Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Brexit: governo assume a “postura da cigarra”
A crítica foi feita por Rubina Berardo, que desafiou ainda o Primeiro-Ministro a procurar junto dos parceiros europeus apoio para a comunidade portuguesa na Venezuela.
No debate sobre a Europa com o Primeiro-Ministro, Rubina Berardo confrontou António Costa com os temas que estão na agenda do próximo Conselho Europeu, concretamente o Brexit e as migrações. Sublinhando que espera que o Primeiro-Ministro leve a esta reunião propostas concretas que vão ao encontro do interesse nacional e europeu, a Vice-Presidente da bancada social-democrata frisou que o PSD “continua profundamente preocupado com estado de impreparação de Portugal a 6 meses do Brexit”.
No entender da deputada, “ao executivo cumpre agir” e preparar as empresas portuguesas e a comunidade portuguesa no Reino Unido para a eventualidade de um não acordo. Neste âmbito, a parlamentar recordou o trabalho que os outros países estão a fazer: “o governo Holandês contratou mil oficiais aduaneiros para os portos para fazer face ao cenário de não-acordo. O Primeiro-Ministro irlandês contratou 700 novos agendes aduaneiros, 300 novos funcionários para inspeções agrárias e pecuárias e mais investimento na estrutura física dos portos. O Primeiro-Ministro francês solicitou aos restantes membros do seu governo planos de contingência para um cenário de não-acordo. O Ministro das Finanças dinamarquês anunciou a criação de uma dotação extraordinária de 100 milhões de euros no orçamento para lidar com a ausência de acordo e o próprio Mistro britânico afirmou eu todos os governos têm de planear todas as contingências. Todos, menos Portugal, pois não vemos essas medidas a serem ativadas em Portugal”. Tendo em conta esta realidade, Rubina Berardo lamentou que “só em Portugal é que o governo assume uma personagem de cigarra neste contexto, sem planos de contingência efetivos no terreno e sem investimentos concretos”.
No que respeita às migrações, a vice da “bancada laranja” começou por declarar que a realidade geográfica de Portugal e o consenso político tem levado a que o debate sobre esta matéria não seja tão emotivo como em outros estados-membro.
Depois, a parlamentar questionou a António Costa se irá abordar o agudizar da crise socioeconómica na Venezuela junto dos seus pares europeus, uma vez que nos últimos 3 anos a Venezuela perdeu 1,6 milhões de habitantes, realidade que também afetou a comunidade portuguesa. “Tratam-se de refugiados de um sistema político e económico que não assegura a sua segurança pessoal e económica. Chegou a altura de a União Europeia agir com celeridade e eficácia para apoiar as comunidades portuguesas, italianas e espanholas que residem na Venezuela”, referiu a deputada.

11-10-2018 Partilhar Recomendar
17-10-2018
Venezuela: comunidade portuguesa tem de sentir que estamos com eles e não os esquecemos
    Carlos Gonçalves enfatizou que nesta matéria não há agendas partidárias, apenas a “agenda Portugal”.
10-10-2018
António Ventura acusa o governo de ignorar as Regiões Ultraperiféricas
    O social-democrata quer saber se este é um esquecimento propositado ou se resulta do desleixo do executivo.
28-09-2018
PSD apresenta voto de solidariedade incondicional com a comunidade portuguesa na Venezuela
    Rubina Berardo sublinhou que os sociais-democratas têm acompanhado com profunda preocupação o agudizar da crise política, social e económica na Venezuela.
18-07-2018
Ângela Guerra alerta para o drama vivido pela família de Américo Sebastião
    Desaparecido em Moçambique em 2016, a deputada reiterou a disponibilidade do PSD para ajudar à resolução deste processo.
12-07-2018
Nilza de Sena reeleita presidente da Comissão de Assuntos Económicos da OSCE
    A deputada do PSD foi ainda nomeada Vice-Presidente do PPE na OSCE.
12-07-2018
Inês Domingos acusa o governo de não estar empenhado na reforma da união económica e monetária
    A deputada considera que este é um tema fundamental para Portugal por causa da fragilidade que resulta de termos um sistema bancário ainda com muitas dificuldades.
12-07-2018
BREXIT: é fundamental que o governo português acompanhe as negociações de forma a salvaguardar os nossos interesses
    Carlos Gonçalves enfatiza que os cerca de 400 mil portugueses que ali residem devem merecer uma atenção especial do executivo.
20-06-2018
Fernando Negrão desafia António Costa a acabar com “o discurso amável e subordinado”
    Perante o anúncio de cortes nos fundos comunitários, o líder parlamentar do PSD exigiu uma posição firme por parte do governo português.
20-06-2018
“Reformas estruturais arrepiam o Primeiro-Ministro”
    Maria Luís Albuquerque enfatiza que o país precisa dessas reformas e que o governo tem obrigação de as levar a cabo.
20-06-2018
Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a concertar esforços com os nossos parceiros europeus para evitar cortes na PAC
    A Vice-Presidente da bancada do PSD alertou para as consequências desses cortes.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas