Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Luís Pedro Pimentel considera que a preparação da época de incêndios está a falhar
O deputado entende que, à parte de todo o enredo em torno da limpeza do mato e do corte de árvores junto às habitações, a preparação é pouca.
Luís Pedro Pimentel classificou como sendo de “grande importância” o debate sobre a preparação da época de incêndios realizado, esta quarta-feira, no Parlamento. Tendo sido o ano de 2017 o pior ano em que há memória no nosso país em matéria de incêndios, quer na maior área ardida de sempre, quer infelizmente no maior número de mortos causadas por estes, o social-democrata considera que torna-se, mais do que um imperativo de consciência, “uma obrigação falar e explicar ao Portugueses, sobre que medidas preventivas devem ser acauteladas pelo atual Governo para combater uma das piores consequências dos verões quentes e secos, cada vez mais frequentes em Portugal, como são o deflagrar de incêndios florestais e rurais”.
Infelizmente, no entender do social-democrata, à parte de todo o enredo em torno da limpeza do mato e do corte de árvores junto às habitações, a preparação é pouca. A título de exemplo, Luís Pedro Pimentel recordou que o pacote da reforma florestal, aprovado em maio de 2017, inclui uma resolução sobre o Programa Nacional de Fogo Controlado. “O objetivo desta técnica insere-se na necessidade de aumentar as áreas onde se pratiquem ações de prevenção estrutural duráveis e sustentáveis, estrategicamente localizadas, que permitam a compartimentação dos espaços florestais e o apoio ao combate dos incêndios, contribuindo para a redução das grandes áreas ardidas. Na sequência desta legislação o ICNF aprovou no passado mês de dezembro o Plano Nacional de Fogo Controlado, estando indicado que a área potencial de intervenção para submeter a fogo controlado, em matos, é de aproximadamente 260 mil Hectares. Desta área, apenas cerca de 10 mil hectares durante a época 2017/2018, ou seja, mais de 9 mil hectares do que em anos anteriores, em que o custo desta intervenção é estimado em 1.2 milhões de euros, provenientes do Fundo Florestal Permanente. A minha primeira, senhor Ministro da Agricultura, visa saber que área já foi sujeita a fogo controlado na presente época 2017/2018?”
O social-democrata quis ainda saber como está o concurso aberto às Comunidades Intermunicipais, Câmaras Municipais e Organizações de Produtores Florestais para a realização de ações de fogo controlado nos 10 mil hectares previstos para o ano de 2018 e qual o resultado do concurso sobre a realização de queimadas extensivas como complemento do Programa Nacional de Fogo Controlado, que terminou no passado dia 30 de março.
A terminar, Luís Pedro Pimentel questionou ao governante como será a priorização das 8 NUTII consideradas prioritárias: Douro, Alto Tâmega, Alto Minho, Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões, Ave, Tâmega e Sousa.

04-04-2018 Partilhar Recomendar
11-12-2019
“A atribuição da Nacionalidade Portuguesa é importante demais para que ande ao sabor dos ventos ou de brisas eleitoralistas”
    Catarina Rocha Ferreira declarou que a atribuição da nacionalidade portuguesa não pode ser feita “à la carte”.
05-12-2019
PSD pede mais investimento público nas áreas da soberania como a segurança
    O apelo foi feito após uma visita a visitado uma “esquadra sem condições” em Lisboa.
29-11-2019
Deputados da Madeira reúnem com delegação regional da ASPP/PSP
    O subsídio de insularidade e a dificuldade destes profissionais em aceder a cuidados de saúde foram os principais temas abordados no encontro.
22-11-2019
“No PSD temos honra e uma sensação positiva sobre o que os portugueses fizeram em relação à sua história”
    Adão Silva sublinhou que “as liberdades não têm uma amarração temporal objetiva” e que todos os dias celebramos a construção da nossa democracia e da nossa liberdade.
20-11-2019
Números da violência doméstica deviam fazer corar de vergonha o PS e o governo
    Sandra Pereira enfatizou que “não é com anúncios que se resolvem os problemas”.
20-11-2019
Pedro Rodrigues denuncia propaganda enganosa do governo em matéria de segurança interna
    O deputado referiu que o sucesso propagandeado pelo governo visa ocultar um desinvestimento progressivo nas forças de segurança.
20-11-2019
Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança teve uma execução de apenas 60%
    Mónica Quintela culpou as cativações do governo por esta fraca execução e pelas suas consequências.
18-11-2019
PSD questiona o Governo sobre o atraso no pagamento dos honorários aos bombeiros
    Os sociais-democratas referem que persiste o problema registado em setembro.
15-11-2019
Carlos Peixoto: PSD condena de forma “veemente e inequívoca” os ataques aos bombeiros de Borba
    O Vice-Presidente da bancada do PSD expressou a “solidariedade total” dos sociais-democratas com esta corporação de bombeiros.
15-11-2019
Margarida Balseiro Lopes: PSD quer o Governo a cumprir os critérios de silvicultura no âmbito do Plano de Recuperação da Mata Nacional de Leiria
    Projeto de Resolução apresentado pelo PSD.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas