apoios do PDR2020
    Um dos casos mais preocupantes é o da Quinta das Amoras em Idanha-a-Nova, afetada por uma intempérie em dezembro de 2017, mas que até agora não recebeu qualquer apoio para compensar os prejuízos de 800 mil euros. Os proprietários esbarram na burocracia do Estado, que ameaça o futuro da exploração agrícola.
13-02-2020
António Ventura: “é preciso não humanizar os animais e desumanizar as pessoas”
    O social-democrata fala numa hierarquização de prioridades em que não se podem colocar os animais primeiro que as pessoas.
12-02-2020
Hugo Oliveira manifesta preocupação do PSD com a contaminação dos solos
    O deputado levantou algumas questões sobre as condições do terreno que irá acolher as Jornadas Mundiais da Juventude em 2022.
04-02-2020
PSD defende o apoio a empresas agrícolas afetadas por fenómenos climáticos
    Emília Cerqueira enfatizou que o PSD pretende assim dar um maior apoio ao mundo rural tão esquecido por este governo.
03-02-2020
“A aposta nas compras públicas ecológicas tem de ser priorizada”
    Bruno Coimbra defende a incorporação de critérios ambientais específicos que motivem mudanças nas opções de quem adquire e fornece bens e serviços.
20-12-2019
PAN procura denegrir o mundo rural
    Crítico da postura do PAN, João Moura fez uma defesa acérrima do mundo rural.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
31-03-2020 Comissões parlamentares
02-04-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas