Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O programa curricular de Estudo do Meio deve ser dinâmico e ajustado às idiossincrasias de cada território”
Liliana Silva lembrou que o PSD sempre defendeu a flexibilidade do currículo através da autonomia das escolas.
No debate da Petição que solicita a revisão do programa curricular da disciplina de Estudo do Meio do 1.º ciclo do Ensino Básico, Liliana Silva começou por saudar os mais de 4000 subscritores da iniciativa, em especial à professora por incutir os valores da participação cívica e aos alunos por agarrarem este desafio e lhe terem dado forma, corpo e vida. “É bom ver que um projeto, com a ampla dimensão do concurso Ciência na Escola, deu resultados como este. A vossa preocupação em solicitar uma revisão ao programa curricular da disciplina de Estudo do Meio, em prol de uma educação centrada no aprofundamento de conhecimento dos vossos territórios e de problemas concretos que podem ser minimizados com uma educação cívica precoce, chegou até nós. A vossa voz está a ser ouvida. Isto prova que a democracia e a política se fazem por todos e para todos”, sublinhou a parlamentar.
Focando-se no documento em análise, a social-democrata afirmou que cientes de que a questão dos incêndios é, infelizmente, sempre atual, o PSD concorda com os peticionários quando referem que se devem tratar precocemente assuntos relacionados com a qualidade do ambiente. “Quanto mais cedo os alunos forem sensibilizados para tratar das florestas com conhecimento das suas características e de medidas de prevenção de incêndios através da supressão de maus hábitos cívicos, mais cedo teremos jovens conscientes e adultos responsáveis capazes de fazer a mudança no país e no mundo. O programa curricular de Estudo do Meio deve ser dinâmico e ajustado às idiossincrasias de cada território. Portanto o 10º objetivo do programa que consiste em reconhecer e valorizar o seu património histórico e cultural, deve sim, como os peticionários apelam, incidir no respeito, proteção e conservação do património ambiental e revelar abertura ao conhecimento do próprio território por parte dos alunos de uma forma mais aprofundada.”
A terminar, Liliana Silva deixou bem vincada a ideia de que esta Petição “assenta no pressuposto que o PSD sempre defendeu: a flexibilidade do currículo através da autonomia das escolas. Portanto, não podemos ignorar o que lemos e a realidade que vemos. A preocupação elencada nesta petição, representa uma ideia global que a todos diz respeito, e por isso consideramos que no âmbito das competências do ministério da educação relativamente à alteração curricular das disciplinas, se tenha em atenção as opiniões emitidas nesta Petição”, concluiu a parlamentar.

18-01-2019 Partilhar Recomendar
03-06-2010
OPINIÃO / Hoje vou à escola
    Dou por mim sentada num pequeno anfiteatro onde eles formam uma mancha multicolor, cor das roupas, cor da pele, uma mancha tranquila de onde se escapam, de quando em vez, os murmúrios dos segredos, um ou outro riso solto, o ruído dos corpos a ajeitarem-se nos assentos, de um saco ou livro que resvala e cai.
02-06-2010
PSD critica centralismo do Ministério da Educação a propósito do encerramento de escolas
    Pedro Duarte acusa Governo de ignorar as cartas escolares, os conselhos municipais de educação, as autarquias, pais e professores e de impor, centralmente, o encerramento de escolas.
31-05-2010
PSD quer saber motivos que levam o Ministério a querer a extinção da Escola Secundária Afonso Domingues
    Sociais-democratas entregaram um requerimento a pedir o estudo que sustenta esta decisão
27-05-2010
PSD requer informações sobre os “gestores de edifício” das escolas da Parque Escolar, EPE
    Os deputados referem que “o modelo de gestão, a existência deste 'gestor de edifício', têm levantado as mais diversas dúvidas, quer por parte das comunidades educativas, quer por parte dos sindicatos e dos diferentes partidos políticos”.
21-05-2010
Deputados querem que o Ministério da Educação cumpra a promessa de construção do Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Santa Marinha, Gaia.
    Câmara Municipal de Gaia investiu um milhão de euros por imposição do Ministério da Educação, mas a obra, apesar de prometida diversas vezes à Câmara Municipal de Gaia e à junta de Freguesia de Santa Marinha, não começa.
19-05-2010
PSD contesta o não reconhecimento do curso de Psicologia como habilitação para a docência e para cursos de formação profissional
    Sociais-democratas não compreendem esta situação de exclusão aos licenciados desta área.
14-05-2010
PSD requer informações sobre o Programa Novas Oportunidades
    Deputados consideram as últimas informações estatísticas manifestamente insuficientes
12-05-2010
Ajustes Directos na Parque Escolar: Ministra da Educação faltou à verdade
    Amadeu Albergaria confrontou o Governo com as declarações da Ministra da Educação sobre o fim dos ajustes directos na Parque Escolar EPE com um Decreto do Governo que prorroga o regime até ao final do ano.
07-05-2010
Raquel Coelho evoca o dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP
    Deputada social-democrata recordou Camões e Pessoa, dois dos expoentes máximos da língua portuguesa.
06-05-2010
Deputados do PSD recebem peticionários: em cima da mesa a salvaguarda do complexo das Sete Fontes
    Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga receberam hoje um grupo de peticionários que se tem batido pela salvaguarda do complexo das Sete Fontes na cidade de Braga.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas