Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Carnaval da Terceira esquecido pelo Governo
António Ventura refere que parece existir uma estratégia do executivo para o arrastamento do processo.
António Ventura lamenta que “o Governo da República não tenha dado seguimento à Resolução da Assembleia da República n.º 274/2018, de 13 de agosto”.
Com efeito, a Resolução recomenda ao Governo que adote medidas de incentivo e proteção de manifestações culturais originais sem fins lucrativos como as danças e bailinhos tradicionais de carnaval da ilha Terceira.
O deputado considera que “o Governo está a atuar, infelizmente, como é seu hábito, criando as expetativas, para depois não executar. Ilude e não cumpre”. Para o parlamentar dos Açores “este ano esperava-se uma solução que pudesse excluir o pagamento dos direitos de autor das danças e bailinhos de carnaval da ilha Terceira, até porque a Resolução no seu ponto dois é bem especifica”.
Recorde-se que a Resolução defende, no seu ponto dois, que o Governo “avalie, em diálogo com o setor e com entidades de gestão de direitos de autor, a possibilidade de definição de um procedimento jurídico específico que atenda ao carácter tradicional destas atividades e ao seu fim não lucrativo, associativo ou informal”.
De acordo com o social-democrata, “a iniciativa foi aprovada por unanimidade, em julho de 2018, ou seja, há sete meses, tempo suficiente para quem quer resolver esta situação. Porém, o que se verifica é uma falta de vontade e de empenhamento da parte do governo”, lamenta o deputado que recorda que “esta Resolução resulta de uma iniciativa parlamentar do PSD, que depois mereceu os contributos de outros Partidos, inclusive do PS”.
António Ventura afirma que “o visível incumprimento do Governo deve merecer um protesto dos Deputados do PS na Assembleia da República e do próprio Governo Regional, caso contrário, estão a ser coniventes com o Governo da República e a aceitar um desrespeito do Governo ao Parlamento”.
Considera o Parlamentar que “tendo em conta que a Legislatura está a terminar, parece existir uma estratégia do Governo de arrastamento do processo para não existir nenhuma solução”.
Em todo este sentido, os Deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral dos Açores vão questionar diretamente o Governo exigindo o imediato cumprimento da Resolução da Assembleia da República.

26-02-2019 Partilhar Recomendar
11-02-2010
Deputados eleitos pela Região Autónoma dos Açores interrogam Ministro das Finanças
    Mota Amaral e Joaquim Ponte levantam dúvidas sobre empréstimo do Estado e sobre a aplicação da Lei das Finanças Regionais
11-02-2010
Deputados eleitos pela Região Autónoma dos Açores questionam actuação do BPN e BPP
    Mota Amaral e Joaquim Ponte preocupados com ressarcimento dos clientes destes bancos
09-02-2010
Adão Silva questiona a transferência da tutela de museus de Bragança e Miranda do Douro para Câmaras Municipais
    Entre o grupo experimental estão os museus do Abade de Baçal e da Terra de Miranda
09-02-2010
Biblioteca de Manteigas continua fechada por falta de verbas
    Deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Guarda questionam Protocolo com IPL, que previa o apoio financeiro e técnico deste espaço
05-02-2010
Deputados eleitos pelos Açores alertam para falta de crédito para empresas no arquipélago
    Mota Amaral e Joaquim Ponte pedem respostas concretas do Governo para evitar colapso de empresas
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas