Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD recomenda a adoção de medidas urgentes em matéria de registos e notariado
A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada por Emília Cerqueira.
Emília Cerqueira apresentou, esta quinta-feira, o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao governo a adoção de medidas urgentes em matéria de registos e notariado. Segundo a deputada, “apesar dos inúmeros anúncios feitos por este governo do PS, suportado pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda, referindo a sua preocupação com a melhoria dos serviços públicos e como a sua política melhorou a vida dos portugueses, mais uma vez esse discurso é desmentido pela realidade, com a degradação generalizada dos serviços públicos a estender-se também aos serviços dos Registos e Notariado”.
De seguida, a parlamentar recordou que este é um sector particularmente menosprezado por este governo, com efeitos muito graves nas condições de trabalho e de atendimento dos cidadãos que recorrem aos seus serviços. “Desde logo, as questões da revisão da Lei orgânica, bem como da revisão do sistema remuneratório dos conservadores, notários e oficiais dos registos e do notariado. Tal como assistimos a uma atitude de inércia por parte da tutela da área da Justiça para compensar os encargos adicionais com deslocações dos trabalhadores. Também se assiste à falta de privacidade no atendimento dos cidadãos que recorrem ao sistema dos registos. A culminar temos a grave situação de falta de recursos humanos e materiais que leva a que alguns serviços não estejam a assegurar o adequado funcionamento”.
Frisando que o PSD não pode ficar indiferente a esta multiplicidade de situações que afetam gravemente a vida dos portugueses e não tem em conta a dignidade que os profissionais desta carreira especial nos merecem, Emília Cerqueira frisou eu o PSD exige ao governo: “que assegure condições para que os serviços dos registos e notariado disponham de recursos materiais e humanos para estarem em pleno funcionamento, dando prioridade às situações mais críticas de falta de conservador; Que imprima urgência na revisão da lei orgânica, bem como na revisão do sistema remuneratório dos conservadores, notários e oficiais dos registos e do notariado; Que nas conservatórias sujeitas a obras de remodelação seja implementado um modelo de atendimento que respeite a privacidade do cidadão; Que seja revisto o pagamento de emolumentos pessoais dos casamentos a conservadores/notários que estão em mobilidade nos serviços centrais do IRN; Que seja implementada medicina do trabalho nos serviços externos; Que assegure a compensação dos encargos adicionais com deslocações dos trabalhadores dos registos que se encontrem em mobilidade forçada”.

07-02-2019 Partilhar Recomendar
15-11-2019
Mónica Quintela considera imprudente estabelecer uma presunção jurídica a favor da residência alternada
    A parlamentar entende que “não se afigura prudente a consagração legal de tal presunção jurídica por desconsiderar o superior interesse da criança”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
19-07-2019
Lei do lobbying: este é o momento de parar para pensar
    Após o veto do Presidente da República, Álvaro Batista afirmou que o PSD prefere esperar 3 meses e decidir bem, do que correr o risco de correr mal.
19-07-2019
Emília Cerqueira louva trabalho desenvolvido pela Provedora de Justiça
    No debate do Relatório Anual, a deputada destacou a forma como a Provedora tratou o processo de indemnização às vítimas dos incêndios.
04-07-2019
Parlamento define princípios gerais de atribuição de abonos para apoio à atividade política dos deputados
    António Leitão Amaro afirmou que a solução encontrada resolve os problemas identificados, mas enfatizou que esta não era a solução defendida pelo PSD.
04-07-2019
Transparência: governo é o maior responsável pelo clima de descrédito que incide sobre os políticos
    No entender de Paulo Rios de Oliveira, o executivo socialista continua a ser parte do problema.
04-07-2019
Regime jurídico do acesso ao direito e aos tribunais nunca foi prioritário para o governo
    Andreia Neto adianta ainda que a proposta do executivo menoriza os advogados portugueses.
04-07-2019
Ao final de quatro anos, governo começa finalmente a identificar problemas
    Sara Madruga da Costa falava a propósito dos problemas no Instituto Nacional de Medicina Legal e nas perícias medico legais em Portugal.
04-07-2019
“Portugal continua a figurar nos relatórios internacionais como um mau aluno em matéria de combate à corrupção”
    Rui Cruz refere que o governo “não soube, ou não quis, dar mais força, profundidade e eficácia à investigação criminal”.
04-07-2019
Proposta do processo de inventário foi prometida durante 4 anos
    Emília Cerqueira considera que, ao apresentar a proposta nos últimos dias dos trabalhos parlamentares, o governo demonstra que afinal não o pretendia aprovar.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas