Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD defende a construção urgente da nova ala pediátrica do São João
Luís Vales apresentou a iniciativa dos sociais-democratas e apelou a todos os partidos que coloquem os interesses das crianças à frente das questões ideológicas.
“Hoje podemos fazer a diferença. Hoje podemos dar um passo decisivo para honrar o nome deste Parlamento perante as crianças e as famílias de Portugal. Esta iniciativa não é apenas mais um Projeto de Resolução. Não é apenas mais uma recomendação, a somar a tantas outras, mais ou menos cumpridas pelos sucessivos governos, ao sabor das suas conveniências de momento. O que se trata aqui é de resolver um problema muito sério e muito grave. Um problema que tem a ver com as crianças tratadas no Hospital de São João – em especial as que sofrem doença oncológica –, que são tratadas em condições humanamente indignas e mesmo «miseráveis», como ainda há meses o reconheceu o próprio responsável máximo daquela instituição do SNS”. Foi desta forma que Luís Vales apresentou o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo que adote, de imediato, todos os procedimentos e medidas necessárias para que se proceda à construção, no mais curto espaço de tempo possível, das novas instalações do Centro Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto.
De seguida, o social-democrata recordou que estas crianças esperam há já uma década por instalações onde possam ser tratadas com um mínimo de decência. “Os pais dessas crianças, que já tanto sofrem com a doença que atingiu os seus entes mais queridos, são obrigados a submeter os seus filhos a condições de tratamento indignas de qualquer país civilizado. E os profissionais de saúde do Hospital de São João, cuja abnegação nunca é de mais realçar, por muito que queiram ajudar, simplesmente não têm instalações condignas para trabalhar, não dispõem de uma estrutura bem equipado e com as necessárias condições para prestar cuidados de saúde de qualidade”.
De acordo com o deputado, o governo prometeu, em abril passado, que o processo para a construção da nova ala pediátrica do hospital de São João avançaria ainda esse mês. “Já lá vai meio ano. Também é verdade que, em Junho de 2017, a então Presidente da ACSS – e atual Ministra da Saúde – assinou um memorando de entendimento com o São João para a construção do Centro Pediátrico Integrado naquela unidade hospitalar, onde se previa que a obra arrancasse em outubro desse ano e que estaria concluída em 2020. Já lá vai ano e meio”.
Contudo, frisa o social-democrata, agora o que interessa é resolver rapidamente esta lamentável situação. Porém, o caminho que o governo escolheu para lançar procedimento concursal não é o caminho mais rápido nem o mais adequado para a resolução do problema. “Esse caminho passa por encetar todos os procedimentos que permitam a construção imediata dessas novas instalações, aproveitando e adaptando um projeto que já existe, de modo a que a alça pediátrica do São João possa entrar em funcionamento o quanto antes. A presente iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD decorre de uma situação grave e que já pode ser qualificada de excecional, pelo que também requer medidas excecionais e imediatas, no sentido de concluir as obras do São João num prazo de dois anos. Para se alcançar esse objetivo, o PSD considera que o Governo deve inclusivamente ponderar a adoção do procedimento do ajuste direto, tanto no que se refere ao projeto de conceção como para a construção das referidas instalações”.
A terminar, Luís Vales apelou a todos os partidos para que deixem “as questões ideológicas e partidárias de lado e para olharem para uma outra ideologia: a das crianças”.

18-10-2018 Partilhar Recomendar
11-09-2019
“Fracasso, ilusão e desorganização é a trilogia triste que caracteriza a forma como António Costa governou”
    Adão Silva declarou que “nunca um governo cobrou tanto dinheiro em impostos e nunca um governo deixou degradar tanto os serviços públicos que deviam servir os cidadãos”.
19-07-2019
Nova Lei de Bases da Saúde não vai melhorar o acesso à saúde dos portugueses
    Ricardo Baptista Leite criticou os socialistas por se terem “encostado à esquerda radical”.
19-07-2019
“Esquerdas-unidas demonstraram o seu total desprezo pelos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica”
    Na base da acusação de José António Silva está o chumbo da iniciativa do PSD.
19-07-2019
“Vivemos a fase mais negra da história do SNS”
    Ricardo Baptista Leite fala em degradação do acesso dos utentes, numa crescente tensão social dos profissionais e numa desumanização do SNS.
10-07-2019
“O Primeiro-Ministro falhou na proteção da saúde dos portugueses”
    Ricardo Baptista Leite enumerou um conjunto de promessas que António Costa fez e não cumpriu.
05-07-2019
PSD defende a inclusão nos currículos escolares do ensino de suporte básico de vida e desfibrilhação
    Simão Ribeiro enfatiza que “a literacia em saúde é fundamental” e ajuda a salvar vidas.
04-07-2019
PSD disponível para contribuir para uma boa lei sobre ensaios clínicos de medicamentos para uso humano
    Sublinhando a inegável complexidade da matéria, Isaura Pedro sinalizou matérias que merecem uma ponderação cuidada.
02-07-2019
“Este governo é o campeão da destruição dos serviços públicos”
    Clara Marques Mendes afirmou que “o Governo fala dos pobres, mas desfavorece-os; prega a solidariedade, mas não a pratica”.
27-06-2019
Saúde: Miguel Santos considera que “foram 4 anos perdidos”
    O social-democrata considera que são 4 anos que vão ser muito complicados de recuperar.
27-06-2019
Saúde: “governo falha todos os dias para com os cidadãos mais vulneráveis”
    Ricardo Baptista Leite sublinhou que “quem não vai ao terreno, quem não fala com os doentes, quem não ouve os profissionais, nunca poderá ter noção das dificuldades dos cidadãos, nem de como governar adequadamente o país”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas