Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Prospeção de petróleo: PS tem proclamado uma coisa e praticado o seu contrário
José Carlos Barros denunciou a “falta de rigor, transparência e a displicência que têm caracterizado este processo”.
O Parlamento realizou, esta sexta-feira, um debate de atualidade sobre “a dispensa de Avaliação de Impacte Ambiental para furo de prospeção de petróleo ao largo de Aljezur”. Em nome do PSD, José Carlos Barros começou por recordar que esta discussão ganha atualidade, porque o Governo e o PS, nesta matéria, reiteradamente, têm proclamado uma coisa e praticado o seu contrário.
No entender do social-democrata este debate é também sobre credibilidade e confiança, neste caso sobre quebra de confiança. “O Governo e o PS podem ser a favor ou contra a pesquisa e prospeção de petróleo, incompreensível é que, simultaneamente, ou consoante, sejam a favor e sejam contra. Inaceitável é que legislem no sentido de, nestes processos, ser obrigatória a consulta aos municípios e depois ao Governo seja absolutamente indiferente o que os municípios dizem e as posições que adotam. Incompreensível é o Governo dar licença a um furo de pesquisa sem exigir estudo de impacte ambiental, e ao mesmo tempo o PS vir dizer que «é uma vergonha para a defesa do ambiente a decisão da APA de dispensar o estudo de impacte ambiental». Aliás, isso ficou claro quando o Ministro dos Negócios Estrangeiros veio de imediato manifestar concordância à posição da APA, assumindo politicamente o processo”.
Contudo, adianta o deputado, isto não é uma novidade. “Foi assim quando, em dezembro de 2016, o PS/Algarve se congratulava com a decisão governamental de rescindir os contratos para a prospeção de petróleo, e logo a seguir o governo anunciava a autorização inicial para este mesmo furo de pesquisa. Tudo isto ao mesmo tempo em que a Ministra do Mar, nos Estados Unidos, numa ação de promoção, desafiava os grandes investidores internacionais e apresentava a exploração de petróleo offshore como uma oportunidade de investimento no nosso País. Isto, enquanto a consulta pública do título de utilização desta mesma sondagem, no ano passado, recebia 42.000 objeções”.
A terminar, José Carlos Barros enfatizou que o “PSD denuncia, com veemência, esta falta de rigor, esta falta de transparência e a displicência, do ponto de vista da salvaguarda ambiental, que têm caracterizado o processo e que culmina neste episódio, de desrespeito pelos cidadãos que participaram nas consultas públicas, gerador de desconfiança e incerteza, e, portanto, inaceitável, de, no enquadramento que se conhece, dispensar o procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental. O Governo ainda está a tempo de emendar a mão. E é isso que se exige”, remata o deputado.

18-05-2018 Partilhar Recomendar
30-04-2010
Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina (PNSACV) não serve as populações
    Mendes Bota e Antonieta Guerreiro consideram que a proposta de Plano de Ordenamento apresentada “aparenta prolongar a ausência de um modelo sustentável e de qualidade de vida das populações dos municípios por ele abrangidos”
30-04-2010
PSD preocupado com possível encerramento do Grupo Alicoop
    Deputados do PSD querem que o Governo adopte medidas para apoiar esta empresa, que segundo um estudo realizado, tem viabilidade de funcionamento.
29-04-2010
OPINIÃO / As Primeiras Damas Algarvias
    Depois de ter assistido, in loco, à homenagem que a “Associação 25 de Abril” prestou às “Mulheres da República”, parece-me oportuno observar as esposas dos ex-Presidentes e do actual Presidente da República Portuguesa do “Pós 25 de Abril”. Ora, três das quatro mulheres que exerceram ou exercem a difícil função de Primeiras-Damas são algarvias.
21-04-2010
PSD defende relançamento da Portugal Film Commission
    Mendes Bota e Antonieta Guerreiro apostam na estratégia de valorização e promoção de Portugal como Destino Audiovisual
21-04-2010
Critérios de selecção da candidatura à Ryder Cup geram dúvidas
    Mendes Bota interroga Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento
16-04-2010
PSD preocupado com a situação dos resíduos industriais perigosos e tratamento de solos contaminados em Portugal
    Os resultados de tratamentos de Resíduos Industriais Perigosos (RIP) relativos a 2009 são indicativos de que algo não está decorrer como planeado
15-04-2010
PSD entregou Projecto de Lei para alterar a Lei de Bases do Ambiente
    O Partido Social democrata entregou, no parlamento, uma proposta de alteração da Lei de Bases do Ambiente procurando responder à necessidade de actualizar o diploma, em função da evolução dos conceitos, das tecnologias e dos novos bens jurídicos a proteger naquele domínio, bem como dos próprios fenómenos naturais, de entre os quais sobressaem as Alterações Climáticas.
06-04-2010
OPINIÃO / Toxicodependência
    A toxicodependência é um problema que afecta a todos e a sua solução deverá passar também por toda a sociedade. Falta sistematizar de forma integrada os mecanismos existentes. Em meu entender a solução passa por articular melhor 3 pilares fundamentais: fiscalização e monitorização da medicação da substituição nos CATs; politicas de tratamento e internamento; politicas da prescrição médica e do medicamento.
06-04-2010
Conceição Jardim Pereira alertou para a situação da Lagoa de Óbidos
    A deputada do PSD voltou a questionar a Ministra do Ambiente sobre a ausência de uma resposta séria e rápida do Governo
06-04-2010
PSD questiona Ministra do Ambiente sobre Plano Nacional de Barragens
    Sociais-democratas levantaram questões sobre os estudos de impacte ambiental existentes e sobre as barragens do Fridão e de Vale do Tâmega
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas