Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD apresenta proposta para dinamizar o setor do táxi
Paulo Rios de Oliveira refere que a iniciativa constitui uma mudança do antigo modelo e pretende contribuir para melhorar e inovação o setor.
Mais de 20 anos após a aprovação do Decreto que regulamento o acesso à atividade em táxi, Paulo Rios de Oliveira considera que este é o momento para atualizar essa legislação. É nesse sentido, refere o social-democrata, que vai o Projeto de Lei do PSD que estabelece o regime jurídico da atividade de transporte público de aluguer em veículos automóveis ligeiros de passageiros.
De seguida, o parlamentar recordou que em 2014 o mundo de transporte de passageiros sofreu uma alteração com a entrada em vigor das plataformas como a UBER. Nessa altura, o governo andou, ao contrário dos consumidores que rapidamente aderiram este modelo, sempre a reboque dos acontecimentos, nomeadamente ao não fazer o que seria esperado: decidir, regular, impedir ou legalizar.
Recorda o deputado que, em maio de 2016, o executivo criou um grupo de trabalho com vista à modernização do setor do táxi, que devia produzir resultados em 60 dias. “Em julho de 2016, o governo promoveu a criação de um regulamento para legalizar a UBER e demais plataformas. Era para ficar pronto após o verão de 2016. Finalmente, o governo deu entrada uma proposta no Parlamento, ao qual o PSD, responsavelmente, contrapôs uma proposta alternativa denunciando os vícios e insuficiências do governo. Com o assunto nas primeiras páginas dos jornais, as plataformas a operarem e o setor do táxi sob brasas, o PS teve 3 momentos distintos de intervenção: primeiro adiou; depois tentou negociar à esquerda; finalmente, rendido, para não dizer derrotado, foi obrigado a vir ao encontro das propostas do PSD”.
Com a legislatura prestes a terminar e as soluções para o setor do táxi a continuarem sem uma solução, Paulo Rios de Oliveira afirmou que “quando o governo falha, quando PS falha, quando a geringonça falha, os portugueses têm o direito de esperar do PSD, como maior partido e único partido capaz de protagonizar uma alternativa à atual governação, assuma a responsabilidade de apresentar a debate uma proposta de regulamentação do setor do táxi. E nós cá estamos, a apresentar a nossa proposta”. Esta iniciativa, refere o social-democrata, tem por base o vazio legislativo, inspirações em outros ordenamento legislativos, as preocupações e sugestões da Autoridade da Concorrência, o estudo da OCDE e a opinião dos consumidores e do setor. “A nossa proposta constitui uma mudança do antigo modelo e pretende dinamizar o setor e contribuir para o melhor serviço e inovação, sem retirar ao táxi a natureza de serviço público”.
A terminar, Paulo Rios de Oliveira desafiou os restantes partidos a apresentarem as suas propostas, mas deixou vincado que, se não fosse o PSD, “este Parlamento iria continuar com as mãos nos bolsos e a assobiar até outubro”.

21-03-2019 Partilhar Recomendar
23-04-2010
Novo regime do ensino da condução automóvel gera discórdia
    Mota Amaral e Joaquim Ponte pedem esclarecimentos ao MOPTC
19-04-2010
PSD exige transparência nos cargos de chefia das empresas públicas
    Deputados requerem acesso a dados sobre estruturas hierárquicas de decisão de empresas públicas de transportes e comunicações.
16-04-2010
Governo está em falha com o Concelho da Maia
    No dia 12 de Abril os Deputados do PSD, eleitos pelo círculo do Porto efectuaram uma visita ao Concelho da Maia, tendo visitado os serviços de Justiça existentes, a esquadra da PSP em Moreira e a freguesia de Vila Nova da Telha, especificamente.
16-04-2010
Portagens na A41 e A42 e obras na EN221 motivam pedido de esclarecimentos ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
    O Grupo Parlamentar do PSD, através dos Deputados eleitos pelos círculos do Porto e Guarda, enviou, respectivamente, ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações um Requerimento e uma Pergunta.
09-04-2010
Introdução de portagens na futura auto-estrada transmontana por esclarecer
    Adão Silva questiona o Ministério da Obras Públicas, Transportes e Comunicações
08-04-2010
Requalificação de Estações e Ligações Ferroviárias de Coimbra por concretizar há 8 anos
    Deputados do PSD, eleitos por Coimbra, questionam Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações.
31-03-2010
PSD exige transparência nos cargos de chefia das empresas públicas de transportes
    Deputados requerem acesso a dados sobre estruturas hierárquicas de decisão da REFER, CARRIS, STCP, CP, Metro do Porto e Metropolitano de Lisboa
30-03-2010
PSD quer Ministro da Administração Interna na Comissão de Obras Públicas
    Carina Oliveira e Carla Barros requerem esclarecimentos sobre o Relatório Anual de Sinistralidade Rodoviária
23-03-2010
Construção da variante à EN9 na freguesia da Carvoeira por esclarecer
    Duarte Pacheco questiona Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
19-03-2010
Concessão do terminal de contentores de Alcântara foi um embuste
    Luís Rodrigues criticou a actuação do Governo e acusou o CDS de ir “a reboque”
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
31-03-2020 Comissões parlamentares
02-04-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas