Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Deputados do PSD eleitos por Aveiro exigem requalificação urgente da escola secundária de Esmoriz
Os parlamentares defendem a programação urgente da requalificação do estabelecimento de ensino, no âmbito do Portugal 2020.
Os deputados do PSD eleitos por Aveiro atribuem à falta de estratégia do governo na área da educação as condições da escola secundária de Esmoriz, concelho de Ovar, reclamando uma intervenção urgente. O grupo parlamentar social democrata entregou um projeto de resolução na Assembleia da República, reclamando do Ministério da Educação a programação urgente da requalificação do estabelecimento de ensino, no âmbito do Portugal 2020.
“A escola, com mais de 30 anos, encontra-se em condições degradadas que põem em causa a segurança da comunidade que serve. Para além dos problemas de insalubridade, de falta de espaço e condições condignas, verifica-se também a desadequação e mau estado da rede de canalizações, da rede elétrica e a deficiente localização dos depósitos de gás” – lê-se no projeto de resolução, referindo-se à escola secundária de Esmoriz, com mais de 600 alunos e 100 professores e funcionários.
Para o PSD, são “inaceitáveis” as condições de funcionamento e riscos a que são sujeitos os alunos, professores, técnicos e assistentes administrativos e operacionais, “que põem em causa a qualidade do serviço público de educação e a segurança da comunidade educativa e que importa corrigir”.
Os deputados do PSD eleitos por Aveiro visitaram o estabelecimento de ensino, com a Câmara Municipal e da Junta de Freguesia representadas, tendo sido reiterado que o município – pese embora a responsabilidade por esta escola seja exclusiva do Governo –, face à premência e urgência na resolução deste problema e perante a inação do Ministério da Educação, já informou a tutela da sua disponibilidade de assumir na íntegra o investimento inerente à comparticipação nacional da despesa pública resultante de uma intervenção requalificação.
Como é referido no projeto de resolução agora entregue, a Câmara Municipal enviou, nos primeiros dias de maio, uma declaração de intenção do município, à semelhança de outros procedimentos adotados pela autarquia, no passado recente. “A autarquia está, pois, na disposição de assumir a totalidade da componente financeira nacional e ainda a realização do projeto da obra” – vincam os deputados do PSD/Aveiro.
O projeto de resolução exige que o governo “programe, no âmbito do Portugal 2020, rapidamente, a requalificação da Escola Secundária de Esmoriz, nas condições apresentadas pela Câmara Municipal de Ovar, no sentido de garantir que esta possa providenciar à comunidade educativa as condições indispensáveis para uma escolaridade de qualidade e em segurança”.
“Nunca a sociedade pagou um preço tão elevado para ter acesso aos bens providenciados pelo Estado como em 2017, com a agravante que nunca se registou uma tão clara diminuição da qualidade dos serviços prestados pelo Estado” – lamentam os deputados do PSD, vendo nisso a explicação para o estado em que se encontra a escola secundária de Esmoriz.

18-05-2018 Partilhar Recomendar
12-02-2010
PSD quer esclarecimentos sobre abuso fraudulento do Programa e-escola
    Denúncia de uma funcionária administrativa da Escola EB 2,3 José Anjos alerta para vulnerabilidade da utilização abusiva do programa
10-02-2010
Pedidos de abertura de novos cursos sem resposta do Governo
    PSD denuncia ausência de respostas da tutela de pedidos que remontam a 2006
09-02-2010
Paulo Batista Santos pede esclarecimentos sobre alargamento do Programa de Modernização do Parque Escolar nas escolas do concelho da Batalha
    Deputado pede acesso a novo projecto que inclui Escola Sede do Agrupamento de Escolas da Batalha – Escola Básica Mouzinho de Albuquerque
09-02-2010
Serviço de Acção Social Escolar está desajustado da realidade actual
    Deputados pedem esclarecimentos ao ministro Mariano Gago
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas