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Valores como os da assiduidade, disciplina, trabalho e rigor foram postos de parte nas escolas
Emídio Guerreiro criticou o Estatuto do Aluno, a falta de responsabilização e defendeu um envolvimento de toda a comunidade educativa para evitar mais casos de «bullying»

Emídio Guerreiro considera que “não podemos continuar a aceitar que nos relatórios do Observatório de Segurança em Meio Escolar os dados relativos ao «bullying» não estejam diferenciados”. O deputado começou por questionar os motivos para este encobrimento nos relatórios para, de seguida, centrar a sua intervenção na atitude do Governo nos últimos 5 anos de governação. Na opinião do deputado, os Governos de “José Sócrates desvalorizaram o papel do professor na escola e na sala de aula. O clima de guerrilha permanente com os docentes, a evidente desautorização do papel disciplinador do professor não ajudou a combater estes fenómenos associados à indisciplina e violência”.

O social-democrata criticou, igualmente, o estatuto do aluno aprovado e os sinais dados. “Valores como os da assiduidade, disciplina, trabalho e rigor foram postos de parte. Basta ir às escolas e falar com os jovens que rapidamente se ouve que agora já não se chumba por faltas e ninguém pode ser expulso. Existe um clima geral de impunidade que não prepara os jovens para os difíceis desafios que terão no mercado de trabalho”, salientou.

O coordenador do PSD na Comissão de Educação, Ciência e Cultura defendeu uma mobilização de toda a comunidade educativa para a resolução deste problema e enalteceu que “a violência, a indisciplina e o «bullying» não são coisa de criança mas sim problemas de todos nós”.

Para combater estas políticas erradas e irresponsáveis, Emídio Guerreiro anunciou que o PSD vai voltar a propor “a criação de equipas multidisciplinares para intervirem no espaço escolar trabalhando em rede com as respostas que existem fora da escola”. “Temos de recuperar os valores da assiduidade, da disciplina, do rigor, da exigência e do trabalho. Queremos que os jovens saiam da escola preparados para o futuro, contribuindo para o desenvolvimento de Portugal”, concluiu.

O deputado admitiu que o “bullying não é de hoje e não se acaba por decreto”, contudo, acrescentou, que “não pode continuar a ser escondido e omitido”.

Na opinião de Emídio Guerreiro “o primeiro passo para vencer esta batalha é reconhecer que o problema existe e que deve ser assumido e debatido no espaço escolar com as famílias”. “É fundamental que cada agente educativo saiba o seu papel neste combate. Os colegas, a família, o funcionário, o professor e os dirigentes da escola têm de ser capazes de despistar situações de risco e de reportar as mesmas para que se possa intervir de imediato”, realçou. Os sinais que alertam para este problema estão tipificados e por isso o social-democrata defende que “não podemos continuar a permitir que as situações não se resolvam e que apenas metade das vítimas participem os abusos de que são alvo”.

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