O PSD está preocupado com a retirada de peças do Espólio Museológico da Coudelaria de Alter do Chão. De acordo com informações recentes a que os sociais-democratas tiveram acesso, foram retiradas da “Galeria de Exposições” algumas das peças que constituem o Espólio Museológico, sem que qualquer explicação pública para essa decisão tivesse sido dada. Para os deputados, “trata-se obviamente de uma situação anómala e estranha, que registamos com preocupação e que queremos acompanhar muito de perto”, recordando os parlamentares que a incumbência da gestão está entregue à Companhia das Lezírias, tutelada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Esta preocupação acresce, adiantam os deputados do PSD, se tivermos em conta que “a história da Coudelaria Alter Real está intimamente ligada à História de Portugal e representa um património cultural que se exige ser preservado e divulgado”.
Tendo em conta esta preocupante cenário, os deputados dirigiram
um conjunto de perguntas ao Ministro da Agricultura, nas quais questionam se o governante confirma o levantamento de peças do Espólio Museológico da Coudelaria de Alter do Chão, qual a qual a entidade responsável, quão a fundamentação e o objetivo desta tomada de decisão, quais as peças que foram levadas e qual o destino que tiveram.