Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Margarida Mano: “a educação não foi nem é uma aposta para este governo”
A deputada considera que, também na área da educação, “o Orçamento é mais uma oportunidade perdida”.
Frisando que quem manda no orçamento da Educação é o Ministro das Finanças, Margarida Mano afirmou esta segunda-feira que “o Orçamento é mais uma oportunidade perdida”. No debate na generalidade do Orçamento para 2019, a Vice-Presidente da bancada do PSD referiu que existem várias diferenças entre o governo e o PSD, sendo que a principal “diferença de atitude que existe entre nós é a ambição. O PSD representa um país com ambição, que olha para o futuro e quer ser um Portugal melhor num mundo melhor. Esta ambição não enjeita a importância do deficit zero, mas aspiraria a um superavit estrutural. Esta ambição não aceita que o investimento em Educação seja de 2.2%, quando em 2015 era de 4.8%”.
De seguida, a parlamentar afirmou que as diferenças ideológicas traduzem-se em escolhas que desperdiçam a oportunidade. “São escolhas de um caminho de ilusão, de irresponsabilidade dos partidos que apoiam o governo. São escolhas erradas de diminuição do investimento público na formação das gerações para o futuro; de utilização de receita excecional para cobrir despesa corrente; de injustiça territorial para com os cidadãos dos territórios de baixa densidade e de medidas populistas que criam iniquidade social”.
É um orçamento de “medidas eleiçoeiras” refere a deputada, citando o insuspeito ex-eurodeputado socialista Vital Moreira.
Na Educação e no Ensino Superior são introduzidas medidas que “vão beneficiar quem menos precisa à custa dos que de mais ajuda carecem. Veja-se a redução do valor da propina máxima: é uma medida que não facilita a vida aos mais carenciados, que já recebem bolsa, e que de forma perversa, ao baixar o limite de rendimento, retira cerca de 1500 bolseiros ao sistema. Justiça social significaria usar esses 50 milhões de euros em Ação Social e em alojamento”.
Estes e outros dados demonstram, na opinião de Margarida Mano, que “a educação não foi nem é uma aposta para este governo. Pelos dados que este Orçamento revela, e também pelos que não revela, como é possível dizer que a educação foi uma aposta desta legislatura quando nos apresenta um orçamento pouco rigoroso e a níveis de investimento inferiores a 2015? A situação é insustentável e pede ações decisivas, estruturais, ao invés de opções de curto prazo, que nos distraem do fundamental da governação: saber elevar Portugal ao estatuto que merece no mundo, ao invés de apenas gerir um status quo”.

30-10-2018 Partilhar Recomendar
21-05-2010
Deputados querem que o Ministério da Educação cumpra a promessa de construção do Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Santa Marinha, Gaia.
    Câmara Municipal de Gaia investiu um milhão de euros por imposição do Ministério da Educação, mas a obra, apesar de prometida diversas vezes à Câmara Municipal de Gaia e à junta de Freguesia de Santa Marinha, não começa.
19-05-2010
PSD contesta o não reconhecimento do curso de Psicologia como habilitação para a docência e para cursos de formação profissional
    Sociais-democratas não compreendem esta situação de exclusão aos licenciados desta área.
14-05-2010
PSD requer informações sobre o Programa Novas Oportunidades
    Deputados consideram as últimas informações estatísticas manifestamente insuficientes
12-05-2010
Ajustes Directos na Parque Escolar: Ministra da Educação faltou à verdade
    Amadeu Albergaria confrontou o Governo com as declarações da Ministra da Educação sobre o fim dos ajustes directos na Parque Escolar EPE com um Decreto do Governo que prorroga o regime até ao final do ano.
07-05-2010
Raquel Coelho evoca o dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP
    Deputada social-democrata recordou Camões e Pessoa, dois dos expoentes máximos da língua portuguesa.
06-05-2010
Deputados do PSD recebem peticionários: em cima da mesa a salvaguarda do complexo das Sete Fontes
    Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga receberam hoje um grupo de peticionários que se tem batido pela salvaguarda do complexo das Sete Fontes na cidade de Braga.
05-05-2010
Alteração do Governo ao Estatuto do Aluno é a “prova de recuperação” perante o Parlamento
    Emídio Guerreiro salientou que a nova proposta do Governo para o Estatuto do Aluno “arrasa com os princípios da legislação aprovada apenas há 2 anos e meio com os votos da maioria socialista”.
04-05-2010
Deputados do PSD questionam Ministra da Educação sobre avaliação e concurso de professores
    Sociais-democratas defendem que os resultados do anterior modelo de avaliação não devem ser considerados para efeito do Concurso de Professores de 2010.
27-04-2010
Pedro Rodrigues participa na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
    Social-democrata respondeu às perguntas dos “deputados” eleitos pelos círculos eleitorais
23-04-2010
PSD contra modelo de avaliação dos professores para Concurso 2010/2011
    Deputados alertam para problemas de um processo de avaliação “que não teve uma linha condutora coerente e equilibrada”
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
14-07-2020 Comissões parlamentares
15-07-2020 Comissões parlamentares
16-07-2020 Comissões parlamentares
17-07-2020 Comissões parlamentares
22-07-2020 Sessão Plenária
23-07-2020 Sessão Plenária
24-07-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas