No passado dia 23 de abril, os deputados do Grupo Parlamentar do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Coimbra, tiveram a ocasião de visitar as instalações do Centro de Saúde da Avenida Fernão de Magalhães, na cidade de Coimbra.
Nessa visita, recordam os deputados, “foi infelizmente possível constatar a avançada degradação em que se encontram as instalações Centro de Saúde da Avenida Fernão de Magalhães, designadamente a existência de varias casas de banho sem funcionar em virtude de avarias, problemas de isolamento, pinturas degradadas, difícil acessibilidade, pavimento em mau estado. Alguns profissionais chamaram a atenção para problemas frequentes na instalação elétrica e nos elevadores”.
Segundo os parlamentares, “estas situações só poderão ser resolvidas com obras de remodelação adequadamente realizadas ou através da construção de novas instalações, opção que parece mais vantajosa atento o facto de as instalações onde funciona a unidade de saúde não serem propriedade públicas, o que importa ao Estado o pagamento de uma renda”.
Por se tratar de “uma situação preocupante e que requer, da parte do Governo, a tomada de medidas de planeamento e outras, com vista à melhoria da prestação de cuidados de saúde para todos os utentes do Centro de Saúde da Fernão de Magalhães”, os deputados entregaram no Parlamento
uma Pergunta dirigida ao Ministro da Saúde.
No documento, os deputados questionam:
• se está prevista a realização de obras de reabilitação do edifício do Centro de Saúde da Avenida Fernão de Magalhães, na cidade de Coimbra, de modo a que o mesmo possa cumprir as condições mínimas de funcionamento?
• Caso a resposta à pergunta anterior seja positiva, qual a calendarização dessas obras?
• Qual o montante de renda que o Estado já pagou ao senhorio, nos últimos 3 anos?
• Qual o montante de investimento realizado na melhoria das instalações físicas da USF e quem pagou esse investimento?
•Qual a data prevista para o lançamento do concurso para a obra das novas instalações do Centro de Saúde da Fernão de Magalhães?
• Qual a data prevista para a conclusão das obras para as novas instalações do Centro de Saúde da Fernão de Magalhães?