Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O Investimento em Educação é fundamental para o futuro do país”
Margarida Mano considera que as consequências da atual governação estão à vista: professores desmotivados, pais revoltados e assistentes operacionais que escasseiam.
Margarida Mano defende que o Investimento em Educação é fundamental para o futuro do país. Num debate sobre este tema, agendado pelo PSD, a Vice-Presidente da bancada do PSD enfatizou que “um país sem investimento sério na Educação é um país ao abandono, é um país sem futuro. Ao fim de três anos de expectativas criadas e vergonhosamente defraudadas, as consequências das opções políticas erradas são indisfarçáveis. São sentidas nas Escolas, por todos, são sentidas em casa, pelas famílias. E é precisamente por isso, na defesa das gerações presentes e futuras verdadeiramente afetadas, que requeremos este Debate de Urgência”.
Recorda a deputada que, no passado dia 8 de fevereiro, recebemos a notícia da Comissão Europeia sobre o corte na despesa do Estado em 2019 será feito à custa da Saúde e da Educação. “Uma semana depois, na análise da execução orçamental de 2018, a UTAO conclui que o investimento ficou mais de mil milhões abaixo do previsto, com uma taxa de execução, na Educação de apenas 32,5%. É por isso que o chamamos aqui senhor Ministro. É ou não verdade que a despesa efetiva em Educação face ao PIB desce em 2019 relativamente a 2018, mas também relativamente a 2015? É ou não verdade que o orçamento para investimento diminuiu de 2016 para 2018 (24%), e que o previsto para este ano é inferior ao executado em 2015? Mas pior, é ou não verdade que, desde que esta equipa ministerial entrou em funções, a taxa de execução tem sido sempre inferior a 50%, descendo todos os anos? E que o ano passado, dos 80 milhões de euros previstos, só foram executados 26 milhões de euros? É ou não verdade que a execução em investimento em 2015 foi quase cinco vezes superior à verificada em 2019”, questionou a deputada ao Ministro da Educação.
De seguida, a parlamentar afirmou que este desinvestimento reflete-se na vida das pessoas: nas salas encerradas por risco de saúde pública; na falta de aquecimento; na diminuição das condições de segurança e videovigilância; na degradação e não substituição do parque tecnológico das escolas.
Depois de ridicularizar os números de execução do Programa de Remoção de placas de fibrocimento, que se fixam nos 0,15%, Margarida Mano declarou que outro exemplo do desinvestimento público é o da Parque Escolar. “Entre 2011 e 2015, foram requalificadas pela Parque Escolar mais de 60 escolas secundárias. Nesta legislatura, entre 2016 e 2019, foram concluídas apenas 5. Ou seja, 60 escolas em período de emergência foi considerado pouco, um ataque à escola pública segundo as bancadas que apoiam o atual governo, mas bastaram 5 escolas para garantir o vosso júbilo nesta legislatura.”
A terminar, Margarida Mano enfatizou que este abandono no investimento é material, mas é também moral. “O governo desperdiçou uma oportunidade inigualável em valorizar a Escola e a profissão docente. Oportunidade esta que nos próximos tempos não será repetível e que poderia e deveria ter sido aproveitada para melhorar as condições de todos os que constroem a Escola. Os professores estão desmotivados, os pais revoltados e os assistentes operacionais escasseiam. Na dimensão material, nunca houve tantas escolas fechadas e com problemas. Senhor Ministro: basta! É ou não verdade que o senhor é o responsável direto pelo desinvestimento na Educação?”

22-02-2019 Partilhar Recomendar
13-02-2020
Regime de autonomia e gestão das escolas permitiu dar “um salto qualitativo do sistema educativo”
    António Cunha manifestou a oposição do PSD a um regresso a modelos de gestão e administração do século passado.
04-02-2020
PSD quer corrigir as injustiças na atribuição dos manuais escolares
    Cláudia André afirmou que os manuais escolares devem ser gratuitos para todos os alunos da escolaridade obrigatória ou para todas as famílias cujos rendimentos brutos anuais sejam inferiores a 40 000 euros.
04-02-2020
Ensino Superior: PSD apresenta medidas que visam garantir que a ação social chega a quem mais precisa
    Margarida Balseiro Lopes considera fundamental garantir que ninguém fica para trás.
09-01-2020
“Este é um Orçamento sem ambição, sem visão de futuro, sem estratégia, sem rumo e sem responsabilidade”
    Luís Leite Ramos fala numa “peça literária de pura ficção”.
19-12-2019
“A contabilização de todo o tempo congelado para efeitos de progressão é uma questão de elementar justiça”
    Luís Leite Ramos enfatizou que “a posição do PSD é a de sempre”.
18-12-2019
“A educação não foi nem é uma prioridade para este Governo”
    Luís Leite Ramos fala em “palco de experimentalismos, de passos irrefletidos, de precipitações e de caprichos ideológicos”.
12-12-2019
“As escolas estão em situação de extrema carência de funcionários”
    António Cunha acusou o PS de não estar interessado em resolver este problema.
10-12-2019
Rui Rio denuncia: “degradação” da escola pública deve-se às políticas socialistas
    O líder do PSD confrontou o Primeiro-Ministro com os dados do PISA.
21-11-2019
Transição Digital: governo deve estabelecer metas e prazos
    Filipa Roseta apelou à “coragem política” do executivo para “firmar, cumprir e estabelecer metas e prazos”.
20-11-2019
“Facilitismo é a palavra-chave da política educativa deste governo”
    Emídio Guerreiro acusou o executivo de querer “uma escola onde se faz de conta que todos sabem e todos passam”.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas