Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD apresenta iniciativas para fomentar a empregabilidade das pessoas com deficiência ou incapacidade
Sandra Pereira apresentou as propostas que pretendem ser “instrumentos promotores da autonomia e da inclusão”.
“A Convenção das Pessoas com Deficiência estabelece a necessidade de fomentar o emprego e a empregabilidade enquanto instrumentos promotores da inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidade, e reitera que o acesso ao mercado de trabalho, a integração profissional, a aprendizagem ao longo da vida e a acessibilidade ao espaço físico constituem princípios basilares das Políticas Públicas de Inclusão.” Foi com estas palavras que Sandra Pereira iniciou a sua intervenção, esta sexta-feira, no debate em que apresentou as propostas do PSD para a promoção do emprego para pessoas com deficiência.
De acordo com a deputada, o desemprego das pessoas com deficiência, em Portugal, assume uma dimensão preocupante, pois está acima da média da União Europeia, e é significativamente superior ao desemprego das pessoas sem deficiência. “Para o Grupo Parlamentar do PSD esta é uma matéria de grande relevância e por isso apresentamos aqui duas iniciativas que pretendem fomentar o emprego e a empregabilidade enquanto instrumentos promotores da autonomia e da inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidade. O acesso ao mercado de trabalho, a integração profissional, a aprendizagem ao longo da vida e a acessibilidade ao espaço físico, constituem princípios basilares das Políticas Públicas de Inclusão.”
De seguida, Sandra Pereira recordou que a qualificação e promoção da inclusão laboral das pessoas com deficiência ou incapacidade “é um desígnio que tem um largo consenso político”. “Decorridos mais uma década sobre a entrada em vigor da legislação, que estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, nos serviços e organismos da administração central e local surge a necessidade de avaliar o cumprimento e o impacto desta legislação na empregabilidade e inclusão laboral das pessoas com deficiência. A informação disponível é parca e dispersa e não está devidamente sistematizada segundo um modelo uniforme, e essa informação é fundamental para que se possa fazer o acompanhamento da execução desta legislação. Pelo que, consideramos da maior pertinência que seja feito anualmente um diagnóstico do emprego de pessoas com deficiência na administração pública, por serviços e por ministérios, e medir assim o grau de cumprimento desta medida. O mesmo se diga relativamente às entidades privadas cuja legislação escabece a quota de 2% de trabalhadores com deficiência ou incapacidade, todavia a aplicação da lei tem vindo a ser posta em causa exatamente porque não estão definidos os termos concretos em que as entidades privadas devem preencher essa cota, porque a Lei não foi regulamentada.”
A terminar, Sandra Pereira salientou a importância do contributo do PSD com este debate, pois ao apresentar as suas propostas levou “todos os outros partidos por arrasto” a apresentar iniciativas e a criar um “largo consenso que nos convoca a todos para que rapidamente estas medidas saiam do papel e sejam implementadas.”

11-05-2018 Partilhar Recomendar
13-12-2018
PSD assinala 12 anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
    Adão Silva apresentou o Voto de Saudação e lembrou as muitas dificuldades que estes cidadãos ainda enfrentam.
30-05-2018
Manuela Tender participou na VI Convenção Nacional de Educação
    A parlamentar reiterou o “empenho dos sociais-democratas na construção duma escola de todos e para todos”.
30-05-2018
Manuela Tender abre Conferência Parlamentar sobre inclusão no Ensino Superior
    A deputada sublinhou o caminho que Portugal tem feito no sentido da inclusão de todos os alunos e da igualdade de oportunidades.
23-03-2018
PSD quer reforçar o direito ao trabalho por parte das pessoas com deficiência
    Sandra Pereira refere que o PSD acredita que o emprego e empregabilidade são instrumentos fundamentais na prossecução das políticas de inclusão.
02-02-2018
Educação: PSD favorável à criação de um grupo de recrutamento para a Língua Gestual Portuguesa
    Além de se tratar de uma questão de direitos laborais, Manuela Tender frisa que esta é uma matéria crucial para garantir a todos iguais oportunidades de acesso e sucesso educativo.
24-01-2018
PSD está empenhado em garantir às pessoas com deficiência a plena fruição de todos os direitos
    Sandra Pereira afirmou que a qualificação e a valorização profissional são a alavanca para a integração destes cidadãos.
21-10-2016
PSD defende uma maior inclusão dos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior
    A proposta dos sociais-democratas foi apresentada por Nilza de Sena.
07-10-2016
Manuela Tender alerta para falta de recursos e apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais
    A deputada lembra que cabe ao Governo garantir as medidas políticas que resolvam os constrangimentos e as iniquidades subsequentes.
07-10-2016
Governos do PSD conferiram prioridade às políticas públicas de apoio a pessoas com deficiência
    Feliciano Barreiras Duarte frisou que apesar da situação do país foram tomadas diversas iniciativas visando a promoção da inclusão de pessoas com deficiência.
07-10-2016
Deficiência: passado um ano não há políticas no terreno, apenas intenções
    Sandra Pereira manifestou a disponibilidade do PSD para consensos no sentido da promoção de uma verdadeira inclusão dos cidadãos com deficiência.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas