Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Redução do uso do plástico: José Carlos Barros sublinha o sucesso das medidas tomadas pelo governo liderado pelo PSD
Entre outros sucessos, adianta o deputado, o executivo conseguiu que o consumo dos plásticos leves caísse 98%.
José Carlos Barros recordou, esta quinta-feira, os obstáculos e os preconceitos que foi preciso enfrentar, na anterior legislatura, quando o anterior Governo, liderado pelo PSD, ousou reformar no domínio do crescimento verde, incluindo, nomeadamente a luta contra a utilização do plástico. No debate de um Projeto que determina a necessidade de alternativa à disponibilização de sacos de plástico ultraleves e de cuvetes em plástico nos pontos de venda de pão, frutas e legumes, o social-democrata recordou que, nessa altura, “caía o Carmo e a Trindade”: com o PS a falar de «reforma ambientalmente ineficiente», com o PCP a alertar para uma reforma onde até se propunha, imagine-se, «que os cidadãos sejam obrigados a pagar pelos sacos de plástico que compram», e com os Verdes a insurgirem-se contra a «lógica da penalização», quando agora, curiosamente, apresentam uma proposta que, mais do que na penalização, assenta exclusivamente no entendimento da proibição pura e simples.
Numa altura em que os Verdes apresentam este Projeto de Lei, e que a deputada diz que este «é mais um contributo, na senda do que os Verdes têm feito para a redução do uso do plástico», o social-democrata assinalou que não ficaria mal aos Verdes reconhecerem o sucesso das medidas tomadas a este nível na anterior legislatura com o ex-ministro Moreira da Silva quando, num ano, se conseguiu que o consumo dos plásticos leves caísse 98% e que os sacos de plástico praticamente tivessem desaparecido dos supermercados. “Não ficaria mal agora reconhecê-lo, como o atual ministro do Ambiente já reconheceu, como a Quercus, por exemplo, igualmente reconheceu e elogiou, realçando que «a medida tomada pelo anterior ministro do Ambiente foi um sucesso».
A terminar, José Carlos Barros afirmou que o PSD acompanha a Proposta dos Verdes naquilo que ó o essencial, nomeadamente o objetivo de continuar a redução da utilização de plástico. Contudo, o parlamentar questionou à deputada se acha que o entendimento da proibição pura e simples é o mais adequado, pondo de parte qualquer regime de incentivos a boas práticas ambientais, não considerando quaisquer mecanismos de compensação por essas boas práticas, não considerando mecanismos de transição, adotando, portanto, um regime de proibição pura e simples.
11-04-2019 Partilhar Recomendar
24-09-2010
Envie os seus contributos para o Projecto de Lei de Bases do Ambiente do PSD
    Sociais-democratas querem acolher os contributos dos portugueses para esta revisão.
28-06-2010
Resíduos perigosos em S. Pedro da Cova preocupam deputados do PSD
    Sociais-democratas questionam Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre esta situação de “saúde pública”.
18-06-2010
PSD defende alteração dos traçados das linhas de muito alta tensão em Silves e Almada
    Luís Rodrigues salientou o desajustamento destes traçados e desafiou o PS a aprovar o Projecto de Lei do PSD que aumenta significativamente as garantias de protecção dos cidadãos contra a exposição aos campos electromagnéticos.
16-06-2010
PSD solicita esclarecimento cabal à Ministra do Ambiente sobre o nível químico e biológico do rio Lis e da Ribeira dos Milagres
    Face a notícias recentes que confirmam a manutenção das descargas de águas residuais das suiniculturas da região de Leiria, quer na nascente e foz do Rio Lis, quer na Ribeira dos Milagres, deputados do PSD exigem informação urgente sobre os resultados das mais recentes análises bacteriológicas realizadas nos leitos dos rios e ribeiras da bacia hidrográfica do Lis, assim como dos aquíferos da mesma região.
07-06-2010
Nuno Reis quer conhecer os estudos técnicos que sustentam Infias como melhor localização para aterro
    Deputado do PSD pediu esclarecimentos à Ministra do Ambiente
28-05-2010
Luís Menezes defende generalidade dos princípios da Carta da Terra
    O deputado considera de enorme relevância a existência de um documento que balize, ainda que de forma genérica, os princípios de uma sociedade globalmente sustentável, baseada no respeito pela natureza, direitos humanos fundamentais e justiça económica.
25-05-2010
Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território questionada no Parlamento
    Deputados do PSD questionaram Ministra do Ambiente em sede de Comissão Parlamentar
12-05-2010
PSD defende inclusão do município de Mação na NUTS III - Médio Tejo
    Vasco Cunha apresentou o Projecto de Lei dos sociais-democratas que visa reparar uma injustiça
12-05-2010
Mendes Bota defende medidas de “discriminação positiva” para os municípios do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina
    Deputado social-democrata defendeu o equilíbrio entre o Parque Natural e as populações.
07-05-2010
PSD questiona Ministra do Ambiente sobre a entrega à Comissão Europeia de relatório sectorial relativo à Directiva-Quadro dos Resíduos
    Em causa está a obrigatoriedade de envio à Comissão Europeia de um relatório trianual sectorial relativo ao tratamento dos resíduos em Portugal.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas