Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer recursos efectivos para formação e investigação nas Pescas
Ulisses Pereira defendeu esta terça-feira a disponibilização de recursos técnicos, materiais e humanos para as áreas da investigação e da formação no sector das pescas

O deputado Ulisses Pereira, eleito pelo círculo de Aveiro, falava na Audição do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano, no âmbito dos trabalhos da 7ª Comissão.

Coube ao deputado Ulisses Pereira a intervenção inicial numa Audição em que o Grupo Parlamentar do PSD deu prioridade à temática das Pescas. Para o deputado, “não vale a pena pensar que poderemos ter um sector com um desenvolvimento sustentável e equilibrado, se as entidades públicas com responsabilidades nas áreas da investigação e da formação não tiverem os recursos técnicos, materiais e humanos necessários para o efeito”, afirmando a convicção “que tal não acontece em Portugal”.

Admitindo um pequeno aumento orçamental nas verbas destinadas ao Instituto Nacional de Recursos Biológicos, Ulisses Pereira defende “decisões políticas baseadas no conhecimento” e exige “investimentos públicos de muito maior dimensão do que aqueles que estão previstos”.

Quanto à formação, que o deputado do PSD dá como “o verdadeiro pilar da segurança”, Ulisses Pereira defendeu como urgente virar as atenções para a situação do FORMAR, “que é preocupante, e que em nada contribui para atrair jovens para o sector, não oferecendo áreas de estudo com uma verdadeira vocação profissionalizante”.

A outro nível, Ulisses Pereira levou à Comissão os prejuízos resultantes das 531 toneladas que a Noruega impediu Portugal de pescar da zona de Svalbard, em 2009, quando não permitiu que o nosso País esgotasse as 1.897t que totalizavam a sua quota. O deputado social-democrata questionou o ministro sobre que medidas previa, agora que há um novo Acordo de Pesca com a Noruega, outorgado pela União Europeia, sem que esta situação tivesse sido devidamente salvaguardada. “É que não é despiciendo que Portugal seja o maior cliente das exportações de bacalhau da Noruega e que tal facto não pode deixar de ser utilizado para repor a justiça que se exige neste caso concreto” – defendeu o parlamentar.

16-03-2010 Partilhar Recomendar
27-05-2020
Covid-19: Ministério da Agricultura não injetou um único euro de novas verbas no setor
    Um dia após a audição da Ministra no Parlamento, Emília Cerqueira afirmou que o executivo se limitou a apresentar linhas de crédito e adiantamentos da PAC.
13-05-2020
Covid-19: Setor agrícola não está a receber os apoios necessários
    Emília Cerqueira lamenta que o governo não esteja a apoiar devidamente o setor agrícola.
09-04-2020
Covid-19: Apoios ao setor vitivinícola podem não ser suficientes
    Numa pergunta dirigida à Ministra da Agricultura, os social-democratas consideram que a fileira do vinho deve ter um acompanhamento profundo, ativo e inovador por partes das políticas públicas.
03-04-2020
PSD pede explicações ao Governo sobre setor agroalimentar e dissolução da direção do IFAP
    Os deputados do PSD questionaram a ministra da Agricultura sobre medidas a implementar, de forma rápida e eficaz, para apoiar os agricultores e produtores nacionais.
25-03-2020
Covid-19: PSD pede medidas redobradas para o setor da pesca
   
13-03-2020
O PSD tem lutado, muitas vezes quase sozinho, contra os ataques ao mundo rural
    Emília Cerqueira garante que os sociais-democratas pretendem evitar propostas que são “ataques e atentados” à produção nacional.
05-03-2020
Governo “foi displicente e falhou rotundamente” na proteção dos animais errantes
    António Lima Costa considera que a inação do governo resultou numa “situação totalmente caótica e fora de controle”.
28-02-2020
PSD quer explicações sobre apoios do PDR2020
    Um dos casos mais preocupantes é o da Quinta das Amoras em Idanha-a-Nova, afetada por uma intempérie em dezembro de 2017, mas que até agora não recebeu qualquer apoio para compensar os prejuízos de 800 mil euros. Os proprietários esbarram na burocracia do Estado, que ameaça o futuro da exploração agrícola.
13-02-2020
Casa da Pesca em Oeiras foi esquecida pelo Ministério da Cultura
    Alexandre Poço critica a inação do Estado que levou à degradação deste Monumento Nacional.
13-02-2020
António Ventura: “é preciso não humanizar os animais e desumanizar as pessoas”
    O social-democrata fala numa hierarquização de prioridades em que não se podem colocar os animais primeiro que as pessoas.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas