Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD critica redução de efetivo da GNR no terreno, em particular no interior do país
Duarte Marques recordou que os relatórios sobre as tragédias de 2017 alertavam para a falta de operacionais da GNR no terreno.
Os Deputados do PSD questionaram o Ministro da Administração Interna sobre o número real de efetivos da GNR no terreno e pela resposta perceberam que face a 2017, no verão de 2018 estarão, pelo menos, menos 282 militares da GNR no terreno nas funções regulares.
Recordamos que os relatórios sobre as tragédias de 2017 apontavam precisamente a falta de operacionais da Guarda Nacional Republicana no terreno e em particular nos concelhos mais desertificados do interior.
Segundo Duarte Marques, o número de vagas abertas para este ano de 2018 “não complementa o número de militares desviados para os serviços dos GIPS - Grupos de Intervenção de Proteção e Socorro”, as saídas por reformas e as outras do quadro operacional da GNR.
Duarte Marques denuncia que “diversos concelhos do país, em particular do interior, não têm uma única brigada disponível aos fins de semana, ficando algumas destas responsáveis pela patrulha de três ou mais concelhos.”
Com estas condições é “impossível que a GNR desempenhe com eficácia as funções que a população e o país esperam desta tão prestigiada instituição” afirma Duarte Marques
Esta situação de falta de militares da GNR coloca em causa a segurança das pessoas e bens, vindo este desvio de homens e mulheres para os GIPS agravar ainda mais a situação que já era deficitária.
Não colocando em causa esta opção do Governo pelos GIPS, os Deputados do PSD consideram que “se em 2017 já havia falta de operacionais no terreno a desempenhar o serviço normal da GNR, em 2018 a situação será ainda pior” como confirmam os dados disponibilizados pelo Ministro da Administração Interna.

27-04-2018 Partilhar Recomendar
12-05-2020
Lei da nacionalidade: alterações sucessivas propostas pela esquerda são inadequadas
    Os deputados do PSD encaram “com apreensão” este carrossel de mudanças e consideram que a lei em vigor é das “mais generosas da Europa”.
05-05-2020
Comemorações do 1.º de Maio: Governo “atirou dinamite para as pessoas que queriam proteger”
    Carlos Peixoto acusou o Governo de “ter medo da CGTP”.
25-04-2020
Agentes da PSP estão a pagar máscaras de proteção individual para cumprirem missões
    Os deputados do PSD querem saber se “foram dadas orientações superiores para os profissionais da PSP adquirirem a suas expensas as máscaras de proteção individual”.
23-04-2020
Autoridades desconhecem quantos hostels e pensões servem de alojamento de imigrantes e refugiados
    Os sociais-democratas estão preocupados com o “pingue-pongue” de passagem de responsabilidades públicas sobre as condições de alojamento dos requerentes de asilo.
09-04-2020
Covid19: Corporações de Bombeiros e do INEM devem ter equipamento de proteção individual completo
    O PSD confrontou o Ministro da Administração Interna com as denúncias de falta de material, uma situação que “não salvaguarda nem a segurança destes profissionais nem a dos cidadãos em geral”.
08-04-2020
Libertação de reclusos: PSD considera que a “iniciativa não promove uma ação humanitária, mas sim uma redução arbitrária”
    O deputado reiterou a oposição do PSD ao regime excecional de flexibilização da execução das penas.
07-04-2020
PSD recusa perdão de penas e só admite prisão domiciliária para grupos de risco
    A posição dos sociais-democratas foi expressa por André Coelho Lima.
07-04-2020
PSD questiona Governo sobre equipamentos de proteção individual e realização de testes aos elementos das forças de segurança
    Os sociais-democratas querem respostas do ministro da Administração Interna.
03-04-2020
Libertação de reclusos: PSD estranha “urgência da medida” e não compreende os critérios
    André Coelho Lima considera a libertação de reclusos como medida para conter a propagação da Covid-19 “difícil de compreender”, tendo em conta o período excecional que vivemos e que exige de todos os cidadãos particular sentido de responsabilidade.
02-04-2020
Covid-19: PSD questiona o Governo sobre proteção às vítimas de violência doméstica
    Perante as medidas de confinamento e isolamento domiciliário que se impõem no combate à atual pandemia, os sociais-democratas alertam para um “exponencial aumento” de casos de violência doméstica.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas