Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
José Cesário: Começam a surgir problemas sociais entre portugueses nos EUA e Canadá
O deputado do PSD pelo Círculo Fora da Europa José Cesário alertou hoje que começam a existir problemas sociais, alguns dos quais complicados, com emigrantes portugueses atingidos pelo desemprego na América do Norte*

"É bom que haja a consciência em Portugal de que também nas nossas comunidades na América do Norte começa a haver portugueses em número significativo que estão a passar por significativas dificuldades em resultado do desemprego que também ali existe".

José Cesário destaca particularmente a situação em Montreal, no Canadá, onde o "centro social da comunidade tem recebido centenas de pessoas que estão em situações que não são fáceis".

O deputado social-democrata falava na sequência de uma visita que realizou aos Estados Unidos e ao Canadá de 19 a 26 de Fevereiro.

Nesses dois países, o ex-secretário de Estado das Comunidades teve reuniões com elementos representativos das comunidades de Nova Jersey, Newark, Montreal e Toronto, que lhe apresentaram um conjunto de problemas, alguns recorrentes e outros novos, como os de natureza social.

Outro dos assuntos destacados pelo deputado foi o funcionamento das associações, que considera estarem numa "fase de viragem".

"Há abandono por parte das novas gerações que não participam na vida associativa, nomeadamente na vida directiva das associações", sublinhou.

De acordo com José Cesário, as associações estão com uma "expectativa muito grande relativamente às alterações que irão ser desenvolvidas por parte do Instituto Camões quanto ao Ensino do Português no Estrangeiro".

"Quase todas as associações têm escola de português e têm a expectativa que essas escolas possam finalmente vir a merecer qualquer tipo de incentivo ou apoio, que não precisa de ser forçosamente material, mas a nível da formação ou certificação", disse o deputado, acrescentando que o futuro de muitas associações pode passar pelas alterações que irão ser feitas ao Ensino do Português no Estrangeiro.

José Cesário criticou ainda a falta de apoios oficiais à participação portuguesa no Festival "Montreal En Lumière", certame que este ano teve Portugal como país em destaque.

A organização do maior festival de inverno naquela cidade canadiana com um extenso programa de eventos culturais e gastronómicos viu negada a colaboração das autoridades portuguesas com vista ao planeamento de actividades.

A participação em representação de Portugal de uma comitiva de 21 chefes de cozinha e de 18 produtores de vinho só foi possível, porque este último grupo pagou os cem mil dólares (70 mil euros) que eram necessários.

*Lusa.

01-03-2010 Partilhar Recomendar
26-04-2019
PSD questiona governo acerca da situação consular na cidade brasileira de Santos
    José Cesário, Carlos Páscoa e Carlos Gonçalves questionaram o Ministro dos Negócios Estrangeiros.
16-04-2019
Brexit: Projeto de Resolução do PS “é uma crítica clara ao Governo”
    Carlos Gonçalves considera que o PS não está confortável com o trabalho que o Governo desenvolveu nesta matéria.
27-03-2019
Brexit: governo português não atuou de forma atempada
    Carlos Gonçalves lembra que, entre outros aspetos, estão em causa cerca de 400 mil cidadãos portugueses que residem em território britânico.
27-03-2019
Ensino Superior: PSD quer que o governo crie um regime de incentivos para os estudantes lusodescendentes e portugueses emigrados
    José Cesário lamenta que das 3500 vagas, apenas 247 tenham sido ocupadas no último concurso.
15-03-2019
Deputados do PSD estão apreensivos com o futuro do Ensino de Português em França
    Os sociais-democratas querem explicações do Ministro dos Negócios Estrangeiros.
27-02-2019
PSD questiona governo sobre integração dos professores do Ensino Português no Estrangeiro nos concursos do ensino básico e secundário
    José Cesário, Carlos Gonçalves e Carlos Páscoa querem explicações do Executivo.
15-02-2019
Venezuela: “Maduro já não tem condições para continuar no poder”
    Fernando Negrão reiterou o apoio do PSD a Juan Gaidó.
06-02-2019
“Aguardar 1000 dias por uma consulta é fortalecer o SNS?”
    No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Fernando Negrão lamentou que António Costa não “sinta vergonha de ter feito parte do governo que deixou o país em bancarrota”.
01-02-2019
António Ventura exige solidariedade da França para as Políticas Comuns
   
17-01-2019
Brexit: impreparação do governo fragiliza cidadãos e empresas
    Inês Domingos considera “lamentável” e “inadmissível” a inoperância do governo.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas