Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Relatório da Comissão de Inquérito à nomeação e demissão de António Domingues da CGD não teve a preocupação de relatar a verdade apurada
Luís Marques Guedes denunciou ainda que a Comissão foi alvo de uma “sistemática prática de obstaculização e recusa no fornecimento de informação”.
Segundo Luís Marques Guedes o PSD votou contra o relatório da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à atuação do XXI Governo Constitucional no que se relaciona com a nomeação e a demissão da Administração do Dr. António Domingues “por ele estar estruturado não com a preocupação de relatar a verdade apurada, mas sim em assegurar um mínimo de suporte político à realidade alternativa que o Governo construiu”.
De acordo com o deputado, resultou claro dos trabalhos que a Comissão pôde levar a cabo, que: “sim, o Dr. António Domingues, logo no momento do convite, colocou como condição, o afastamento da obrigação de declaração de património ao Tribunal Constitucional; sim, o Governo aceitou essa condição, e por isso avançou com a alteração à lei, ainda de que de uma forma que veio a declarar-se incompetente; sim, a restante equipa da Administração foi convidada nesse pressuposto; sim, o Dr. António Domingues e a sua equipa apresentaram a demissão quando o Governo não honrou o acordado, nem teve a hombridade de reconhecer que recuava naquilo a que se comprometera; e sim, o valor de mais de 5 mil milhões de euros de dinheiro dos contribuintes, a que ascendeu a recapitalização do banco, não resultou de nenhuma quebra dos ratios exigíveis, que a Caixa sempre cumpriu, mas antes de uma decisão unilateral do Governo, que quis alterar o critério de reconhecimento das imparidades”.
Refere o social-democrata que nada disto são revelações extraordinárias porque, em boa verdade, a generalidade dos portugueses já tinha percebido o que de facto passou. “O extraordinário, é terem sido necessárias duas Comissões de Inquérito, para se reconhecer o óbvio”.
De seguida, Marques Guedes denunciou que também esta segunda Comissão foi alvo de uma sistemática prática de obstaculização e recusa no fornecimento de informação, ao arrepio dos direitos consagrados na lei e na Constituição. “Pela maioria parlamentar, pelo Governo, e pela CGD, motivo pelo qual se formulou uma queixa ao Ministério Público. Ficou óbvia a necessidade de revisão da lei, para efetivamente garantir o exercício desses direitos, e condenar ao fracasso novas investidas de uma qualquer maioria conjuntural para os capturar”. Face a este cenário, o parlamentar frisou que o PSD vai avançar com uma proposta de alteração à lei para que esta “garanta que o objeto dos inquéritos potestativos não é suscetível de recusa, ou apreciação restritiva pela maioria; garanta que o recurso para tribunal de recusas ilegítimas na prestação da informação devida, não funciona em benefício do infrator; garanta que as diligências potestativamente requeridas, são de realização que aos requerentes cabe determinar; garanta que todas as deliberações são tomadas por votos individuais, e não capturados por lógicas de mero interesse partidário”.
A terminar, Luís Marques Guedes enfatizou que o PSD faz estas propostas ciente de que sem elas “assistiremos à morte das Comissões de Inquérito, ficando a Assembleia da República amputada desse fundamental instrumento, nas suas competências de fiscalização do Governo e da Administração”.

07-12-2017 Partilhar Recomendar
07-12-2017
“É urgente minorar os mecanismos que permitem um entorse à celeridade e à boa instrução do processo das Comissões de Inquérito”
    José Pedro Aguiar-Branco, que presidiu à Comissão que analisou a nomeação e a demissão de António Domingues da Administração da CGD, anunciou que participou à Procuradoria-Geral da República várias entidades por ocultação de informação à Comissão.
29-11-2017
“Com a maioria de esquerda são os contribuintes a limpar e a pagar as contas dos bancos”
    Carlos Silva recordou que o governo já gastou 10 mil milhões de euros a apoiar a Banca com dinheiro dos contribuintes.
29-11-2017
Inês Domingos coloca em evidência a “incapacidade reformista do PS”
    No debate sobre o setor financeiro, a deputada afirmou que as “ideias soltas” do PS parecem “refletir uma falta de visão estruturada para o futuro do país”.
20-09-2017
PSD apresenta propostas para reforçar a supervisão financeira e completar a União Bancária
    Maria Luís Albuquerque sublinhou a necessidade de alterações que conduzam à proteção dos contribuintes e a uma sustentada confiança no mercado e nas instituições.
23-06-2017
PSD alerta para o atraso na transposição das diretivas do Parlamento Europeu
    Inês Domingos exige ao governo que comece a transpor de forma atempada as Diretivas que são fundamentais para a vida dos portugueses.
23-06-2017
BES: governo evitou o apuramento das responsabilidades
    Duarte Pacheco acusou ainda o executivo de estar a abrir “uma caixa de pandora para que os contribuintes paguem negócios ruinosos”.
23-06-2017
Jorge Paulo Oliveira coloca em causa a coerência do Bloco de Esquerda
    O deputado considera que os bloquistas estão a defender um “capitalismo de aviário”.
23-06-2017
Solução para lesados do BES: governo coloca portugueses contra portugueses
    Carlos Silva acusou a geringonça de estar a “ilibar vigaristas que venderam banha da cobra aos clientes bancários”.
21-04-2017
Governo das esquerdas já envolveu na banca mais de 10 mil milhões de euros dos contribuintes
    António Leitão Amaro afirmou que este Tempo Novo das Esquerdas traz negócios ruinosos para os contribuintes, mas generoso para os bancos.
05-04-2017
Venda do Novo Banco: Bloco, PCP, PS e Governo são responsáveis pelo mau negócio
    António Leitão Amaro alertou ainda para as consequências do perdão de dívida que o governo das esquerdas fez aos bancos à custa de todos os contribuintes.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas