Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Helga Correia exige respostas urgentes para o hospital de Oliveira de Azeméis
Exigência surge após uma visita a esta unidade hospitalar.
A deputada do PSD Helga Correia denunciou esta quarta-feira a falta de meios humanos no Hospital São Miguel, de Oliveira de Azeméis, cinco meses depois de ter questionado o Ministério da Saúde e de ter exigido uma intervenção naquela unidade hospitalar. Através de uma pergunta dirigida ao Ministério da Saúde, a parlamentar social democrata sublinha as carências de meios humanos e técnicos do estabelecimento de saúde, integrado no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.
“Há alas a necessitar de obras de requalificação, espaços que se encontram fechados há vários anos” – recorda Helga Correia no texto que suporta a pergunta, sublinhando que não são exigidas, “obras megalómanas”, mas apenas “um hospital com condições dignas e que continue a prestar serviços de saúde de proximidade a todos os oliveirenses”.
Helga Correia faz notar que a medicina interna está num espaço “totalmente requalificado e equipado com capacidade para 42 camas, mas está subaproveitado, na medida em que são ocupadas apenas 26 camas por falta de meios humanos”. Referindo-se, ainda, à falta de meios humanos, “é transversal à medicina interna que teve de fechar 16 camas, aos cuidados paliativos que só têm resposta em hospital de dia, e à urgência onde faltam médicos internistas, o que implica a transferência de doentes para o Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira depois de admitidos no hospital de Oliveira de Azeméis”.
Recorde-se que, em março de 2017, a deputada Helga Correia, natural de Oliveira de Azeméis, eleita pelo círculo de Aveiro, numa audição regimental efetuou um conjunto de questões sobre o Hospital de São Miguel, tendo, na ocasião, o ministro deixado promessa de responder por escrito, dada a quantidade de questões. Sem resposta, em abril de 2018 voltou a questionar a tutela sobre a mesma matéria, tendo sido transmitido que “vai ter uma atenção especifica no âmbito da ULS”.
O Hospital São Miguel, de Oliveira de Azeméis presta cuidados de saúde de proximidade, num edifício antigo, que tem sofrido obras de requalificação ao longo dos vários anos, obras estas essenciais para a prestação de cuidados de saúde aos utentes que recorrem àquela unidade hospitalar. Numa visita em outubro de 2018, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro constataram “in loco” que a unidade hospitalar não está a ser utilizada na sua capacidade total.
Na pergunta agora dirigida ao Ministério da Saúde, Helga Correia quer saber se vai a tutela reforçar o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e, assim, o Hospital São Miguel, de Oliveira de Azeméis, com os meios técnicos e humanos reclamados há vários anos. Por outro lado, tendo em consideração que os hospitais não dispõem de meios humanos suficientes para fazer face aos picos de inverno que se avizinham, importa obter uma resposta sobre que medidas estão a ser tomadas e ou ponderadas com vista a minimizar a falta de camas.
O reforço dos meios humanos para potenciar a capacidade interna, em contraponto com a contratação de camas ao exterior, e obras de beneficiação do edifício do Hospital de São Miguel são outras questões colocadas ao Ministério da Saúde.

04-10-2018 Partilhar Recomendar
19-02-2020
“Os portugueses têm assistido a uma crescente e evidente deterioração das condições de acesso ao SNS”
    Sandra Pereira refere que essa deterioração é particularmente visível nas cirurgias, consultas hospitalares de especialidade e nos exames complementares de diagnóstico e terapêutica.
12-02-2020
Inoperacionalidade dos helicópteros do INEM compromete meios de socorro às populações
    Os deputados do PSD estão preocupados com uma série de falhas detetadas no sistema de emergência médica helitransportada do INEM.
12-02-2020
É inadmissível que existam hospitais do SNS que não adquiram os medicamentos que os seus doentes precisam
    Álvaro Almeida fala numa “falta de financiamento” que resulta em problemas no acesso aos cuidados de saúde.
06-02-2020
Deputados do PSD reclamam nomeação de diretor clínico para o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga
    António Topa, Helga Correia e Carla Madureira e questionaram a Ministra da Saúde.
05-02-2020
PS votou contra a criação de camas de cuidados continuados
    Álvaro Almeida criticou a irresponsabilidade dos socialistas.
04-02-2020
Álvaro Almeida: propostas do PSD garantem um acesso mais atempado e equitativo dos portugueses aos serviços de saúde
    O deputado considera que o problema da falta de acesso dos utentes aos serviços do SNS é a marca da governação falhada do PS na área da saúde.
03-02-2020
PSD defende uma redução de 15% dos custos com médicos tarefeiros
    Rui Cristina recordou que a própria Ministra da Saúde descreveu esta situação como “um cancro que está a percorrer o SNS”.
10-01-2020
650 mil portugueses sem médico de família comprovam o falhanço da governação socialista
    Referindo-se às promessas do governo, Rui Cristina lembrou igualmente o novo hospital do Algarve que continua sem sair do papel.
10-01-2020
Governo infligiu uma degradação sem precedentes ao SNS
    Alberto Machado denunciou as consequências das cativações no setor da saúde.
10-01-2020
Ricardo Baptista Leite: “este é um Orçamento que faz mal à saúde”
    O Vice-Presidente da bancada do PSD alerta que os portugueses assistirão, em 2020, à continuação da deterioração do Serviço Nacional de Saúde.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas