Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Valores como os da assiduidade, disciplina, trabalho e rigor foram postos de parte nas escolas
Emídio Guerreiro criticou o Estatuto do Aluno, a falta de responsabilização e defendeu um envolvimento de toda a comunidade educativa para evitar mais casos de «bullying»

Emídio Guerreiro considera que “não podemos continuar a aceitar que nos relatórios do Observatório de Segurança em Meio Escolar os dados relativos ao «bullying» não estejam diferenciados”. O deputado começou por questionar os motivos para este encobrimento nos relatórios para, de seguida, centrar a sua intervenção na atitude do Governo nos últimos 5 anos de governação. Na opinião do deputado, os Governos de “José Sócrates desvalorizaram o papel do professor na escola e na sala de aula. O clima de guerrilha permanente com os docentes, a evidente desautorização do papel disciplinador do professor não ajudou a combater estes fenómenos associados à indisciplina e violência”.

O social-democrata criticou, igualmente, o estatuto do aluno aprovado e os sinais dados. “Valores como os da assiduidade, disciplina, trabalho e rigor foram postos de parte. Basta ir às escolas e falar com os jovens que rapidamente se ouve que agora já não se chumba por faltas e ninguém pode ser expulso. Existe um clima geral de impunidade que não prepara os jovens para os difíceis desafios que terão no mercado de trabalho”, salientou.

O coordenador do PSD na Comissão de Educação, Ciência e Cultura defendeu uma mobilização de toda a comunidade educativa para a resolução deste problema e enalteceu que “a violência, a indisciplina e o «bullying» não são coisa de criança mas sim problemas de todos nós”.

Para combater estas políticas erradas e irresponsáveis, Emídio Guerreiro anunciou que o PSD vai voltar a propor “a criação de equipas multidisciplinares para intervirem no espaço escolar trabalhando em rede com as respostas que existem fora da escola”. “Temos de recuperar os valores da assiduidade, da disciplina, do rigor, da exigência e do trabalho. Queremos que os jovens saiam da escola preparados para o futuro, contribuindo para o desenvolvimento de Portugal”, concluiu.

O deputado admitiu que o “bullying não é de hoje e não se acaba por decreto”, contudo, acrescentou, que “não pode continuar a ser escondido e omitido”.

Na opinião de Emídio Guerreiro “o primeiro passo para vencer esta batalha é reconhecer que o problema existe e que deve ser assumido e debatido no espaço escolar com as famílias”. “É fundamental que cada agente educativo saiba o seu papel neste combate. Os colegas, a família, o funcionário, o professor e os dirigentes da escola têm de ser capazes de despistar situações de risco e de reportar as mesmas para que se possa intervir de imediato”, realçou. Os sinais que alertam para este problema estão tipificados e por isso o social-democrata defende que “não podemos continuar a permitir que as situações não se resolvam e que apenas metade das vítimas participem os abusos de que são alvo”.

17-03-2010 Partilhar Recomendar
18-05-2020
Acesso universal às plataformas digitais no ensino já no próximo ano letivo
   
14-05-2020
Alunos do 11.º e 12.º anos podem ficar sem transporte no regresso às escolas
    Os social-democratas recordam os alertas de entidades, operadoras e municípios de todo o país que “afirmam não ter uma resposta capaz para os estudantes”.
06-05-2020
Escolas devem ter todas as condições sanitárias necessárias para a reabertura
    O PSD questionou o Governo sobre que medidas estão a ser tomadas para a nova realidade das escolas.
06-05-2020
Direitos dos alunos não podem ser colocados em causa
    António Cunha deixou uma palavra de apreço para com as escolas, os seus diretores e corpo docente, pois estes têm sido inteligentes e diligentes na resolução dos problemas das escolas.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
21-04-2020
Telescola deixa de fora alunos com necessidades específicas
    O PSD questionou o ministro da Educação sobre os apoios que estão a ser prestados no ensino à distância para alunos com necessidades específicas.
11-03-2020
Educação: governo deve avaliar a criação de um grupo de recrutamento da Intervenção Precoce
    Carla Madureira lembra que é ao governo que compete organizar os concursos de docentes.
05-03-2020
Grupo de Recrutamento nas áreas da Expressão Dramática e do Teatro não é prioritário para o Governo
    Gabriela Fonseca refere que esta postura do governo origina várias situações de precariedade.
28-02-2020
“O défice de qualificações da população é um problema que continua bem presente”
    Para Ofélia Ramos este é talvez o desafio mais estruturante e estratégico para o futuro do país.
14-02-2020
Carla Madureira: é preciso garantir mais justiça e equidade aos docentes contratados com horários incompletos
    A deputada entende que “é tempo de o governo assumir o compromisso de garantir um tratamento justo destes profissionais”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
25-05-2020 Comissões parlamentares
26-05-2020 Comissões parlamentares
27-05-2020 Sessão Plenária
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas