Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD questiona Secretário de Estado da Juventude e Desporto
Deputados do PSD questionaram Laurentino Dias na Comissão de Educação e Ciência

Laurentino Dias respondeu, esta terça-feira na Comissão Educação e Ciência, às perguntas dos deputados.

Amadeu Albergaria começou por questionar o Secretário de Estado da Juventude e Desporto sobre a política de comunicação da secretaria de Estado e a verba em causa. Segundo o deputado, que voltou a insistir neste tema -já que não obteve qualquer resposta de Laurentino Dias no debate do Orçamento de Estado - está prevista a aplicação de mais de 1 milhão de euros em comunicação, mas até ao momento ainda não se vêm resultados.

Amadeu Albergaria questionou ainda se Laurentino Dias, tal como prometido, já se debruçou sobre a proposta do PSDpara disponibilizar nas Lojas do Cidadãoalgumas informações para os jovens até aqui existentes apenas nas Lojas Ponto Já.

Ainda sobre as Lojas Ponto Já, o social-democrata quis ainda saber se os protocolos assinados com os municípios são todos iguais, em particular, no que aos encargos diz respeito e se a Secretaria de Estado assume algumas despesas de funcionamento destes espaços.

Por fim, o deputado perguntou qual o número de autarquias que já disponibilizaram as suas cartas desportivas municipais e o que oGoverno pensa fazer para incentivar as autarquias que ainda não têm cartas desportivas a executá-las.

Paulo Cavaleiro, por sua vez, interveio questionando o governante sobre o Regime Jurídico das Federações Desportivas, em particular sobre a suspensão do Estatuto de Utilidade Pública à Federação Portuguesa de Futebol. A situação dos Centros de Alto Rendimento e as implicações da regulamentação da Lei de Bases do Desporto e da Actividade Física no ginásios portugueses foi outro dos temas abordados.

Pedro Rodrigues questionou o Secretário de Estado da Juventude e Desporto sobre os apoios ao arrendamento por jovens e criticou o Programa Porta 65 Jovem. A ausência de apoios ao empreendedorismo jovem foi outra das críticas deixadas pelo deputado e Presidente da Juventude Social Democrata.

Raquel Coelho interveio na reunião para questionar o Secretário de Estado da Juventude e Desporto sobre a ausência de regulamentação do regime jurídico das instalações desportivas.

A deputada social-democrata alertou que para que as Câmara Municipais possam emitir os alvarás de autorização para a abertura e funcionamento das instalações desportivas, no respeito das “tipologias” e “requisitos técnicos”, o Governo tem que publicar uma “portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do desporto e do ambiente”, conforme refere o Decreto-Lei 141/2008, de 16 de Junho, que aprovou o novo «regime jurídico das instalações desportivas».

Vânia Jesus questionou Laurentino Dias sobre a ausência de apoios às deslocações dos desportistas das Regiões Autónomas ao Continente, por via aérea. Para a deputada madeirense, a promessa de comparticipação decorrente da própria Lei de Bases e que tem um impacto de cerca de 100 mil euros no Orçamento do Estado, continua por concretizar.

13-04-2010 Partilhar Recomendar
Paulo Cavaleiro questiona Secretário de Estado da Juventude e Desporto sobre o Regime Jurídico das Federações Desportivas e sobre os Centros de Alto Rendimento
Paulo Cavaleiro questiona Secretário de Estado da Juventude e Desporto sobre a suspensão do Estatuto de Utilidade Pública à Federação Portuguesa de Futebol e sobre a situação dos ginásios portugueses
Pedro Rodrigues questiona Secretário de Estado da Juventude e Desporto sobre os apoios ao arrendamento por jovens, alterações ao Programa Porta 65 Jovem e apoios ao empreendedorismo para os jovens
Vânia Jesus questiona Secretário de Estado da Juventude e Desporto sobre os apoios às deslocações dos desportistas das Regiões Autónomas ao Continente, por via aérea
Raquel Coelho questiona Secretário de Estado da Juventude e Desporto sobre o regime jurídico das instalações desportivas
Pedro Rodrigues reitera perguntas feitas a Laurentino Dias sobre arrendamento jovem e iniciativas locais de emprego
02-07-2019
PSD propõe a criação de uma Comissão para preparar o Futuro
    Margarida Mano lembrou que os deputados estão no Parlamento “para servir o Presente e preparar o Futuro”.
07-06-2019
Revogação da acreditação do laboratório antidopagem foi um “desprestígio para o desporto nacional”
    Pedro Pimpão lamentou a demora do governo na alteração à Lei Antidopagem no Desporto.
14-05-2019
Voto aos 16 anos: proposta é ineficaz e não passa de uma mera ação populista do PAN
    Laura Magalhães entende que “lançar uma revisão constitucional a menos de 5 meses das eleições legislativas não é a forma séria de debater este problema”.
14-05-2019
Joana Barata Lopes acusa o PAN de “instrumentalizar os jovens”
    A deputada considerou “uma farsa política” a iniciativa do PAN para alterar a idade mínima de voto para os 16 anos.
09-05-2019
“Portugal tem hoje a maior carga fiscal de sempre, mas também a despesa fiscal nos máximos de sempre”
    Leonel Costa alerta que com a geringonça o montante de benefícios e isenções fiscais atingiu os 12 mil milhões de euros.
18-01-2019
Reconhecimento das edições do Campeonato de Portugal realizadas entre 1922 e 1938 compete à Federação Portuguesa de Futebol
    No debate de uma Petição nesse sentido, Joel Sá recordou que a FPF procedeu à constituição de uma Comissão de Análise para avaliar esta situação.
04-01-2019
Pedro Pimpão defende ecletismo do desporto português e um combate firme ao racismo e violência no desporto
    O deputado lamentou o atraso do governo na alteração ao regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos.
13-12-2018
“PSD propõe a criação do regime jurídico do arrendamento urbano para efeitos de qualificação, educação e formação”
    Margarida Balseiro Lopes considera que esta é a resposta aos mais de 70 mil alunos deslocados que não conseguem ter vagas em residências.
05-12-2018
“O governo considera a auscultação dos parceiros do sistema desportivo uma mera formalidade”
    Leonel Costa lamenta que o governo se mostre indiferente aos reais interesses dos agentes desportivos.
24-10-2018
Margarida Balseiro Lopes lamenta demora do governo em legislar sobre o regime jurídico do associativismo jovem
    A deputada frisou que “o tempo arrastou-se e o processo tornou-se um embaraço político para o governo”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas