Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD contesta alterações ao Regime Jurídico das Armas e Munições
Andreia Neto considera que o governo apresenta “soluções altamente controversas e sem qualquer tipo de justificação”.
No debate de uma Proposta de Lei do governo que visa alterar o Regime Jurídico das Armas e suas Munições, Andreia Neto afirmou que o PSD não percebe qual é a necessidade que o governo encontrou para legislar nesta matéria. “O Governo apresenta uma Proposta invocando uma diretiva europeia, impondo restrições que a diretiva não tem e que não existem noutros países. O governo decide com esta proposta relacionar atiradores desportivos, colecionadores, caçadores e outros detentores legais de armas, pessoas que herdaram uma arma, com a potencial criminalidade grave, atingindo um setor com grande impacto em todo o território nacional e que representa milhões de euros e milhares de postos de trabalho. O governo decide desrespeitar o setor das armas, desencadeando um processo legislativo, com um conjunto de normas que, não emanando da diretiva, visam restringir os direitos de todos aqueles que, legalmente e ao abrigo da respetiva licença detêm armas que adquiriram nos termos da lei”.
De seguida, a parlamentar recordou ao Ministro da Administração Interna que Portugal foi considerado o 3º país mais pacífico do Mundo. “O que sabemos é que criminalidade diminuiu. O que sabemos é que diretiva comunitária não exige as propostas que o governo propõe. O que sabemos é que o setor apresenta argumentos e sobretudo conhecimentos técnicos para não falar dos jurídicos quer sustentam a enorme subjetividade acerca do que é permitido ou do que é proibido e punido, o que torna as normas penais vagas e sem propósito concreto. Tal subjetividade resultará em dificuldades e até absurdos práticos”.
Dirigindo-se ao governante, Andreia Neto enfatizou que a Proposta de Lei em debate aponta para “soluções altamente controversas e sem qualquer tipo de justificação”, pelo que importa resposta cabal a algumas questões para que possamos discutir esta proposta abertamente. Assim, a parlamentar questionou qual a intenção do governo com a apresentação destas alterações profundas que em nenhum momento constam da Diretiva em causa e que não terão paralelo noutros países da União Europeia.

21-12-2018 Partilhar Recomendar
18-05-2020
Condições das forças de segurança, PSD quer ouvir os responsáveis da PSP e GNR
    O PSD considera que este é o momento para se fazer uma análise e um balanço acerca das condições que foram e são proporcionadas às forças de segurança para exercerem cabalmente as suas funções.
12-05-2020
Lei da nacionalidade: alterações sucessivas propostas pela esquerda são inadequadas
    Os deputados do PSD encaram “com apreensão” este carrossel de mudanças e consideram que a lei em vigor é das “mais generosas da Europa”.
05-05-2020
Comemorações do 1.º de Maio: Governo “atirou dinamite para as pessoas que queriam proteger”
    Carlos Peixoto acusou o Governo de “ter medo da CGTP”.
25-04-2020
Agentes da PSP estão a pagar máscaras de proteção individual para cumprirem missões
    Os deputados do PSD querem saber se “foram dadas orientações superiores para os profissionais da PSP adquirirem a suas expensas as máscaras de proteção individual”.
23-04-2020
Autoridades desconhecem quantos hostels e pensões servem de alojamento de imigrantes e refugiados
    Os sociais-democratas estão preocupados com o “pingue-pongue” de passagem de responsabilidades públicas sobre as condições de alojamento dos requerentes de asilo.
09-04-2020
Covid19: Corporações de Bombeiros e do INEM devem ter equipamento de proteção individual completo
    O PSD confrontou o Ministro da Administração Interna com as denúncias de falta de material, uma situação que “não salvaguarda nem a segurança destes profissionais nem a dos cidadãos em geral”.
08-04-2020
Libertação de reclusos: PSD considera que a “iniciativa não promove uma ação humanitária, mas sim uma redução arbitrária”
    O deputado reiterou a oposição do PSD ao regime excecional de flexibilização da execução das penas.
07-04-2020
PSD recusa perdão de penas e só admite prisão domiciliária para grupos de risco
    A posição dos sociais-democratas foi expressa por André Coelho Lima.
07-04-2020
PSD questiona Governo sobre equipamentos de proteção individual e realização de testes aos elementos das forças de segurança
    Os sociais-democratas querem respostas do ministro da Administração Interna.
03-04-2020
Libertação de reclusos: PSD estranha “urgência da medida” e não compreende os critérios
    André Coelho Lima considera a libertação de reclusos como medida para conter a propagação da Covid-19 “difícil de compreender”, tendo em conta o período excecional que vivemos e que exige de todos os cidadãos particular sentido de responsabilidade.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
25-05-2020 Comissões parlamentares
26-05-2020 Comissões parlamentares
27-05-2020 Sessão Plenária
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas