Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Conceição Pereira alerta para a possibilidade de um “desastre ecológico” na Lagoa de Óbidos
Deputada do PSD pediu a intervenção da Ministra do Ambiente nesta situação

Conceição Pereira alertou, esta quarta-feira, para “os problemas dramáticos que se registam nesse património ambiental único que é a Lagoa de Óbidos”. Numa declaração política em Plenário, a deputada eleita pelo distrito de Leiria afirmou que a Lagoa de Óbidos “tem vindo, ao longo dos tempos, a diminuir a sua dimensão e está perante um sério risco de desaparecimento devido ao assoreamento que tem vindo a sofrer sem que se proceda a qualquer dragagem desde o ano de 2003, independentemente de inúmeros estudos e promessas”.

Segundo a social-democrata este espaço “para além de ser um pólo importantíssimo de atractividade turística é um factor de vital importância para a vida económica de muitas famílias, mas caso a Lagoa não seja dragada e simultaneamente realizadas as obras de intervenção na zona da embocadura corre-se um sério risco de todo aquele espaço lagunar se tornar numa zona pantanosa”.

Conceição Pereira lembrou que “para além do grave assoreamento da Lagoa, as intempéries dos últimos tempos têm agravado a situação colocando a descoberto o emissário submarino que transporta para o alto mar as águas residuais da Cidade das Caldas da Rainha, da Vila da Foz do Arelho e cerca de 70% dos Concelhos de Óbidos, Bombarral e Cadaval”. Esta situação aumentou a possibilidade da destruição do emissário, o que, segundo a deputada, originaria “um gravíssimo desastre ecológico com a destruição das diferentes espécies piscícolas que habitam na lagoa e que são o sustento de muitas famílias”.

Conceição Pereira concluiu a sua intervenção solicitando ao Governo “uma intervenção urgente na Lagoa de Óbidos”. “O PSD apela à Senhora Ministra do Ambiente para que tome as decisões necessárias para que rapidamente se realizem as dragagens prometidas e se prepare a Praia da Foz do Arelho, com condições de segurança e de areal, para a próxima época balnear”, acrescentou.

A deputada declarou ainda que “o PSD tudo fará para salvar este importante Património Natural e salvar a economia da Região bem como voltar a dar à Praia da Foz do Arelho as condições que fizeram dela uma das mais procuradas do País e uma das galardoadas anualmente com a Bandeira Azul”.

24-03-2010 Partilhar Recomendar
12-05-2020
Governo deve esclarecer se é contra o prolongamento da central nuclear de Almaraz
    Os deputados do PSD questionam o Governo sobre que diligências realizou “com vista ao mais rápido encerramento da Central Nuclear de Almaraz.”
06-05-2020
Covid-19: PSD propõe campanha de sensibilização sobre o depósito dos resíduos domésticos
    Bruno Coimbra sublinhou que, em tempos de crise pandémica, a gestão de resíduos ganha ainda maior importância.
04-05-2020
É urgente a remoção de plantas invasoras nos afluentes do Tejo – Aravil, Ponsul e Zêzere
    O PSD questionou o Ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre as ações que o Governo português pretende desenvolver para remover plantas aquáticas invasoras do rio Tejo e dos seus afluentes.
04-05-2020
Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas é decisiva para impulsionar a “economia verde”
    O PSD reafirma que a economia verde é apontada “como motor da recuperação” na fase posterior à pandemia de covid-19.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
06-04-2020
Covid-19: Bruno Coimbra propõe campanha televisiva para incentivar “boas práticas” na deposição dos resíduos domésticos
    O deputado sugere ao Governo o patrocínio de uma campanha de sensibilização para promover as “boas práticas” que devem ser tidas em conta pela população.
06-03-2020
O PSD tem um vasto legado histórico na implementação e defesa de políticas defensoras do ambiente
    Paulo Leitão refere que, em matéria ambiental, os sociais-democratas defendem o princípio da responsabilização e do reconhecimento.
04-03-2020
Deputados do PSD insistem na revisão da Convenção de Albufeira
    Os deputados do PSD defendem a revisão do acordo assinado entre Portugal e Espanha, com o objetivo de harmonizar o uso e aproveitamento dos recursos e rios transfronteiriços em benefício dos dois países. Em 2019, foi aprovada uma resolução pelo Parlamento que recomenda a atualização do compromisso.
27-02-2020
Pedrógão Grande: PSD defende Comissão de Inquérito Parlamentar para apreciar atribuição de apoios
   
12-02-2020
Hugo Oliveira manifesta preocupação do PSD com a contaminação dos solos
    O deputado levantou algumas questões sobre as condições do terreno que irá acolher as Jornadas Mundiais da Juventude em 2022.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
25-05-2020 Comissões parlamentares
26-05-2020 Comissões parlamentares
27-05-2020 Sessão Plenária
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas