Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Também na educação esta foi uma legislatura perdida”
Pedro Pimpão defende que os portugueses precisam de respostas concretas e não de escapatórias, promessas e anúncios.
No último ano letivo desta legislatura, Pedro Pimpão faz uma avaliação negativa da atuação do governo. Num debate sobre este investimento em educação, agendado pelo PSD, o deputado começou, contudo, por deixar uma mensagem de reconhecimento e esperança para todos os profissionais na área da educação “pelo extraordinário trabalho que diária e abnegadamente desenvolvem pelas escolas no nosso país”.
De seguida, o parlamentar enfatizou que temos um governo que, em vez de investir, diz que investe. “Diz que investe na educação, mas a despesa efetiva em educação face ao PIB desce em 2019 e é inferior a 2015. Diz investir no ensino profissional, mas estão, deliberadamente, a desvalorizar o ensino profissional. E há alunos que não recebem, há mais de um ano, o subsídio para transporte e material a que têm direito. Diz investir na literacia digital, mas nas escolas o parque tecnológico está obsoleto, os computadores não funcionam e não são substituídos. Diz investir na educação inclusiva, mas as escolas estão sem condições e sem meios para aplicar uma legislação que se esgota nas boas intenções e no papel. Diz investir na formação de adultos, mas sabemos hoje que as taxas de participação na educação e formação de adultos «são baixas». Diz investir na requalificação das escolas, mas neste orçamento voltamos a verificar o desinvestimento do ministério”.
Além do desinvestimento nas infraestruturas e nos equipamentos, Pedro Pimpão frisou que a realidade também nos que um dos maiores problemas nas nossas escolas é a desmotivação dos profissionais. “E a verdade é que um governo que desvaloriza e desqualifica socialmente os professores presta um terrível serviço ao futuro do país. Porque é graças aos professores que temos diminuído o abandono escolar e melhorado os resultados nas comparações internacionais”.
Dirigindo-se ao Ministro da Educação, o social-democrata lançou o desafio ao governante para que assuma que esta foi uma legislatura perdida também na educação. “Precisamos de respostas concretas e não de escapatórias, promessas e anúncios como temos vindo a assistir ao longo destes anos. Estamos aqui hoje a fazer este debate porque entendemos é na educação que devemos investir. Porque investir na educação é investir nas pessoas. E investir nas pessoas é investir no futuro do nosso próprio país”, sentenciou o parlamentar.

22-02-2019 Partilhar Recomendar
03-06-2010
OPINIÃO / Hoje vou à escola
    Dou por mim sentada num pequeno anfiteatro onde eles formam uma mancha multicolor, cor das roupas, cor da pele, uma mancha tranquila de onde se escapam, de quando em vez, os murmúrios dos segredos, um ou outro riso solto, o ruído dos corpos a ajeitarem-se nos assentos, de um saco ou livro que resvala e cai.
02-06-2010
PSD critica centralismo do Ministério da Educação a propósito do encerramento de escolas
    Pedro Duarte acusa Governo de ignorar as cartas escolares, os conselhos municipais de educação, as autarquias, pais e professores e de impor, centralmente, o encerramento de escolas.
31-05-2010
PSD quer saber motivos que levam o Ministério a querer a extinção da Escola Secundária Afonso Domingues
    Sociais-democratas entregaram um requerimento a pedir o estudo que sustenta esta decisão
27-05-2010
PSD requer informações sobre os “gestores de edifício” das escolas da Parque Escolar, EPE
    Os deputados referem que “o modelo de gestão, a existência deste 'gestor de edifício', têm levantado as mais diversas dúvidas, quer por parte das comunidades educativas, quer por parte dos sindicatos e dos diferentes partidos políticos”.
21-05-2010
Deputados querem que o Ministério da Educação cumpra a promessa de construção do Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Santa Marinha, Gaia.
    Câmara Municipal de Gaia investiu um milhão de euros por imposição do Ministério da Educação, mas a obra, apesar de prometida diversas vezes à Câmara Municipal de Gaia e à junta de Freguesia de Santa Marinha, não começa.
19-05-2010
PSD contesta o não reconhecimento do curso de Psicologia como habilitação para a docência e para cursos de formação profissional
    Sociais-democratas não compreendem esta situação de exclusão aos licenciados desta área.
14-05-2010
PSD requer informações sobre o Programa Novas Oportunidades
    Deputados consideram as últimas informações estatísticas manifestamente insuficientes
12-05-2010
Ajustes Directos na Parque Escolar: Ministra da Educação faltou à verdade
    Amadeu Albergaria confrontou o Governo com as declarações da Ministra da Educação sobre o fim dos ajustes directos na Parque Escolar EPE com um Decreto do Governo que prorroga o regime até ao final do ano.
07-05-2010
Raquel Coelho evoca o dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP
    Deputada social-democrata recordou Camões e Pessoa, dois dos expoentes máximos da língua portuguesa.
06-05-2010
Deputados do PSD recebem peticionários: em cima da mesa a salvaguarda do complexo das Sete Fontes
    Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga receberam hoje um grupo de peticionários que se tem batido pela salvaguarda do complexo das Sete Fontes na cidade de Braga.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas